o que é um amigo

Afinal, o que é um amigo?

Este fim de semana fui ao Porto com duas amigas que adoro. Uma maravilhosa prenda de aniversário pelos meus 40 anos (foi em Março, é verdade mas isto de conciliar agendas não é fácil). Comer, conversar e passear. Exactamente por esta ordem de relevância. E durante todos estes momentos curar as saudades. Já partilho a parte da comida mas vamos agora às conversas. Sabem quando estamos a falar de alguém e dizemos: “aquele teu amigo”, “a tua amiga” e na verdade é apenas alguém que conhecemos. Foi assim que surgiu a pergunta: afinal, o que é um amigo?

Quem são as pessoas que consideramos amigos? Que critérios para lhes atribuirmos esse título tão importante? E repeti a pergunta mil vezes: o que é um amigo? Enquanto provámos a melhor tosta de abacate do mundo (Humor ao Lume), as melhores asas de frango e o melhor ramen (Ro), o pão divinal e o melhor golden latte (Nola Kitchen). Quando comi uma tripa de ovos moles perfeita já estávamos de regresso e a tentar não ir com a chuva por isso não perguntei mais vezes.

Para mim um amigo é alguém com quem posso contar. Não é alguém com quem falo todos os dias (porque detesto falar ao telemóvel), não é alguém com que estou regularmente, não é apenas alguém que conheço e até gosto. Um amigo é aquela pessoa a quem posso ligar se precisar de chorar (mesmo que não chore). Por isso não goste que vá tudo corrido a “amigo” quando estamos a conversar. Um amigo é uma coisa séria, importante, única.

Eu sei quem são os meus amigos. Guardo-os nos dedos das mãos. E acho que são muitos. Porque mesmo que fosse apenas um, sendo mesmo amigo, nunca poderia dizer que é pouco.

Como diz a canção: coisa mais preciosa no mundo não há.

Conseguem responder à pergunta: o que é um amigo? E outra pergunta que surge sempre: E quando a mãe não está?

4 comentários em “Afinal, o que é um amigo?”

  1. Pingback: Afinal, o que é um amigo? - Baby Blogs Portugal

  2. Antes de mais muitos parabéns! Todas umas giraças de alto lá com elas!
    Depois a minha definição de amigo é: amigo não é aquele que te levanta quando cais, isso qualquer pessoa de bom coração te ajuda, mas aquele que antes de te ajudar a levantar dá logo uma carga de porrada no sacana que te empurrou.
    🙂

  3. Li e reli. Amigo é tudo o que a Catarina disse. É aquele que pela nossa expressão facial sabe exactamente o que estamos a sentir. Sem ser preciso usar palavras. Que mesmo que passem meses, anos, dias, horas, segundos, o momento em que se está junto é como se o tempo e a vida tivessem congelado e tudo estivesse exactamente como no instante do último “adeus”. Amigo faz-nos chorar de rir, chorar de felecidade por ele, chorar no ombro dele. Amigo é mais uma parte que compõe o nosso coração, uma forma de amor.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *