quando vou a uma loja e gosto de uma camisola compro duas iguais. é um problema que tenho, eu sei, facilita eu ir sempre a lojas baratas. nos dias seguintes apetece-me sempre vestir o mesmo. com a comida é igual, quando um alimento me sabe bem só me apetece comer aquilo. a todas as refeições, seja pequeno-almoço, almoço ou jantar. é assim quando vou comprar açaí.
acho que este blog já assistiu à fase Nutella, abacate (essa volta sempre), abóbora hokaido, couves de bruxelas. tive umas semanas manteiga de amendoim e agora voltei a lembrar-me do açaí – talvez pelo facto de ele estar em todo o lado!
com sensatez e na medida certa, o açaí faz muito bem e é a prova de que muito mais importante do que o número de calorias são os nutrientes que compõem os alimentos. o açaí é muito calórico, mas faz parte do grupo dos maravilhosos superalimentos – alimentos, estilo aveia (vejam aqui a receita das panquecas), quinoa, spirulina e muitos mais, que têm uma concentração nutricional excelente. neste caso, o açaí é muito rico fibra, vitaminas e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunitário, protegem o coração e impedem o envelhecimento celular. é ainda perfeito para o pequeno-almoço pela quantidade de energia que fornece. existe em várias formas: polpa congelada, em pó, o fruto inteiro (este por cá não é muito comum porque o açaí nasce sobretudo na América do Sul.).
se não sabem onde encontrar, sugiro-vos duas opções da marca de superalimentos portuguesa Iswari: o açaí em pó ou o despertar de buda de açaí, morango e banana. basta misturarem com água ou com uma bebida vegetal para terem um batido pronto em cinco minuto. também é uma ingrediente bom para fazerem panquecas, barras energéticas ou bolos, por exemplo.
além dos produtos da Iswari, deixo-vos ainda esta sugestão – uma taça recheada de frutas e outros alimentos saudáveis – do site What Should I Eat For Breakfast Today. a fotografia do post também é de lá! agora já onde comprar açaí.
ingredientes para duas taças:
2 chávenas de chá de morangos congelados
2 bananas cortadas congeladas
4 colheres de sopa de açaí em pó
1 chávena de chá de leite de arroz
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa ou qualquer outra manteiga de nozes
½ a 1 colher de sopa de xarope de agave ou mel
para o topping:
morangos
framboesas
amoras
granola
pólen de abelha
pistachios
Sementes de chia
xarope de mel ou de agave
modo de preparação
coloquem todos os ingredientes e uma tigela de açaí num liquidificador e misturem bem. em seguida, dividam a mistura entre duas tigelas e decorem com os ingredientes do topping: framboesas, morangos, amoras, granola, pólen de abelha, pistache, sementes de chia, mel e tudo aquilo que quiserem (desde que seja bom).
vejam mais sugestões para o pequeno-almoço aqui, aqui, aqui e aqui. vamos comprar açaí!
Pingback: o melhor para comer ao pequeno-almoço #7 - Baby Blogs Portugal
com muito bom aspeto.
a tigela de açai que refere para colocar na liquidificadora é o açai congelado em polpa? isto é à parte do açai em pó, certo?
Obrigada
Pingback: pequeno-almoço fácil e bom: overnight de chia, coco e xarope de tâmaras
Pingback: pequeno-almoço fácil e bom: panquecas de limão com mirtilos