O ovo é um alimento super nutritivo, rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Com este artigo espero conseguir mudar a opinião errada que muita gente tem sobre o ovo, principalmente a gema que dizem fazer mal ao colesterol e engordar, nada disso, muito pelo contrário.
Ovo previne inúmeras doenças:
Alergias;
Alzheimer;
Artrites;
Crescimento e desenvolvimento;
Doenças cardiovasculares;
Infecções;
Osteoporose;
Parkinson;
E ajuda na manutenção da saúde, na gestação e na amamentação.
Muitos médicos proíbem alimentos que contém colesterol como os ovos e marisco pois afirmam que o colesterol contido nos alimentos é uma das principais causas de doenças cardiovasculares. Apesar de estes alimentos terem elevada concentração de colesterol, na prática, eles não interferem nos níveis sanguíneos de colesterol, bem pelo contrário, ajudam a aumentar o HDL “bom colesterol”.
O ovo é rico em lecitina que ajuda o colesterol a não se depositar nas artérias, e em betaína que, em conjunto com as vitaminas do complexo B, tem a capacidade de normalizar o excesso de hemocisteína (níveis altos = risco de desenvolver doenças cardiovasculares). Não esquecendo que hoje em dia temos ovos enriquecidos com ómega 3. O ovo tem 213-220mg de colesterol e nós produzimos por dia 3.000mg por dia. Perante isto acho que 213mg não é para nos preocuparmos. Se é saudável não tenha medo em consumir ovos diariamente
Os principais responsáveis pelo aumento de doenças cardiovasculares não são os ovos mas sim as gorduras saturadas da carne, as margarinas e óleos vegetais refinados (canola, milho, girassol, amendoim e soja) que se encontram nos bolos, bolachas, comidas congeladas/processadas, molhos etc. Não de deixe enganar pela publicidade enganosa que as “manteigas” vegetais fazem bem à saúde, bem pelo contrário são um veneno.
Depois do leite materno o ovo é considerado o alimento mais completo da face da terra. O ovo é rico em água, proteínas de alto valor biológico, gorduras, vitaminas (vitamina A, D, E, K e as do complexo B), minerais (principalmente cálcio, ferro e zinco) e carotenoides (luteína e zeaxantina, antioxidantes que têm a capacidade de proteger a saúde dos olhos e na prevenção de doenças cardiovascular). Contém tudo o que precisamos excepto vitamina C.
Dependendo do tamanho do ovo as suas calorias podem variar entre 60 a 90 kcal. Um ovo médio contem 6 g de proteína ( +/- 3g na clara e 3g na gema), 5g de gorduras e traços de hidratos. É um alimento versátil que pode ser consumido por qualquer pessoa de crianças a idosos. De fácil digestão e absorção, é fundamental em várias dietas, principalmente em vegetarianos para suprimir as carências que podem a vir a ter de vitamina B12.
Como pode ver o ovo é o alimento ideal, tanto para quem busca uma boa nutrição, como para quem está em dieta de emagrecimento, pois encontra a quantidade de nutrientes diários que precisa. Por ser rico em triptofano é um optimo alimento para as dietas de emagrecimento. O triptofano é um percursor da serotonina no cérebro, serotonina esta que está relacionada com o humor e depressão. Para haver essa conversão é necessário certos nutrientes (vitaminas B6 e B3, glutationa e magnésio), nutrientes esses que o ovo contem devidamente balanceados.
Para além de um alimento perfeito, é também perfeito para ser consumido a qualquer altura do dia. Um indivíduo adulto pode comer 2 a 3 ovos por dia.
![]() |
Rita Boavida Nutricionista |
Informação clara e super completa!!!
O Dr. Michael Greger tem uma opinião completamente oposta (aqui: https://www.youtube.com/watch?v=30gEiweaAVQ).
Eu não comeria ovos de qualquer forma, por razões éticas, mas ao nível da saúde há sempre imensa informação contrastante. Pela minha parte, quando passei de uma dieta ovo-lacto-vegetariana para uma estritamente vegetariana (eliminando os laticínios e os ovos, portanto), notei uma enorme melhoria ao nível do físico e dos níveis de energia.
é inegavel que o ovo contem vitaminas, vitaminas essas que podemos obter em outros produtos de origem não-animal.
Se vamos ser exactos quanto às propriadades do ovo, cerca de 50% do que ingerimos, ao consumir um ovo, é colestrol e gorduras saturadas, que como todas as pessoas bem informadas sabem, são a principal causa dos problemas cardiovasculares da população. Por tanto, em resumo, os bons nutrientes contidos no ovo nao são um bom motivo para o consumirmos, de todo.
De facto ha muitos mitos, relativamente à nutrição, aos prudutos alimentares que consumimos, mas o impacto negativo dos ovos e de todos os produtos de origem animal na nossa saude, é, de facto, uma problema real. e sugiro a todos, que se preocupam com a sua saúde que estudem o assunto mais aprofundadamente, sendo que a informação hoje em dia está na ponta dos dedos.