Maternidade

12 coisas a evitar depois de noites sem dormir por culpa dos nossos bebés

noites sem dormir

Atenção que não me estou a queixar do cansaço!!!! Mas que ando cheia de sono, ando (abriu a época da tosse e eu tenho uma relação complicada com este barulho, talvez pelos sustos que apanhei com o Gonçalo – que tem asma – e há um ano com a Maria Luiza). Falávamos de sono. Encontrei este artigo no “Metro” e achei fenomenal. Dedico-o a todas as mães que têm filhos que não dormem e que não deixam dormir. Dedico-o a quem entra frequentemente em modo zombie irritado com carências graves de memória a curto prazo, fruto da falta de sono e consequente cansaço excessivo. Uma espécie de manual de sobrevivência para ler com a o sensor de ironia ligado, com tudo aquilo que devemos parar de tentar fazer depois daquelas noites em branco, sem dormir – por culpa do bebé ou crianças pequenas.

Foi escrito em tom de brincadeira mas eu acho que deve ser tudo levado muito a sério!

 

1. Sair de casa. Há pessoas na rua e é possível que falem connosco.

 

2. Cozinhar. Nada de forno, nada de fogão, facas, frigideiras, panelas ou refogados. Fiquem-se pelas torradas, que é como quem diz, uma fatia de pão com manteiga [toda a manteiga que quiserem] chega.

 

3. Ir ao parque [ou a qualquer outro sítio com crianças]. No parque há bebés que dormiram a noite toda. Podem encontrar pessoas que vos dizem que estão com um ar cansado ou que vos dizem para ter calma. Vão sair de lá irritadas e com vontade de bater em alguém. Não vale a pena.

 

4. Usar o Google. Nunca perguntar ao Google se é possível morrer ou ter alguma doença por falta de sono. Os resultados não são bons: ficar gorda, deprimida, ter diabetes, morrer de uma doença do coração [ou sobreviver como todos os outros pais.]

 

5. Ler livros de bebés. Mantenham-se afastadas da Gina Ford e de todas as outras que escrevem sobre bebés. Não consultem livros, blogues, tudo o que dê dicas que no momento não resultam e que só nos fazem ficar frustradas.

 

6. Limpar a casa. É difícil aguentar uma casa desarrumada [eu tenho síndrome de arrumatice-aguda: quando mais cansada mais vontade de limpar], mas acreditem: ninguém quer saber se a casa está desorganizada. E nós precisamos de poupar toda a energia que conseguirmos.

 

7. Fazer planos. Não se vão lembrar. E caso se lembrem, vai ser um minuto antes do dito plano acontecer. Vão acabar por cancelar, os amigos ficam chateados e nós também. Mais vale estar quieto. Tudo há-de voltar ao normal.

 

8. Conduzir. Guiar com falta de sono é como guiar com excesso de álcool. Por favor, não. Depois de noites sem dormir, é uma péssima ideia.

 

9. Lavar a roupa. O resultado de tentarem lavar a roupa com falta de sono: vão esquecer-se e dela durante dias dentro da máquina. Depois vão voltar a lavá-la, voltam a dormir mal, e lá fica ela outra vez. É contraproducente. Mais vale esperar por uma noite bem dormida.

 

10. Falar com o namorado/namorada/marido/mulher. Quando cansadas e com falta de sono, apodera-se de nós um ser irracional capaz de nos tornar em verdadeiros idiotas. Falar com o marido neste estado – especialmente com aqueles que dormem bem – não vai correr bem.

 

11. Tentar juntar um par de meias. Depois de noites sem dormir, impossível. Não vai dar. Elas desaparecem e a situação vai só tornar-se ridiculamente desesperante e frustrante. Mais vale comprar tudo da mesma cor.

 

12. Olhar para o Facebook. Ver os outros felizes, bem vestidos, em festas, viagens, a conviver, com um ar saudável, limpo e bem dormido – enquanto nós estamos em casa com um pijama e cabelo sujos a comer bolachas do pacote – também vai despertar o monstro maluco, irritadiço e com sono que se alojou temporariamente em nós.

 

 

Sigam estas dicas. Eu vou tentar!

 

Comentários (4)

  • Ai agora já não se está a queixar de cansaço? Ai afinal é possível uma foto a amamentar sem exibir mamas? Mas foi preciso ir parar ao blogue da Picante para a agulha mudar? Abençoados blogues da má-língua!

    Responder
  • Quantas vezes repito o numero 9! ehehehe e acrescento: fazer sopa na bimbiy e deixa-la lá à espera que arrefeça par pôr no frigorífico…damos por ela quando começar a chegar o cheirinho ao nariz. Chiça, mais uma sopa estragada! 😛

    Responder
  • Este post veio mesmo em cheio 😂
    A várias noites sem dormir , porque o meu filho agora só quer dormir na nossa cama e mexe a noite toda , hoje estou em modo zombie , todo o que escreveu já me aconteceu hoje .
    Deveria haver uma lei que desse direito as mães de faltar ao trabalho quando não dorme 😂😂😂

    Responder
  • Muito bom Catarina! 😁😁😁
    Dou alguns desses conselhos a minha filha (tem uma pequenina de 20 meses que não dorme uma noite seguida) naqueles dias menos bons! ☺

    Responder

Escrever um comentário