há muitos estudos, textos e opiniões sobre filhos que dormem na cama dos pais. mas ninguém fala sobre o problema (atenção, estou com o dedo no ar) dos pais que dormem na cama dos filhos. eu durmo muito mal (já me queixei disso dezenas de vezes) ao ponto de ficar exausta. quando estamos todos em casa (final de tarde e até os deitar) tento não trabalhar: trato das refeições, dou mimos, ajudo a estudar e sou apenas mãe. assim, a noite é o meu momento de trabalho, o que desrregula ainda mais o sono. mas nem sempre foi assim. quando o G. nasceu dormia comigo para facilitar a amamentação à noite (sobre filhos nas camas dos pais, cada um sabe de si, tenho apenas a minha experiência e acredito que, mais importante do que exercícios de independência, é a família dormir o melhor possível. sobre intimidade defendo locais alternativos).
dormir com o G. era a melhor coisa do mundo porque para que ele dormisse eu ficava muito quieta e fechava os olhos para ele me imitar. adormecia sempre antes dele. quando deixou de mamar, o G. passou para o quarto dele, devagar e sem drama. sem drama para ele. porque eu voltei a dormir pessimamamente. e era ver-me a ir, às escondidas deitar-me com ele e levantar-me antes dele para não ser descoberta.
lembro-me sempre do pai do G. nunca consulta com o pediatra, refilar sobre o assunto. a resposta foi elucidativa:
– não é o G. que dorme com a mãe, é a mãe que dorme com o G.. acho que é a Catarina que precisa de ajuda.
o problema resolveu-se anos mais tarde com o nascimento do A.. deixei de ir às escondidas para a cama do G. e arranjei um ser pequenino para me curar os problemas de sono. a questão é que, independente e com o irmão no quarto, o A. gosta de dormir na cama dele há muito tempo. resta-me esperar pelas férias grandes, em que só há uma cama, e sonhar com quinze dias de sono recuperador.
conclusão: sou radicalmente contra pais que vão enfiar-se na cama dos filhos para dormirem melhor. eu juro que só vou quando o A. me chama (e, sim, vou aos pulinhos de felicidade).
sigam-nos no Instagram.


Andava a dormir mal e com insónias há muitos meses e curei-me com uma sessão de reiki. se quiseres dou contacto.
Compreendo-te…. a minha filha é o melhor soniforo….
Toda a gente precisa de amor e aconchego – as mães sozinhas também. Se calhar, sobretudo as mães sozinhas. Eu sei, porque sou uma. Hoje a minha filha faz 4 anos e eu sinto-me tão sozinha!
Ninguém sabe de pais e filhos que durmam juntos 14, 15, 16 anos depois dos putos nascerem. Durmo com as minhas filhas sempre que quero e me apetece, 2 ou 4 vezes por semana, nem as conto. Elas já sairão de casa e serão as adultas que o mundo deseja que elas se tornem com tanto "não se dá de mamar mais que X meses, depois parece mal; não se dorme com os filhos; as crianças precisam de actividades fora da escola, é enfia-las no ballet, esgrima e judo e natação e inglês e tudo o que faça parecer que elas têm um horário de adulto das 09 às 19". Talvez por isto tanto adulto se comporta com fedelho pequeno e tanto fedelho pequeno como adulto.