Jamie Oliver

uma entrevista imprescindível: Jamie Oliver

esta é daquelas entrevistas que temos que ler. diria mesmo que devia fazer parte do “plano nacional de leitura para adultos” [não existe mas devia existir]. equilibro, consciência, a importância do descanso – está cá tudo.

ainda bem que existem pessoas cuja profissão envolve cozinhar, viajar e aprender. e ainda nem existem bom jornalistas para fazer as perguntas certas escrever desta forma.

ficam aqui algumas passagens.

 

“Com excepção das gorduras hidrogenadas, que são muito más para nós, até o açúcar é uma coisa linda. Eu nunca diria a ninguém “não coma um bolo”. Os bolos fazem as pessoas felizes, e quando comem um bolo sabem que é especial. Mas não se come bolo cinco ou seis vezes por dia como se faz com os refrigerantes.”

 

“A chave é a sustentabilidade. Se tratarmos o sono, o beber água e o pequeno-almoço como um trabalho, então tudo o resto entra num ritmo certo. Pode-se perder peso e comer imensa comida, ficar cheio, cheio, cheio.
O problema com os hidratos de carbono é que pensamos sempre em massa e pão, mas podem ser fruta ou bebidas ou snacks. Um terço da sua dieta pode, de forma saudável, ser constituída por hidratos de carbono, mas se incluir refrigerantes e esse tipo de coisas, irá disparar.”

 

“É preciso ver as coisas a crescer. Vocês são óptimos nisso, têm uma história e uma cozinha incríveis. Os navegadores portugueses andaram pelo mundo, só o facto de terem introduzido o vinagre na comida indiana, isso mudou a cozinha para sempre, é algo tão rico. Se queremos ter daqui a 50 anos um planeta mais saudável, é preciso ensinar as crianças a cultivar. Isto não é romântico. Quando se planta ou semeia coisas que depois se cozinham, isso muda-nos para sempre. Não significa que não se coma um McDonald’s ou se beba uma Coca-Cola, ou que não apanhemos uma bebedeira divertindo-nos com os amigos no bar. É preciso encontrar o equilíbrio.”

 

“O mais importante é ganharem consciência. Estou a fazer isto há 17 anos e mudei ao longo desse tempo. As pessoas pensam sempre que o importante é a pedrada no charco mas o mais importante são as ondas que ela provoca. Mesmo que as coisas sejam difíceis e não corram como eu queria, as ondas são lindas.”

 

podem ler tudo aqui.

2 comentários em “uma entrevista imprescindível: Jamie Oliver”

  1. Entrevista foi top! Sonho em ter um livro dele na minha cozinha.
    “Papo” os episodios todos dele na SIC mulher e no 24kitchen
    Beijinhos
    Carolina Melo

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *