Maternidade

6 dicas para o banho do bebé

banho do bebé

Hoje falamos novamente sobre a rotina de banho do bebé — e não só. Em casa todos temos rotinas diferentes conforme são os hábitos de cada um. Em relação aos mais pequenos: o Afonso toma banho assim que chega da escola e a Maria Luiza antes de ir dormir. Temos sorte porque a miúda adora e, na verdade, é algo que a acalma, o que é ótimo para antes de a deitarmos. Não é que seja obrigatório, mas damos-lhe banho todos os dias porque é um ritual que encerra o dia da família toda. O ideal é sempre adaptar a rotina ao que melhor se adequa a cada casa. 

O banho do bebé (e não só)

O banho pode soar a mais uma tarefa obrigatória e chata do dia mas não tem de ser assim. Aqui ficam as dicas que funcionam cá em casa: desde os produtos, às brincadeiras ou outro tipo de necessidade. Não sinto a pressão nem sem isso do que está certo ou errado. 

 

1. O banho é um momento de relaxamento e brincadeira

Obviamente que isto depende de cada casa e de cada miúdo. Mas por aqui o banho serve para acalmar, para estarmos juntos e também para nos divertirmos. É um momento em família.

 

2. Criar condições para que consigam ficar um bocado

Não tentem despachar o momento num ápice. Aproveitem para passar tempo de qualidade com os miúdos, obviamente se eles gostarem e, claro, se funcionar. Interajam, divirtam-se, aproveitem o tempo de qualidade. Não levem tanto como tarefa.

Atenção: a temperatura das divisões tem de estar a uma temperatura agradável para que tudo isto se torne possível.

3. Os acessórios e a brincadeira

Apostem em brinquedos para que os miúdos não fiquem só o tempo estritamente necessário. Deixem-nos estar e brinquem com embalagens e uma esponja para fazer um carwash no poliban. Atenção que eu sou uma pessoa preocupada com o desperdício de água. Brincar com água nas caixinhas mas nada de deixar a água a correr. Para a Maria Luiza o patinho de borracha da Bebeconfort é ótimo.

4. E a banheira?

Não temos banheira em casa. Afonso já toma no poliban. Maria Luiza ainda toma no alguidar, no nosso quarto. perguntam muitas vezes de onde é: da feira. Não sei de qual porque foi a minha mãe que comprou. Mas há em todas: simplesmente um grande alguidar.  

O alguidar estar no quarto facilita a questão da temperatura ambiente porque é uma divisão que está sempre mais quente.

5. E os produtos? 

Para a Maria Luiza basta água. Depois um hidrante que a pele do bebé goste e os pais gostem do cheiro. Eu adoro o O Afonso usa o mesmo produto no corpo e cabelo. Champô mesmo só quando sabemos que há risco de piolhos. Depois do banho tenho usado o hidratante Xerodianne, também da Noreva, para hidratar a pele. 

6. E depois do banho?

Um conselho: apostem nos ponchos, aquecem logo, são confortáveis e práticos. Mas qualquer toalha de tamanho normal também é ótima. Para mim toalhas pequenas só mesmo nos recém nascidos.

 

Falámos do banho do bebé, e agora sobre o direito que temos a fazer menos (para fazermos mais).

Comentários (1)

Escrever um comentário