Maternidade PubliPost

As crianças vão ser aquilo que comem hoje

comem hoje

Há temas sobre os quais temos de falar. Aliás, temos que falar até que deixem de ser um problema. O caminho ainda é longo e está cheio de obstáculos, seja na televisão, nas prateleiras do supermercado, de casa, nas lojas e nas próprias escolas. Falo sobre a alimentação das crianças e adolescentes. As crianças vão ser aquilo que comem hoje.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas. Segundo a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, em Portugal, uma em cada três crianças têm excesso de peso. Desta realidade pode vir uma geração doente: com diabetes, problemas cardiovasculares e morte prematura. 

Acredito verdadeiramente na aceitação de todas as formas e tamanhos. Sempre com saúde! É isso que quero transmitir aos meus filhos. A obesidade é uma doença e a alimentação saudável é a única verdadeira arma de prevenção. É mesmo verdade: somos aquilo que comemos.

Conscientes do problema e da solução, há cada vez mais acções que pretendem promover os benefícios de uma dieta equilibrada e com os alimentos certos. É o caso da colecção Super Chefe Gang dos Frescos, que, com o apoio da Direcção-Geral de Saúde e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, está de volta ao Lidl para ensinar aos miúdos, de forma didática (já aqui falei a importância dos brinquedos que ensinam), o valor daquilo que comemos.

Eu e a Maria Luiza já temos uma couve flor que adoramos. Agora estamos a guardar pontos para o ananás do Afonso.

Como é que isto funciona isto dos pontos? Fácil! Até 18 de novembro, por cada compra de 10€, recebemos  um ponto e duas das 120 cartas da colecção. Estas cartas incluem receitas para todas as refeições e ainda dicas para uma vida saudável, aprovadas pela DGS e feitas pelo chef Hernâni Ermida. Até 2 de dezembro podem trocar os pontos pelas coisas mais fofas da colecção.

Boas notícias para o Afonso: há uma aplicação para sistemas operativos Android e iOS. Os jogadores podem coleccionar os seus peluches através de um jogo, que também visa promover um estilo de vida saudável. 

 

As crianças vão ser aquilo que comem hoje!

Comentários (4)

  • […] De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o número de crianças e adolescentes obesos em todo o mundo aumentou dez vezes nas últimas quatro décadas. Segundo a Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil, em Portugal, uma em cada três crianças … Ver artigo completo no Blog […]

    Responder
  • Vou tentar fazer essa coleção. Peluches para miúdas. Mais para a mãe que para as filhas.
    Motheroftwingirls.blogs.sapo.pt

    Responder
  • […] Não basta dizer que as crianças vão ser aquilo que comem hoje. Essa é a parte mais fácil. É preciso por em prática isso de uma família saudável e tornar possível todos os dias. Descompliquemos. Cá em casa temos utilizado a colecção Super Chefe Gang dos Frescos para nos motivar. Está de volta ao Lidl, com o apoio da Direcção-Geral de Saúde e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, como vos contei. Juntamos tudo: brincar, aprender e já agora deixar o jantar feito. […]

    Responder
  • […] Não basta dizer que as crianças vão ser aquilo que comem hoje. Essa é a parte mais fácil. É preciso por em prática isso de uma família saudável e tornar possível todos os dias. Descompliquemos. Cá em casa temos utilizado a colecção Super Chefe Gang dos Frescos para nos motivar. Está de volta ao Lidl, com o apoio da Direcção-Geral de Saúde e do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável, como vos contei. Juntamos tudo: brincar, aprender e já agora deixar o jantar feito. […]

    Responder

Escrever um comentário