PubliPost Vida Saudável

Uma casa com miúdos tem que ter atum

receitas com atum

Já aqui falámos nos poderes mágicos do atum. O atum é assim um movimento de magia em qualquer cozinha! Sobretudo para aquelas em que há filhos que precisam comer bem e nós temos mil coisas para fazer. É a magia das receitas com atum.

 É uma fonte muito rica em proteína (uso muito no pós-treino) e gorduras boas, dois macronutrientes responsáveis por fornecerem a energia de que eles precisam para crescer com saúde. Mas não só. Ora vejamos porque é que uma casa com filhos precisa de atum.

 As crianças precisam de força para brincar e de alimentos que reforcem o seu sistema imunitário. O atum tem alto poder anti-inflamatório, o que também ajuda solucionar parte dos problemas que nascem do consumo de outro tipo de alimentos (que, com mais moderação, também consomem), como os refinados, gorduras trans e carnes vermelhas. A comunidade científica acredita que este peixe, pela presença de um tipo de selénio especifico, possa alterar a composição (para melhor) do mercúrio no organismo, um metal pesado perigoso para a saúde.

 O atum faz bem ao cérebro e por isso também faz bem às notas. Os alimentos ricos em ómega 3, como é o caso dos peixes gordos, melhoram o desempenho do cérebro, o que significa maiores níveis de concentração e de produtividade. Como costumo dizer: dizemos bem do antigo Egipto e invejamos as suas capacidades e sabem porquê? Primeiro povo a alimentar-se regularmente de peixe fresco e conservado.

 Falta ainda falar da versatilidade. O atum serve para muitas coisas. Para colocar na massa, para fazer com arroz ou com omelete de legumes. É um alimento 100% natural e sem conservantes, encontramos em qualquer supermercado ou mereceria e que além de fazer bem à saúde, é amigo do orçamento familiar, porque é acessível. Mais importante: é mesmo saboroso. 

 Afinal os alimentos podem reunir tudo de bom: sabor, preço, versatilidade, energia e protecção da saúde. E podemos brincar com a comida!

 

Neste link encontram receitas com atum maravilhosas! Mais sugestões?

Comentários (3)

  • não se deve comer demasiado atum por causa da bio-acumulação do mercúrio, ao contrário do que diz.
    convém estudar e não dizer disparates à boleia da publicidade…

    Responder
    • Joana, em lugar algum digo para comer “demasiado”. Como em tudo: equilíbrio.

      Responder
  • https://m.youtube.com/watch?v=62azrzxXG6E
    Há muitos anos q deixei de comer atum depois de ver como era pescado..

    Responder

Escrever um comentário