no outro dia falava-vos sobre a importância de estarmos bem informadas para nos protegermos contra o HPV. a informação, o conhecimento do vírus, as suas diferentes formas, a sua origem e meios de propagação é essencial para o mantermos longe. mas a única forma de conseguirmos protegermo-nos de forma absoluta é através da vacinação. é isso: a vacinação é a única forma de prevenção contra o HPV.
a vacina contra o HPV já faz parte do plano nacional de vacinação para as meninas nascidas depois de 1992. E não pensem o contrário: além de ser igualmente importante tanto para homem como para mulher, é eficaz e deve ser tomada no caso de quem já iniciou a vida sexual.
Sabiam que a infecção a HPV é a infecção sexualmente transmissível mais frequente? Sabiam que o HPV é hoje considerado o 2º carcinogéneo mais importante, logo a seguir ao tabaco. Está associado a 5% dos cancros, no geral e a 10% dos cancros na mulher?
Vale a pena lembrar que não existem grupos de risco no HPV por ser tão comum. Nas formas mais graves [existem 120 tipos de HPV], pode esta na origem de doenças prolongadas e mortais, como cancro dos órgãos do sistema reprodutor.
já sabem: para meninas nascidas antes de 1992, vacinar! para quem nasceu depois, vale a pena o investimento.
Saiba mais sobre o HPV.
[a foto é do Pau Storch]



Catarina, penso que quer dizer ao contrário do que está no texto:
Depois de 92 é que tem vacina, certo?
já sabem: para meninas nascidas antes de 1992, vacinar! para quem nasceu depois, vale a pena o investimento.
Beijinhos
Catarina
Olá Catarina, O facto de se ter a vacina, não quer dizer que nao se tenha Hpv ou nao se venha a ter. Eu tenho HPV 🙁 2 estirpes de alto risco. Nenhuma delas abrangida na vacina. Por ter HPV não quer dizer que venha a ter cancro. Tenho de ir controlando o virus.
Achei importante partilhar.
Obrigada.
Essa vacina tem efeitos adversos muito graves.
https://www.regret.ie