Maternidade

esclarecimento: sobre o nome da criança

nome

aos leitores e leitoras que nos têm deixado mensagens sobre a impossibilidade de por o nome Luiza.

já aprendi que a acentuação é um erro: Maria Luíza nunca. foi um erro do corrector que deixei passar.

gostava que fosse Maria Luiza porque foi assim que a minha mãe foi originalmente registada mas já percebi que não será fácil (ainda tenho esperança que a conjugação seja possível). o mais provável é que seja Maria Luísa e ficamos todos felizes na mesma 🙂

obrigada pela correcção e pelo aviso.

 

deito-vos a música que adoramos: samba de Maria Luiza

(a foto é do Pedro.)

 

Comentários (11)

  • Luiza era o nome feminino de que Tom Jobim mais gostava.
    Tem mais duas músicas com o nome. Uma delas é esta (https://www.youtube.com/watch?v=YRM27NLf8VM) que eu tanto gosto. Por causa das músicas dele, costumo dizer que se me aventurasse num terceiro filho e fosse menina seria Luísa.
    Parabéns pela escolha do nome. Com s ou z, é lindo.
    Muitas felicidades!

    Responder
  • Olá Catarina,

    Se a sua mãe foi assim registada, leve a cópia da certidão ao registo. Se não a deixarem registar como Maria Luiza no hospital, registe-a cá fora. Não se dê por vencida.
    E parabéns!

    Responder
  • Li aqui há tempos que se um familiar tivesse o nome pretendido era possível fazer um requerimento para conseguir dar esse nome a um filho/a, por isso há esperança 🙂

    Responder
  • Muitas felicidades e saúde para a Catarina e a sua bebé, seja qual for o nome escolhido.
    Beijinhos

    Responder
  • O requerimento é possível, agora boa sorte com quem analisar o mesmo. Quis adicionar um nome de família aos meus apelidos, um senhor na loja de cidadão de cascais disse para eu tentar, mas que quem avaliava o requerimento era um senhor com 363anos, com pouco bom feitio e era muito renitente… Enfim, espero que tenha mais sorte e não apanhe o velho do restelo.

    Responder
    • é um pouco tonto depender de quem lê um requerimento. já tive essa informação e perdi a vontade toda…

      Responder
  • Depende completamente.
    A palhaça que me atendeu no registo da MAC não deixou hifenizar o apelido, que é hifenizado no avô e não foi hifenizado no pai.
    Eu devia tê-la mandado à m****a e feito o registo cá fora, mas depois de um parto difícil e de noites sem dormir só queria ir para casa. Nestas coisas ajuda muito falar bem com o pai antes e pedir-lhe para defender aquilo que nós queremos, porque a nossa cabeça está noutro sítio. Que raiva ainda tenho hoje, 3 anos depois, daquela parva daquela mulher.

    Responder
  • Maria Luiza ou Maria Luísa…o nome é lindissímo! A miúda já tem montes de pinta só por isso 🙂
    Que venha cheia de saúde, com s ou com z. (e figas para que seja possível o z)…porque só de ouvir essa canção…wow!

    beijo enorme querida Catarina <3
    Joana

    Responder
  • Olá Catarina,
    Adoro vê-la no “Não faz sentido” , confesso que no início estranhei mas depois entranhei???. Felicidades para a sua bébé Maria Luís(Z)a é muito bonito, eu gostava muito de Joaquina ou Maria Rita mas acabei por escolher Maria Benedita❤️❤️❤️ Beijinhos e felicidades . Uma hora pequenina???

    Responder
  • Olá, Catarina.

    Muitos parabéns.

    E mesmo que não seja possível o registo do nome Luiza, pode sempre solicitar uma autorização junto dos serviços do Registo Civil.

    Beijinhos e muitas felicidades.

    Responder
  • Olá Catarina, não desista, o meu pequenino (que nasceu em Fevereiro de 2014), chama-se Tomaz,pois o meu avô e bisavô chamavam-se respectivamente João Tomaz e José Tomaz (nomes próprios)e ninguém estranhou no registo civil
    Uma hora pequenina é o que desejo e toda a sorte do mundo para a Maria Luiza

    Responder

Escrever um comentário