Liquid

Inspiração: “Um curso pode mudar a vida e a forma como a vivemos.”

Começou por fazer receitas básicas de sumos: a misturar maçã com cenoura. Mas a vontade de experimentar coisas novas surgiu no dia em que uma amiga, com quem tinha feito um curso de reiki, lhe ofereceu um livro sobre a filosofia Tao que, muitas vezes, usa os sumos como tratamento e equilíbrio. Contamos-lhe a história de Teresa Alves Barata e da Liquid.

Teresa Alves Barata, 51 anos, ainda trabalhava numa multinacional americana ligada a produtos de cardiologia quando descobriu, durante uma passagem por Amesterdão, uma loja que só vendia sumos. E talvez tenha sido o livro a motivar o facto de o negócio não lhe ter passado despercebido.

“Achava muito engraçada a fila para entrar na loja de manhã: gente bem vestida, engravatada, pronta para ir trabalhar. Mas que, em vez de beber uma bica ia beber um shot de vitaminas de wheatgrass”, conta Teresa. Experimentou, plantou em casa e começou a beber, todos os dias, o tal shot verde de vitaminas. Pouco tempo depois, teve resultados. E aliou os shots aos sumos de frutas e vegetais. “Tenho quatro filhos e, há dez anos, eles ainda eram pequenos. Na altura, sentia um cansaço muito grande e falta de energia. Quando comecei a mudar a alimentação, comecei a sentir toda a energia a voltar”, recorda a fundadora da Liquid.

_DSC4862

Foi a somar um mais um – primeiro as alterações alimentares motivadas pelo livro e depois a fila naquela loja de Amesterdão, que começou a pensar numa maneira de, através dessa mudança, Lisboa também podia ter um espaço assim: uma loja que vendesse sumos com receitas que pudessem beneficiar a saúde e o bem-estar.

Tirou um curso de nutrição e, há quatro anos, criou a Liquid e abriu a primeira loja da marca, em pleno Chiado. Um dia, em conversa com uma americana que estava a fotografar a loja, soube da existência de um curso de health coach, uma espécie de treinador pessoal na área da saúde. “Aprendi todas as teorias mas também que cada um de nós é diferente e que, por isso, temos a nossa bioindividualidade. Isso significa que não há uma teoria alimentar que encaixe em duas pessoas da mesma forma. O treino começa pela alimentação que é a base de tudo”, recorda Teresa. A aprendizagem foi de tal forma que a fundadora da Liquid diz que o curso não mudou apenas a sua maneira de ver a alimentação. “É um curso que eu chamo de life changing, mudou a minha vida e a minha forma de ver as coisas.”

_DSC4867(1)_DSC4874_DSC4889

A par do negócio da Liquid, onde vende sumos, smoothies e muitos mais snacks, pratos e bebidas, começou a desenvolver outro projecto de maneira a poder activar nos outros a mudança que operou em si. Criou um programa que é uma espécie de treino e capacitação para uma alimentação e uma vida mais saudável.

“Não substituo o médico, de maneira nenhuma. Não se trata de pensar e recomendar uma dieta. Com as mudanças de hábitos que eu aconselho, a pessoa, naturalmente, consegue chegar ao seu peso ideal. A minha intenção é criar hábitos para ficarem. Por isso, digo que o programa tem apenas um princípio e não um fim. É um caminho”, diz.

Teresa Alves Barata criou um programa de health coaching em que acompanha os clientes, aconselhando-os a nível alimentar e nas idas ao supermercado, e analisando as reacções do corpo face à introdução de alimentos e receitas. O plano de três meses, o mais pedido, custa 99 euros (inclui duas sessões presenciais e acompanhamento constante durante todo o período do programa).

A Liquid, marca que fundou, já tem seis lojas/quiosques no país: quatro em Lisboa, uma no Porto e outra na Maia.

 

texto: Mariana Barbosa

fotos: Pau Storch

 

_DSC4722

“inspiração”
Movimento pelo qual se leva o ar aos pulmões;
Ideia ou pensamento que surge de repente; estro.
Insinuação, conselho.
Coisa inspirada.

in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa

4 comentários em “Inspiração: “Um curso pode mudar a vida e a forma como a vivemos.””

  1. Que inspiração! É nestes exemplos que encontramos a motivação necessária para seguir em frente ! Tem uns olhos desconcertantes e um sorriso doce.
    A viagem que ainda está em mood: é um desejo, é a Amesterdão.
    Muitas felicidades Teresa!
    Adorei!

  2. Andreia Tarelho

    Tive a oportunidade e o prazer de frequentar muitas vezes o Liquid, só tenho pena que os dias de viver em Lisboa façam parte do passado. Health Coach, hum… acho que encontrei a minha vocação 🙂
    Beijinhos

    stilettosontreadmill.blospot.com

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *