Há temas sobre os quais temos de falar. Aliás, temos que falar até que deixem de ser um problema. O caminho ainda é longo e está cheio de obstáculos, seja na televisão, nas prateleiras do supermercado, de casa, nas lojas e nas próprias escolas. Falo sobre a alimentação das crianças e adolescentes. As crianças vão ser aquilo que comem hoje.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas. Segundo a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, em Portugal, uma em cada três crianças têm excesso de peso. Desta realidade pode vir uma geração doente: com diabetes, problemas cardiovasculares e morte prematura.
Acredito verdadeiramente na aceitação de todas as formas e tamanhos. Sempre com saúde! É isso que quero transmitir aos meus filhos. A obesidade é uma doença e a alimentação saudável é a única verdadeira arma de prevenção. É mesmo verdade: somos aquilo que comemos.
Conscientes do problema e da solução, há cada vez mais acções que pretendem promover os benefícios de uma dieta equilibrada e com os alimentos certos. É o caso da colecção Super Chefe Gang dos Frescos, que, com o apoio da Direcção-Geral de Saúde e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, está de volta ao Lidl para ensinar aos miúdos, de forma didática (já aqui falei a importância dos brinquedos que ensinam), o valor daquilo que comemos.
Eu e a Maria Luiza já temos uma couve flor que adoramos. Agora estamos a guardar pontos para o ananás do Afonso.
Como é que isto funciona isto dos pontos? Fácil! Até 18 de novembro, por cada compra de 10€, recebemos um ponto e duas das 120 cartas da colecção. Estas cartas incluem receitas para todas as refeições e ainda dicas para uma vida saudável, aprovadas pela DGS e feitas pelo chef Hernâni Ermida. Até 2 de dezembro podem trocar os pontos pelas coisas mais fofas da colecção.
Boas notícias para o Afonso: há uma aplicação para sistemas operativos Android e iOS. Os jogadores podem coleccionar os seus peluches através de um jogo, que também visa promover um estilo de vida saudável.
Pingback: As crianças vão ser aquilo que comem hoje - Baby Blogs Portugal
Vou tentar fazer essa coleção. Peluches para miúdas. Mais para a mãe que para as filhas.
Motheroftwingirls.blogs.sapo.pt
Pingback: Família saudável: por onde podemos começar? (de forma realista)
Pingback: Queremos uma família saudável. Por onde podemos começar? - Baby Blogs Portugal