Maternidade

a chegada da Maria Luiza…

na terça-feira quando acordei tinha uma mensagem que o Pedro me tinha enviado perto das 2h da manhã (eu dormia para aproveitar o sono da Maria Luiza).

– o vídeo está pronto.

eram 7h e a casa estava em silêncio, liguei o computador, pus os auscultadores e chorei, chorei, chorei. estive o dia tão inteiro a gerir as emoções de reviver aquele momento intenso, tão nosso. partilho com vocês um resumo do meu parto.

já tínhamos conversado sobre a possibilidade de filmar ou fotografar. disse ao Pedro que queria registar mas que parasse se lhe pedisse. quando chegamos ao hospital disse-lhe: faz como se estivesses a trabalhar. o homem mostrou-me que sabe fazer duas coisas ao mesmo tempo. sim, houve um momento em que lhe pedi para parar de filmar (os gritos que vos descrevi não ficaram filmados). sim, ainda bem que ficou registado.

partilhar este momento é uma forma de agradecer o mimo de quem me acompanha há tanto tempo, e também de quem só me conheceu ontem, e nos foi desejando tudo de bom nesta gravidez. obrigada a quem está desse lado. a família toda agradece, em especial a Maria Luiza.

 

 

 

(agradeço ao Pedro. porque conseguiu o impossível. registar o parto, parar de registar para me segurar e voltar a pegar na máquina. vantagens da profissão. eu agradeço apenas o imenso privilégio por poder guardar as imagens. agradeço também pela forma como me segurou – física e emocionalmente. e pela forma como vivemos isto juntos.)

Comentários (48)

  • A partilha deste filme e deste momento é de uma grande generosidade.
    Parabéns aos 5!
    C

    Responder
  • Chorei.Obrigada pela partilha Catarina. Há uns dias ao ver a vossa primeira foto,dizia ao marido que as dores valem tudo,porque depois de tanta dor,a dor mais horrível que alguma vez senti e no meu caso durante 9 horas sem dilatação,temos o momento mais maravilhoso que qualquer mulher pode ter. Não há nada igual,nada. E só por esse momento e esse ataque de hormonas,de amor tão profundo e intenso,a vontade de ter filhos e filhos é mesmo muita.
    Parabéns pela força,aguentou as dores de uma forma extremamente calma.E muitos Parabéns pela mãe,esposa e mulher que é. Uma princesa real.

    Responder
    • Lá estão vocês… ” o momento mais maravilhoso que qualquer mulher pode ter”.. Que coisa mais redutora. Nem todas as mulheres são mães, e nem todas que o são dirão que esse foi o momento mais especial das suas vidas.

      Responder
      • pode ser o momento mais feliz de quem é mãe. mas a vida de uma mulher nunca se reduz a isso. nem ter filhos é o objectivo da vida de ser mulher.

        Responder
      • Cara Sofia,

        Está-se aqui a falar de MATERNIDADE. Claro que há mulheres que não são mães (eu por exemplo estive na eminência de não o poder ser), outras não querem outras não dão assim tanta importância ao fato. Cada um tem o seu caminho!!!! Agora se não lhe agrada o assunto porque comenta? E por não dá “a volta aos cavalos” e se põe a milhas?!?! Não comente o que, pelos visto não conhece nem sabe o que é!!!!

        Obrigada.

        Luisa Anjos

        Responder
        • Oh Luísa, tenha lá paciência. Está a falar-se da maternidade, mas a comentadora inicial estava claramente a equivaler ser mulher com ser mãe, e incomoda-me muito. Fartinha de tais posturas redutoras. E um bocadinho de educação, não?

          Responder
        • No fim dei os Parabens à Catarina por ser a mãe,esposa e MULHER que é. Algumas terão como objectivo de vida ser mãe e outras não. Não critico nem umas nem outras,nem percebo as pessoas que se indignam com tudo o que os outros dizem como se toda a gente passasse a vida a atacar os outros com palavras.

          Responder
  • Muitos parabéns , e tudo do melhor para a família. Bem haja

    Responder
    • Joana eu não reduzo as pessoas. O meu comentário não teve qualquer intenção. Foi uma forma de expressão. Imagine uma pessoa que faça um salto Tandem e diga que é a melhor sensação do Mundo.Para mim que nunca experimentei não sei se será ou não e talvez experimentando acharei que não é a melhor sensação do Mundo,mas iria respeitar a opinião da pessoa. Não sei se me fiz entender. Para mim,enquanto mulher (porque só as mulheres podem dar à luz), foi o melhor momento da minha vida,nunca experenciei nada igual,foram 9 horas de dores horriveis,como nunca tinha sentido, que culminaram em ter o bebé,que carreguei 9 meses na barriga,junto a mim. Não lhe sei explicar a explosão de emoções que senti,da mesma forma que não consigo explicar a felicidade que sinto depois de uma corrida ou a explosão de sensações que sinto num orgasmo. Sou mãe,mas também sou muitas outras coisas. Respeito toda a gente,aceito as escolhas de cada um sem criticar,pois acredito que devemos seguir o caminho que nos faz feliz e nunca algo que nos tenham imposto como obrigação. Portanto da mesma forma que eu respeito os outros,gosto de ser respeitada. Não ofendi ninguém e se tentasse ler o que escrevi sem maldade só lhe faria bem. Respire e seja feliz.

