10 dicas para perder peso

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bom dia! vamos falar sobre perder peso.

fui recuperar este post porque bem preciso de ler e reler estas coisas. tenho cinco ou seis quilos a mais e a conversa do “foste mãe há pouco tempo” já não é desculpa [tenho comido mais do que o necessário, inconvenientes de estar em casa]. ficam as dicas da nutricionista que colaborou no livro Dieta das Princesas.

depois da chamada de atenção de uma leitora acho importante referir que estas são dicas gerais para pessoas saudáveis.

 

Aqui vão 10 dicas fundamentais para começar a perder uns quilos antes de ir ao nutricionista e começar o seu plano alimentar:

1. Faça várias refeições ligeiras ao longo do dia (5-7 refeições diárias). Procure não saltar refeições: é preferível comer menos, mas não ficar sem comer.

2. Beba pelo menos 2 litros de água por dia (pode alternar com infusões, tisanas, chá, sempre sem açúcar) de preferência no intervalo das refeições.

3. Procure comer devagar, mastigando muito bem os alimentos: são pormenores que ajudam a educar o apetite e o estômago.

4. Nunca saia de casa sem tomar o pequeno-almoço e não tome fora de casa, pois dificilmente conseguirá dar ao seu organismo a refeição equilibrada que ele necessita.

5. O nosso organismo está “programado” para gastar energia durante o dia e para armazenar energia durante a noite, logo o jantar deve ser uma refeição leve.

6. Faça quase todos os dias algum exercício físico.

7. Quando for às compras de supermercado:

  • Nunca vá com fome.
  • Faça sempre uma lista do que necessita, assim foca-se apenas no que tem que comprar.

8. Prefira hidratos de carbono complexos aos simples (pão branco, cereais refinados).

9. Reforce o consumo de produtos hortícolas. São ricos em fibras, antioxidantes e são pouco calóricos. Procure iniciar sempre as refeições com uma sopa e metade do seu prato deve ser preenchido com salada ou legumes

10. Troque o sal por ervas aromáticas, não se esqueça que o excesso de sal provoca retenção de líquidos.

E uma dica extra para perder peso

Se “comer fora”:

  • Prescinda dos aperitivos e entradas (não deixe sequer o empregado pôr na mesa).
  • Não seleccione fritos.
  • Eleja pratos acompanhados de vegetais.
  • Acompanhe a refeição com água.
  • Prefira fruta como sobremesa.

 

Mariana Sabido [2013]

Rita Boavida
Nutricionista
7 Comentários
  1. Maria B says

    Como posso contactar a Rita Boavida para saber se acompanha clientes à distância?

  2. […] post 10 dicas para perder peso appeared first on dias de uma […]

  3. Raquel says

    Estou ctg. Eu tb gostava de perder uns kgs mas estes últimos estão a ser tão dificeis.. pelo tempo que passo em casa, sentada a amamentar, pelo pouco exercicio que faço (nenhum local me deixa levar o bebé para o treino) e pelo aumento do apetite que tive a partir do 2º mês pós parto que me fez estagnar no peso .

  4. Golden Cage says

    Amamentar faz-me ficar esfomeada e a suspirar por açúcar! Após a amamentação perco peso mais facilmente. De qualquer maneira só me faltam 3 kg. É pouco mas faz tanta diferença!!

  5. Ana Filipa Matos Silva Oliveira says

    Tenho a sensação que sei a lista de cor e salteado… mas ter conhecimento dela e praticá-la é bem diferente, não é? Se fosse pelo saber, já estava magríssima. Mas vale a pena sem relembrar, mais não seja para termos consciência do que acabei de partilhar.

  6. O Biquíni Dourado says

    Claro que já imprimi este post! =)

    Um beijinho dourado,

    http://obiquinidourado.blogspot.pt/

  7. […] forma muito resumida, numa pessoa saudável, para emagrecer, basta que a energia consumida seja inferir à energia gasta. como exemplo, uma mulher com cerca de […]

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