Vida Saudável

The Avocado Project. A comida saudável mais saborosa dos eventos, que também vai às festas dos miúdos

The Avocado Project. A comida saudável chega a todo o lado

Nos supermercados a oferta saudável cresceu. Há cada vez mais cafés e restaurantes com comida biológica, natural e orgânica. A moda das comidas boas e nutritivas apareceu, ficou e foi, aos poucos, chegando a todo o lado. Bem, a quase todo o lado. O Frederico Teixeira detetou uma lacuna e preencheu-a. Percebeu que no mundo do catering a oferta era nutricionalmente fraca e teve uma ótima ideia. Preencheu este vazio, levando o  The Avocado Project – Natural Food & Tastes a vários eventos, incluindo para os miúdos, onde há tudo o que é bom, mas em bom (ou seja, na versão mais saudável possível). A entrevista de hoje é com ele.

1. Qual é a história por de trás da criação do projeto?

O The Avocado Project não tem uma história muito antiga. Talvez mais uma necessidade antiga de ter oferta de comida saudável, essencialmente no mundo dos eventos. Mundo ao qual estou ligado profissionalmente e no qual me fui apercebendo da falha de opções alimentares saudáveis. Sendo que faço desporto, que me preocupo com a saúde e que gosto de me alimentar bem, resolvi dar o passo que faltava.

2. Quem teve a ideia?

O mentor sou eu, mas conto com a ajuda da Teresa Figueiredo para ajudar a testar receitas, desenvolver ementas e dar as oficinas e com o Martim Teixeira para a parte da produção.

3. O projeto tem nos seus objetivos o combate a “uma lacuna real no Mercado e que se prende com a oferta de comida realmente saudável”…

Quando dizemos que existe uma lacuna no mercado no que se refere a oferta de comida realmente saudável, falamos dentro da nossa área que são, essencialmente, os caterings. Quantas vezes vamos a eventos sociais de marcas, coffee breaks de empresas ou festas privadas e nos deparamos com a falta de opções saudáveis? É aqui que entra o The Avocado. Para trazer mais saúde (sem esquecer o sabor) a estes momentos.

E como um dos nossos objectivos é fazer com que a alimentação saudável chegue aos mais pequenos, para que desde cedo comecem a ter hábitos alimentares que lhes tragam mais saúde, criámos a The Little Avocado. Ou seja, caterings para festas de crianças, onde apresentamos um menu tentador para os mais pequenos. Temos ainda feito e agendados alguns eventos para marcas relacionadas com a saúde, onde tentamos criar ementas que estejam ligadas aos benefícios dos produtos, outros que incluem live cooking…

Já entramos em modo Páscoa!🐰 Sempre a dar a volta a receitas para que fiquem bem mais nutritivas. Brigadeiros de batata doce 🙌🏼 Receita: INGREDIENTES: (sempre que possível biológicos) 300g Batata-doce 2 colheres de sopa de cacau cru 1 colher de sopa de mel 1/2 vagem de baunilha PREPARAÇÃO: 1. Cozer as batatas em água (sem sal) e deixar até estarem bem "moles" 2. Bater as batatas até obter um puré macio (pode juntar um bocadinho da água da cozedura das mesmas, se necessário). 3. Na panela, misturar o puré de batata doce com o resto dos ingredientes e leve de volta ao lume até que a mistura comece a desgrudar da panela (tal como nos brigadeiros tradicionais). 4. Retirar da panela e colocar num prato/travessa larga e deixar arrefecer. 5. Colocar no frigorífico para que a "massa" fique mais dura de forma a que seja mais fácil enrolá-los. 6. Fazer bolinhas do tamanho que desejar e passar pelas coberturas escolhidas. . . . #theavocado #naturalfoods #naturalflavours #eatclean #organic #glutenfree #dairyfree #lactosefree #sugarfree #healthyfood #instafood #catering #healthyfoodcatering #cateringtheavocado #oficinastheavocado #portugal #lisbon #realfood #loveit #saude #alimentação #alimentaçãosaudável #photooftheday #foodie #foodlove #plantbased #thelittleavocado #healthykidsparties # happyeaster #Easter

