Rotinas matinais e preocupações diárias

0

Vamos falar das nossas rotinas matinais de todos os dias. Mas antes reflectir sobre isto. Já percebemos que isto dos desastres climáticos não é um cenário de um filme de ficção científica futurista! Atenção que me penalizo por ser um bocadinho assim. Lembro-me de ter uns 15 ou 16 anos e estar a ouvir a minha professora de Geografia a falar sobre os recursos serem finitos. Ou seja, aquilo que hoje a terra nos dá não é para sempre. E eu pensei: “oh, isso nem os meus bisnetos”.

É urgente tomar consciência que as nossas (pequenas e grandes) escolhas têm impacto no ambiente. É mesmo uma questão de responsabilidade.

Eu tenho um mundo de coisas para aprender e outro tanto para melhorar. E vou tentando todos os dias. É bom quando o lugar onde fazemos as compras tem essa responsabilidade. O LIDL obrigou-me a deixar-me de sacos plásticos e a lembrar-me de andar sempre com os meus.

Já vos falei tantas vezes da questão da certificação de pesca sustentável (MSC) do bacalhau que compro no LIDL. No Natal também vos disse que a gama Favorina do Lidl utiliza cacau de origem 100% sustentável, certificado pelo Cocoa Program com selo Fairtrade. O selo garante que o cacau foi adquirido respeitando a norma de preço mínimo, nunca abaixo dos custos de produção. Esta norma protege os produtores das oscilações de preço, promove melhores condições de trabalho e valoriza o respeito pelo meio ambiente.

Rotinas matinais

Mas não é só, o café do Pedro e o meu chá (o café Bellarom e chá Lord Nelson – marcas próprias Lidl) estão comprometidos com um cultivo sustentável de café e chá, colaborando com organizações reconhecidas internacionalmente, como Fairtrade, Rainforest Alliance, Bio e UTZ, com o cultivo de produtos agrícolas de forma social e ambientalmente aceitável. São as nossas rotinas matinais e saudáveis (em vários aspectos).

E a fruta e os legumes (talvez lá em casa a Maria Luiza seja a primeira do ranking de consumo) são de fornecedores certificados GlobalG.A.P., o que garante uma aplicação menor de pesticidas (no entanto, a certificação dos fornecedores de frutas e legumes no Lidl Portugal vai além do que é exigido por lei, restringindo o nível de resíduos de substâncias ativas a um terço do limite máximo definido legalmente).

É possível comermos o que gostamos, termos uma vida sustentável e acreditarmos que no tal filme futurista vai estar tudo bem! Faremos por isso.

Comentar

O teu endereço de email não será publicado.