Vida Saudável

O que é o empoderamento feminino?

Empoderamento feminino. Afinal, o que é mesmo isto do empoderamento feminino?

Devagar, bem subtilmente, surgem no nosso léxico nestes dias as palavras “empoderamento feminino”.  E o que é isto do empoderamento feminino?

Sinto que há muita confusão à volta desta expressão e que por vezes empoderamento feminino é confundido com ser uma mulher independente, de carreira, que ganha o seu dinheiro e se pode ou poderia sustentar sozinha.  No entanto empoderamento não está relacionado com isto mas pode estar relacionado com isto. Confusos? Passo a explicar a minha visão sobre o tema.

Empoderamento feminino não é mais do que expressarmos a nossa verdade. Expressar aquilo que realmente somos no mais profundo do nosso ser, praticando, falando, afirmando, sendo a nossa própria verdade a cada momento. No fundo é viver em verdade, na nossa própria verdade e não na verdade de outrem.

Viver em verdade é uma afirmação do ser. Viver em verdade é viver aquilo que a mulher sente ser correcto, que a faz vibrar, que a faz dizer do fundo de si “está tudo certo”.

Empoderamento feminino é uma mulher estar na dependência financeira do marido como dona de casa a tempo inteiro e sentir que “está tudo certo” porque é o que sente genuinamente fazer. Empoderamento feminino é a mulher despedir-se do seu trabalho para vir para casa tomar conta dos filhos porque sente que “está tudo certo e alinhado com o meu propósito”.

Empoderamento feminino é a mulher não querer ter filhos e viver segura da sua decisão sem se deixar persuadir com o que a sociedade lhe impõe. Empoderamento feminino é a mulher querer ter filhos mas não querer ficar em casa com eles e construir uma carreira e colocar os filhos no infantário e sentir que está no momento certo à hora certa e que tudo flui.

E são tantos e tantos os exemplos que eu poderia dar, porque sendo nós todos iguais, feitos da mesma matéria, pertencendo a um todo e estando todos conectados com os outros e com a vida, cada um de nós é único na sua diferença.

Empoderamento feminino significa viver a nossa verdade sem darmos explicações ao mundo, viver o nosso propósito, aquele que nos chama bem lá do fundo, aquele que nos alinha com algo maior que nós, aquele que nos faz sentir que pertencemos ao universo, a tudo aquilo que nos rodeia.

Empoderamento feminino é olhar profundamente para dentro de nós e assumir que não queremos fazer parte da corrente para onde a sociedade nos empurra. É sermos responsáveis pelas nossas próprias decisões, é assumirmos as consequências dos nossos actos, é estarmos presentes e enraizadas sabendo bem o que queremos …e está tudo certo.

Sofia Costa

Consultora de feng shui simbólico, Guardiã de círculos femininos e mistos, Facilitadora de sagrado feminino e Facilitadora de medicina da voz do útero.

 

E o agora um post sobre ser mulher e sobre como ensinar uma menina a ser mulher.

Escrever um comentário