A post shared by The Avocado® (@the_avocado_naturalfoods) on

4. O que é que as ementas incluem?

As ementas do The Avocado Project são criadas especificamente para cada evento, dependendo da sua finalidade. Se for um evento desportivo, incluímos produtos mais proteícos. Exemplos: “energy balls” ou uns muffins de banana e manteiga de amendoim com sementes de cânhamo. Num evento feminino apostaríamos num sumo detox. Teríamos um húmus de beterraba, umas espetadas de abacaxi e hortelã ou uns frutos secos caramelizados com açúcar de coco.

5. E para os miúdos?

Para as crianças, no catering The Little Avocado, trocamos os alimentos menos saudáveis por outros igualmente apetecíveis. Mas mais ricos nutricionalmente. Brigadeiros, mini-panquecas, pipocas, croissants não faltam.  Tudo é feito com ingredientes frescos. Também não há farinhas ou açucares refinados. Evitamos também o glúten ou a lactose. E, claro, respeitamos todo o tipo de intolerâncias que possam existir por parte dos nossos clientes.

De pequenino se torce o pepino! As festas de anos já não precisam de ser carregadas de açúcares e produtos processados para fazerem felizes os mais pequenos 🙌 É incrível perceber que cada vez mais os pais estão conscientes e preocupados em passar bons costumes alimentares aos seus filhos! A Sofia contou com a ajuda The Little Avocado para preparar o lanche do pequeno Augusto e nós contámos com o apoio incondicional dos nossos parceiros para trazer mais saúde aos miúdos e graúdos! @quinoa_padariabiologica que com o seu pão maravilhoso de espelta criou umas mini sandwich de banana e manteiga de amendoim e outras de requeijão @queijostete (obrigado!!) e mel! @iswariofficial com o seu Pequeno Buda ajudou a trazer para a mesa as mini-panquecas de maçã e banana, os brigadeiros de batata doce e alfarroba e os pudins de mirtilos mágicos! Tudo feito com a ajuda indispensável @russellhobbs_pt 😍✨ Obrigado e parabéns Little Augusto! . . . Para mais informações: geral@theavocado.pt . . . #theavocado #naturalfoods #naturalflavours #eatclean #organic #glutenfree #dairyfree #lactosefree #sugarfree #healthyfood #instafood #catering #healthyfoodcatering #cateringtheavocado #oficinastheavocado #portugal #lisbon #realfood #loveit #saude #alimentação #alimentaçãosaudável #photooftheday #foodie #foodlove #plantbased #thelittleavocado #healthykidsparties

A post shared by The Avocado® (@the_avocado_naturalfoods) on

Temos feito bastantes festas infantis. É realmente muito interessante perceber que os pais começam a ter consciência da importância de uma boa alimentação para os filhos. Mesmo em dia de festa e que as crianças adoram!

6. Também apostam em oficinas. De que tipo são?

As nossas Oficinas são formações em alimentação e culinária saudáveis. No fundo são uma mistura entre uma aula e um encontro de amigos. É um local onde tentamos reeducar os hábitos alimentares de cada família. Explicar os benefícios dos alimentos. Desmistificar “modas alimentares”. Também conversamos sobre opções saudáveis, normalmente num almoço descontraído cozinhado e partilhado por todos os participantes. A partir da escolha de ingredientes e produtos base, fazemos receitas para a semana. O The Avocado Project são pequenos-almoços, sumos, marmitas para o trabalho, sobremesas, pratos principais e snacks.

 

 

 

o The Avocado também organizam oficinas e workshops para facilitar a tarefa árdua de mudar de hábitos. Basta estarem atentos ao Instagram.

Por falar em comida saudável, já ouviram falar dos maravilhosos snacks e planos da Be Well?

Escrever um comentário