      Responder
      • Queria dizer Sofia e não Joana.

        Responder
  • Catarina simplesmente lindooo… É impossível não chorar… Vocês são de uma pureza enorme, e de um amor tão grande e tão lindo que é tão bonito de se ver…e partilhar este momento Lindo desta Princesa, a Maria Luíza só podemos estar de sorriso nos lábios e desejar lhe o Mundo com asas de felicidade! Tudo de bom para vocês os 5, e para ti em especial ( que és uma guerreira, uma mulher simples, de coração cheio de amor) um beijinho grande! Bem-vinda Maria Luíza!!!!!???✨

    Responder
  • É um privilégio saber-te-vos felizes ❤ obrigada, obrigada, pela partilha de tanto amor , estou sem palavras e muito emocionada.
    Bem vinda Maria Luíza ❤❤❤

    Responder
  • Catarina, que privilégio ter uma recordação tão bonita do nascimento da sua filha! Não me contive e chorei….
    Obrigada por esta partilha!

    As maiores felicidades para a Maria Luiza e para toda a família!

    Responder
  • Catarina, muito obrigada pela partilha!!

    Responder
  • Obrigada pela partilha!

    Beijinhos e muitas felicidades!

    Responder
  • O video está lindo. Absolutamente maravilhoso. Tive de ver duas vezes. 🙂
    Beijinhos para todos e muitas, mesmo muitas felicidades.

    http://embuscadafelicidade.blogs.sapo.pt/

    Responder
  • Catarina, está fantástico, brutal…arrepiante!
    Obrigada pela partilha e pela inspiração de Amor, simplicidade e generosidade com que nos brinda!
    Felicidade e Amor para todos voçês…Sempre!

    Responder
  • Obrigada Catarina pela partilha, as lágrimas não param de cair…
    Emocionante!!!! Desejo vos as maiores felicidades para esta nova etapa.
    Bem vinda ao Mundo Maria Luiza, tenho a certeza que serás uma menina rodeada de muito amor assim como os teus manos. beijinhos

    Responder
  • Eu já o vi várias vezes…. Emocionei-me em todas elas…. Obrigada pela partilha. Desejo-vos toda a felicidade do Mundo… Saúde, acima de tudo. Tens uma família linda e estás a viver um momento tão bom, Catarina. Fico feliz por ti, acima de tudo porque acho que o mereces tanto!
    Beijinhos
    Catarina

    Responder
  • É claro que estou lavada em lágrimas… lágrimas doces, de ternura, de saudade, de felicidade… coisa estranha esta que nos mexe com os sentimentos por alguém que nem conhecemos. Mas VIDA é VIDA e o nascimento é a suprema vontade desta VIDA (pelo menos para mim) e a Catarina e o Pedro deram aqui um belo exemplo de como dar a conhecer este milagre sem alaridos, sem histerismos, sem sensacionalismos. Podia ser um momento só vosso, mas não, tivemos este grande privilégio de ver esta Mãe (linda do principio ao fim da gravidez… e vivam as pestanas e a excelente forma física), apresentar-se tal qual deve ser sempre, simples, calma, linda e com muito amor para dar. Obrigada à Catarina, ao Pedro à Maria Luzia aos manos por nos proporcionarem momentos tão tão lindos durante toda gravidez. Obrigada.
    Claro que agora ando encantada com as fotos da ML… que bébé mais linda Parabéns Parabéns Parabéns, muitaaaaaaaaa Saude e muita Felicidade para todos.

    Responder
  • Tão bonito!!!
    Muitas felicidades

    Responder
  • Que lindo!!! Até chorei!! Também filmei o meu parto e, ver agora este vídeo, fez-me recuar onze meses atrás!! É mágico!! Muitas felicidades!!

    Responder
  • Querida Catarina,

    Estou a soluçar de emoção e completamente arrepiada pelo momento que partilhas, tão grandioso!!!

    Beijinhos para todos e estás linda.

    Responder
  • Eu não chorei ( porque sou uma bruta), mas tive vontade. O video está tão bonito que me deixou com uma ideia completamente diferente do meu próprio parto.

    Responder
  • Obrigada também por partilhar connosco. É um prazer segui-la à si e a família que criou. A Maria Luiza é o rosto da vossa felicidade. Desejo-lhe toda a felicidade do mundo para a sua família. Beijos doces de quem lhe acompanha silenciosamente. ?☺

    Responder
  • Lindo e feliz momento 🙂 ! Obrigada pela partilha deste momento intímo e tão especial.
    Parabéns pela Mª Luíza e mtas felicidades para toda a família!
    Parabéns pelo site.
    um bj

    Responder
  • Arrepiante. Mágico! Fez-me recordar os meus maravilhosos partos também. Que a vida sorria muito a Maria Luiza. As maiores felicidades!

    Responder
  • Que lindo! Obrigada pela partilha. As maiores felicidades para todos.

    Responder
  • Gravida de 32 semanas é impossivel ficar indiferente ao video. Emocionei-me muito e so quero agradecer-lhe por ter partilhado connosco um momento tão bonito. Um beijinho e tudo de bom

    Responder
  • Lindo! Muitos parabéns e muitas felicidades para todos ?
    As meninas são uma doçura

    Responder
  • Meu Deus… Que vídeo perfeito.

    Fui mãe há pouco e senti-me a reviver todas as emoções do dia.

    Só não estava era tão bonita no meio de tanta dor. 🙂 A Catarina estava linda!

    beijinhos e felicidades

    Responder
  • lindo para o vosso álbum de família e para a Mª Luiza em particular um dia. Obrigada pelo continuo esforço desta tua partilha pessoal e sobretudo neste momento tão íntimo. um marido muito profissional das imagens já que também consegui pelo meio apoiar-te
    renovo desejos enormes de felicidade

    Responder
  • Oh meu deus!!

    Que video tão emocionante, tão especial, tão maravilhoso! Partilhar uma coisa tão vossa é de uma generosidade e de uma simplicidade sem igual. Desarmante!!

    Responder
  • Catarina,

    Obrigada pela partilha de tão belo e íntimo momento! Claro que chorei!

    Muitas felicidades e bem-vinda ao mundo Maria Luíza

    Beijinhos
    Marlene

    Responder
  • Fantástico!!!! Já fui mãe à 14 anos mas rever estas imagens, este sentir é tão mágico e arrebatador!!!
    Parabéns Catarina e família… só vocês para fazerem um registo destes, dum momento tão mágico como este!!!
    Felicidades a todos!!!!!!

    Beijinhos

    Luisa Anjos

    Responder
  • P E R F E I T O !

    Felicidades para todos.

    Beijinhos.

    Responder
  • Maravilhoso.
    Só me caem lágrimas a lembrar.me de quando foi comigo.

    Parabéns

    Responder
  • Obrigada pela partilha.
    Eu, grávida de 32 semanas da minha segunda filha, fiquei arrepiada e emocionei-me muito.
    Ainda estou a limpar as lágrimas 🙂
    Felicidades para toda a família e muita saúde!

    Responder
  • Que ternura de video! lindo!

    Responder
  • Que bonito, emocionei ao ver e relembrei todas as emoções que senti quando a minha Ema nasceu.
    Obrigada pela partilha.
    Felicidades para toda a família. Parabéns.
    :*

    Responder
  • EMOCIONANTE. Obrigada!

    Responder
  • Lindo!

    Responder
  • […] estivermos em casa contamos mais destes dias de aventura e hormonas […]

    Responder
  • […] há uns dias fomos almoçar só os dois. os rapazes estavam com os pais e a nossa menina ficou com a minha mãe. são apenas duas horas mas o primeiro pensamento é “vamos aproveitar!”, assim tipo adolescentes no primeiro dia de férias [acabo de ter uma memória muito forte dos primeiros dias de férias quando a escola era o meu principal – e único – motivo de preocupações]. estávamos a acabar de almoçar e demos por nós a mostrar fotografias da miúda um ao outro. brinquei: “caramba, isto já deu o que tinha a dar”. porque seria isso, em teoria, que diria a uma casal que aproveitasse a ausência da bebé para falar nela. e depois, de forma mais séria, pensei que a nossa vida mudou muito pouco desde que a Maria Luiza nasceu. […]

    Responder
  • […] longe para que os pais possam estar presentes. vive naquele quarto. e sorria e brincava com a Maria Luiza através da janela que nos separava. tenho aquele sorriso […]

    Responder
  • […] vão lá ver o vídeo dos primeiros dias da Maria Luiza. […]

    Responder
  • […] que fosse Maria Luiza porque foi assim que a minha mãe foi originalmente registada mas já percebi que não será fácil […]

    Responder
  • […] Impossível não voltar ao momento e que a minha doce terrorista nasceu: vejam o vídeo. […]

    Responder

Escrever um comentário