- Escolher [cerca de] 37 peças do vosso armário, excluindo roupa de ginásio, acessórios, roupa de praia, de dormir, roupa interior e a clássica de andar por casa. Estão a pensar no vosso guarda-roupa a abarrotar e a pensar como é que vão escolher apenas 37 peças?? Não tem nada que saber! Esvaziem o vosso armário na totalidade e disponham tudo em cima da cama, por exemplo. As peças que amam de paixão e usariam agora mesmo voltam para o armário, sem dúvidas. As que já não vos fazem sentido e não usariam, metam de lado, para dar, para deitar fora, venderem ou o que seja. As peças sazonais, como um casaco de inverno e malhas que não usam na estação quente mas adoram e usariam, arrumem no espaço do armário de inverno, numa caixa, na arrecadação, onde for, para incluírem no capsule wardrobe da estação fria. E as peças que vos deixam em dúvida, que não sabem se vos ficam assim muito bem, que não sabem se é a cor certa para vocês, que não conseguem largar porque deram muito dinheiro por elas ou porque têm valor sentimental, armazenem num sítio que podem lá voltar, se assim quiserem. O mais provável é não se lembrarem mais delas e se for esse o caso, se no final da estação não lhes tiverem mexido, significa que não foram usadas há pelos menos 3 meses e aí concluem que se não vos fizeram falta, provavelmente não irão fazer nunca e podem ir à vida delas. Toca a praticar o desapego. 🙂
- Usar apenas estas 37 peças durante 3 meses – uma estação. O outono acabou de começar, que tal iniciarem-se nesta empreitada e criarem o vosso capsule wardrobe para estes 3 meses quentes??
- Aproveita ao máximo o teu armário cápsula e não vás às compras durante estes 3 meses!
- Mas nas últimas duas semanas da estação podes dedicar-te ao planeamento do próximo armário cápsula e a comprar o que achas que está em falta. Não te esqueças de que há peças que podem muito bem transitar de estação para estação e que podes ir buscar as peças sazonais que puseste de lado. 5 pecinhas novas é mais do suficiente para cada estação.
Fácil, certo? 🙂 No entanto, se acham muito assustador atacar o vosso guarda-roupa sozinhas (toda a gente sabe que há monstros nos armários!), estejam à vontade para pedir uma ajudinha e tratamos disso. 😉 Terem um closet desafogado só vos traz vantagens e muito mais confiança, no vosso estilo e em vocês. Arrisquem no menos, não em mais!
quando tratar do meu conto-vos mais! sexta-feira já viu começar.
[a foto é da Zara]

Sim sou capaz..até porque devo ter menos que isso…
37 peças é mais do que tenho no meu wardrobe 🙂
Vou aderir 🙂 Não devo ter muito mais, no entanto não me ando a identificar com o que tenho no guarda roupa 🙂
Adoro ver que o Capsule Wardrobe esta cada vez mais a espalhar-se por Portugal =)
Vivo com um Capsule Wardrobe ha quase 3 anos, constituído por 60 peças (inclui tudinho, casacos, sapatos, malas, roupa interior, de ginásio, etc..) e AMO! Ja nao volto a consumir roupa como consumia antes, sinto-me mais livre e feliz a cada dia que passa.
Boa sorte com o teu Armário Cápsula =)
Sophie.
Sou fã de armários cápsula e já uso há alguns anos (comecei em 2013 com o project 333, que basicamente consiste em usar 33 peças de roupa em 3 meses), depois fui alterando ligeiramente as regras e adaptando à minha maneira. Agora tento ter um armário cápsula para todo o ano (ainda tenho muito mais peças do que gostaria, mas como estão boas e gosto delas não me livrei delas, simplesmente não irei substituí-las). É também importante não nos livrarmos das coisas só porque assim, há que pensar no impacto ambiental e o que acontece a partir do momento em que nos livramos de alguma coisa.
Um conselho para “as peças que vos deixam em dúvida” – costumo fazer o seguinte: obrigo-me literalmente a usá-las! Rapidamente percebo se faz sentido mantê-las ou não. Se algo não for dessa estação guardo e obrigo-me a usar na altura devida. Até agora não me arrependi de nada do que dei, até porque este método do armário cápsula nos permite precisamente conhecermo-nos melhor! E quando nos conhecemos melhor tomarmos decisões mais acertadas 🙂