PubliPost

Sustentabilidade. Os miúdos conseguem mudar os hábitos de casa

Os miúdos têm o poder de conseguir mudar as casas. Aprendem na escola e incutem na família hábitos importantes, fundamentais e, diria até, urgentes. Podem ficar a saber que, por exemplo, a reciclagem cá em casa só começou quando os miúdos me obrigaram. Mas hoje falo da alimentação saudável e sustentabilidade. Dois universos que se tocam. Se comermos os alimentos certos, nas alturas certas, sem desperdício. Se reciclarmos, estamos a ajudar o planeta, porque só usamos aquilo que ele nos dá, sem forçar e abusar.

 

Vejam o vídeo e descubram se o Afonso acertou!

 

Ainda na semana passada, a 8 de outubro, um relatório das Nações Unidas revelou que o planeta tem apenas 12 anos para evitar um aquecimento global que, caso aconteça, poderá originar problemas muito sérios: secas, inundações, picos de calor.

O que significa isto da sustentabilidade alimentar? Significa comer bem, segundo as necessidades nutricionais, mas também significa que a dieta deve respeitar a preservação do planeta, com a aposta em produtos sazonais e locais, porque assim se diminui a pegada ecológica e se respeitam os ecossistemas.

Este ano, a terceira edição da Turma Imbatível, um projecto do LIDL com o apoio da Direção-Geral da Saúde, da Direção-Geral da Educação e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, é sobre isso mesmo: sustentabilidade alimentar.

Com este projeto, os miúdos do primeiro ciclo do Ensino Básico vão aprender sobre coisas tão importantes como sobre como combater o desperdício alimentar, como fazer a reciclagem de resíduos, a importância de comer frutas e legumes.

Conhecem a Turma Imbatível? Já repararam que alguns produtos no LIDL têm embalagens com desenhos de crianças? É isso mesmo, o resultado da edição do ano passado!

Desde 2011 que o Lidl se preocupa com a promoção de estilos de vida saudáveis, tendo, até agora, impactado mais de 65.00 alunos com as suas ações nas escolas. Este ano, a acção traduz-se num roadshow que vai contar com a visita a 100 escolas, onde se vai conversar sobre a sustentabilidade e a alimentação, de forma divertida e didática, com jogos e com visitas guiadas às lojas. Se quiserem que a escola dos vossos filhos participe basta mandar e-mail para missaoturmaimbativel@gmail.com . Vai ser muito bom!

Nós, adultos, temos de fazer aquilo que nos compete. Apostar na sustentabilidade, seguir as regras fundamentais. E, claro, ouvir os miúdos. Eles conseguem mudar os hábitos de uma casa!

 

 

Depois da sustentabilidade, foquemo-nos no equilíbrio das coisas.

Comentários (1)

Escrever um comentário