no blog Dieta das Princesas tínhamos uma rubrica de Saúde Oral com a higienista Inês Bascuinho. no outro dia estava a pensar nos produtos nos quais invisto menos e pensei nesta questão do dentes. sabem que as pastas de dentes mais baratas não têm a quantidade de flúor necessária para garantir gengivas e dentes saudáveis? sabiam que fazer muita espuma não é sinónimo de uma lavagem eficaz e com qualidade? quem mais vai adiar as consultas no dentista até ter uma dor insuportável?
porque é um assunto que me preocupa decidi recuperar esses artigos e pedir outros. se tiverem alguma dúvida que gostassem de ver esclarecida mantém e-mail [inesbascuinho@gmail.com].
O que é a Erosão Ácida?
Acontece quando o esmalte do dente sofre uma perda superficial da sua estrutura, devido a dissolução causada por agentes não bacterianos. Os dentes apresentam-se, frequentemente, mais “transparentes” (translúcidos) no bordo incisal, o que em estado mais avançado leva o paciente a recorrer a um profissional de saúde oral por sensibilidade dentária ou pelo facto da estética do sorriso ficar comprometida.
Numa sociedade que se preocupa cada vez mais com a alimentação saudável e com a estética do sorriso, surgem agora ‘efeitos adversos’ da falta de conhecimento em relação à manutenção ideal dos dentes: escovar muitas vezes e com escovas mais duras não significa cuidado redobrado!
Em relação à alimentação saudável (normalmente, mais ácida), com mais incidência em frutas e legumes (consultar lista de exemplos) há certos aspetos a ter em conta para prevenir a erosão do esmalte dentário. São de igual teor ácido os adoçantes artificias, todos os refrigerantes e bebidas com gás, café, cervejas, licor, vinho, chá verde e preto, vinagre e tabaco.
Quando os ácidos (provenientes dos alimentos, bebidas ou estômago) entram em contacto com os dentes, a superfície do esmalte “enfraquece”, temporariamente, perdendo parte da sua constituição mineral. A saliva irá neutralizar esta acidez (de um pH baixo para um pH mais alto) e reverter esta situação, repondo o pH e remineralizando a superfície do dente. Contudo, é um processo lento e muito demorado (1 a 2 horas no mínimo).
Ou seja, se comer de 2 em 2 horas e escovar os dentes mais que 2 vezes por dia imediatamente após às refeições, estará a expor os seus dentes a uma severa erosão ácida com danos irreversíveis!
Os sinais de alerta que deverá ter em atenção são: sensibilidade dentária, dentes com aspeto de estarem mais “finos”, dentes mais amarelados, escuros ou translúcidos e forma mais arredondada. No entanto, apenas um especialista (Médico Dentista ou Higienista Oral) poderá fazer um diagnóstico mais correto.
PREVENÇÃO!
“Devo deixar de ter uma alimentação saudável, com base em frutas, legumes e chás?” NÃO! Mas deverá, sim, adotar medidas preventivas, tais como:
- Não lavar os dentes, imediatamente, após as refeições, sumos, cafés, etc. O ideal será esperar até 2 horas (no mínimo 1 hora). Durante esta “espera”, o seu dente encontra-se mais “enfraquecido” e a saliva estará a tentar reverter a situação!
- Não usar escova DURA, opte pela média e, preferencialmente, pela macia (suave ou soft). Escove devagar, sem magoar as gengivas.
- Não use pastas branqueadoras (mais abrasivas que só irão ´agredir´ ainda mais a superfície do dente). Opte por pastas por uma boa pasta de dentes.
- Use sempre palhinha para beber os seus sumos saudáveis (de frutas ou legumes) e refrigerantes. Não coloque a palhinha na ponta dos lábios mas sim mais para dentro da boca, de modo que o contacto do sumo/refrigerante com os dentes seja o mais reduzido possível. Não bocheche com o líquido, nem prolongue o seu contacto dentro da boca.
- Em alternativa a um maior número de escovagens por dia, aconselho, por exemplo, a substituir a escovagem da hora do almoço por um bochecho com Flúor. Também deverá bochechar à noite, 30 minutos após a escovagem e não comer nem beber durante, pelo menos, 1 hora.
- Atenção: às pessoas com refluxo, aplicam-se todas as medidas de prevenção acima indicadas.
Inês Bascuínho
Clínica Dentoral
Sabias que o flúor é um tremendo neurotóxico?
A neurotoxicidade de fluor apenas é aplicável para ingestao de elevadas concentrações de flúor, nomeadamente em águas muito florestadas [como é o caso de algumas regiões da China]. Não é aplicável à quantidade de flúor presente numa pasta, que é mínima, e que não é ingerida. Segundo as recomendações a nível europeu o indicado numa pasta dentífrica registada como cosmético será 1500 ppm de flúor.
Ola! Pessoas com erosão acida nos dentes podem comer pastilhas elásticas ou não é de todo aconselhavel?