Mês: Outubro 2018

Halloween (à moda carnavalesca)

Sem medo deste Halloween (à moda carnavalesca) que também é nosso

Celebramos o Halloween (à moda carnavalesca) por influência. Diz-se ser uma história norte-americana que nasceu irlandesa. Mas… será? Na verdade, e vem aí uma aula de história, o Halloween só se tornou uma festividade norte-americana em meados do século XIX, com a chegada dos irlandeses aos Estados Unidos. Na Europa a festa já existia há …

Sem medo deste Halloween (à moda carnavalesca) que também é nosso Ler Mais »

arroz de atum

Adoramos arroz de atum mas trazemos outra receita

Arroz de atum e brócolos. O salva-jantares tantas vezes repetido (pronto, às vezes é massa e os legumes variam). Eu sou muito boa a fazer panquecas e papas de aveia, mas muito pouco dotada para as refeições “principais”. Já vos falei das maravilhosas propriedades do atum e de todas as razões pelas quais, para além …

Adoramos arroz de atum mas trazemos outra receita Ler Mais »

como é que antes tratávamos dos piolhos

Lembram-se como é que antes tratávamos dos piolhos?

Lembram-se de no verão passado termos apanhado todos piolhos? Hoje voltamos a falar do assunto. Muito importante: não construir preconceito à volta disto dos piolhos. Não se engane! Acontece em todas as casas. Não é uma situação desejável, mas acontece e não vem com a sujidade ou falta de higiene. Estes bichinhos malandros fazem parte …

Lembram-se como é que antes tratávamos dos piolhos? Ler Mais »

manhã com miúdos

Como tornar a manhã com miúdos menos infernal com 5 dicas

As manhãs infernais são exatamente como os finais de tarde de caos, só que com a agravante de que há horários para cumprir. Os miúdos têm de estar na escola a horas certas e a maioria dos adultos tem horários de trabalho para não falhar. Eu sei que falar é mais fácil do que fazer …

Como tornar a manhã com miúdos menos infernal com 5 dicas Ler Mais »

"Crescemos Juntos". Para crescerem os miúdos precisam de correr riscos

“As crianças para crescerem precisam de correr alguns riscos”

Educar será de longe o trabalho mais desafiante de uma vida. Ter filhos significa ter uma quantidade imensa de alegrias, mas significa também enfrentar medos e inseguranças tremendos. A linha entre a protecção excessiva e o extremo oposto é ténue, mas existe e é o local ideal. O importante é pensar e refletir. O que …

“As crianças para crescerem precisam de correr alguns riscos” Ler Mais »

sustentabilidade

Sustentabilidade. Os miúdos conseguem mudar os hábitos de casa

Os miúdos têm o poder de conseguir mudar as casas. Aprendem na escola e incutem na família hábitos importantes, fundamentais e, diria até, urgentes. Podem ficar a saber que, por exemplo, a reciclagem cá em casa só começou quando os miúdos me obrigaram. Mas hoje falo da alimentação saudável e sustentabilidade. Dois universos que se …

Sustentabilidade. Os miúdos conseguem mudar os hábitos de casa Ler Mais »