o encanto da imperfeição

o encanto da imperfeição

Quando partilhei esta foto no instagram recebi imensos comentários a agradecer pela honestidade da partilha. É o encanto da imperfeição.

A confusão também fica bem na fotografia (pronto, verdade seja dita que fica melhor porque não tem som). Posso preferir fotos em que sorrimos mas nunca esconderei que a realidade também se faz dos outros momentos.

O caos do final do dia, entre banhos, jantares, trabalhos de casa, roupa para o dia seguinte, animados com a birra sonora da Maria Luiza, são tão felizes como uma manhã calma de domingo, com cheiro a torradas ou a papas de aveia, e sorrisos misturados com bocejos no edredon da cama grande. E somos uns privilegiados porque quase todas as nossas manhãs são muito calmas.

Voltemos à confusão. Os finais de dia são o momento mais cansativo do dia. Acho que são sempre e para toda a gente mas quanto mais logística pior. Aqui em casa tento ter quase tudo preparado para facilitar: os jantar está feito (nunca faço o jantar no próprio dia, opto por ter comida para a semana toda). As roupas do dia seguinte ponho-as de lado quando tenho uma pausa durante o dia ou quando estou a arrumar a roupa passada ou a apanhar a que já secou.

Temos a sorte de estar todos em casa às 18h. Depois vem a sequência: banhos intercalados com brincadeiras e trabalhos de casa, depois o jantar. A Maria Luiza vai presenteado o momento com birra de final do dia (bastante sonora que a miúda é linda mas estridente). É o tal encanto da imperfeição. Vamos falando sobre o dia que passou. como as rotinas de cada filho são desencontradas e eu trabalho emacia tenho muitos momentos de filho único que facilitam a comunicação.

É raro jantarmos todos sentados à mesa. Naquele dia estavam os dois a ver os seus vídeos. Há dias em que jantam sem tecnologias. Há dias em que aproveitam, depois dos trabalhos de casa de um dia de aulas, para verem aquilo que lhes apetece enquanto comem. Honestamente não stresso com isso porque vejo como um momento de descontracção. Quando os rapazes acabam de jantar é hora do banho da maria Luiza e de meia hora (pelo menos) de mama para ela adormecer. Depois – já em silêncio – é hora de eles irem para a cama. o A. mais cedo, o G. depois. Eu, não muito tempo depois porque sono é o meu segundo nome nos dias que correm.

Eu gosto do caos. Gosto da calma depois do caos. E adoro o registo de tudo isso. O encanto da imperfeição.

9 comentários em “o encanto da imperfeição”

  1. Pingback: o encanto da imperfeição - Baby Blogs Portugal

  2. Joana Ferreira

    Como é que uma apologista das coisas saudáveis permite que os filhos vejam videos enquanto comem ??? sabe o mal que isso lhes faz ? não falam um com o outro enquanto jantam ??? jantam m&m ??
    peço imensa desculpa, mas a imperfeição, neste caso, tem muito pouco encanto.

    1. Acho que cada mãe deve fazer o que achar melhor para os seus filhos. A catarina faz o que achar melhor para os dela. Correcto e incorreto não existe, porque por muito que ache que conhece a “casa” dela nunca saberá melhor do que eles o que é bom e mau para os seus filhos. Só há uma coisa que eu sei que é bom para qualquer criança. Os valores que lhes podemos transmitir. Um deles: respeito (principalmente respeito pela opinião e pelas atitudes do outro) desde que em nada interfiram com a nossa vida.
      Não-julgamento e a aceitação são sem dúvida atitudes a ter em consideração no dia-a-dia

  3. Catarina, uma curiosidade, como é que consegue ter jantares logo para a semana toda?
    Deixei a casa dos meus pais há poucos meses e confesso que a coisa que mais detesto é sentir que cheguei a casa e fui engolida pela preparação do jantar e loiças e roupas e afins…a grande maioria dos dias parece que não fiz mais nada sem ser trabalhar e tratar de coisas da casa. Como é uma mudança recente ainda estou a criar as minhas rotinas e a descobrir a melhor forma de me organizar para reduzir este sentimento. Algumas coisas já pus em prática ou já arranjei plano – a loiça, por exemplo, tratarei de arranjar uma máquina que lavar à mão consome imenso tempo – mas os jantares ainda não lhes consegui dar a volta (e não posso ir buscar ideias à mãe, que desde que me conheço cozinha todos os dias!). Já faço algumas coisas – cozinho as sopas ao fim-de-semana e dá logo para a semana toda, corto imensos legumes que também ficam prontos a utilizar durante a semana, e faço o planeamento de todas as refeições, por isso sei sempre o que vou comer naquele dia e não perco tempo a pensar no assunto. Mas ainda não consegui chegar ao prato principal. Como é que faz para ter pratos interessantes e sem ar de que foram feitos há dias e aquecidos para todos os dias da semana? Podia dar alguns exemplos? Obrigada!

  4. Olá Catarina! Parabéns pelo blog… Identifico-me imenso! Tenho uma filha com 4 anos e outra com 2 meses…. E realmente os finais das tardes são um turbilhão…. Entre mamadas, banhos e afins, o que mais me chateia é ter que cozinhar todos os dias! Como consegues ter as refeições prontas para toda a semana? Bjinho

  5. Pingback: aprender a lidar com a hora do caos com este truque de 5 minutos

  6. Pingback: lidar com a hora do caos com este truque de 5 minutos - Baby Blogs Portugal

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *