nisto da alimentação dos bebés tenho apenas como base de conhecimentos os três filhos e adorar comer. assim, e sei que este é um tema que nós, como mães, gostamos de saber mais mesmo que já tenhamos vinte filhos, trouxe quem sabe muito mais sobre diversificação alimentar no primeiro ano de vida: a chef Joana Moura e a médica pediatra Joana Appleton Figueira.
para além de serem duas pessoas de quem gosto muito e fantásticas naquilo que fazem são autoras do livro “Comer bem, crescer saudável” – um livro que pretende ajudar os pais que não se reveem na alimentação socialmente estabelecida e procuram uma nova forma de alimentar e promover a saúde dos seus filhos. para além de textos informativos e esclarecedores sobre vários temas – da dieta vegetariana à dieta paleolítica, do Baby Led Weaning à forma como devemos ler os rótulos –, o livro inclui também dicas e ideias para as refeições em família de toda a semana, de forma a torna-las momentos conscientes, relaxados, felizes e saborosos.
este vídeo é a primeira parte de uma conversa informal que tivemos sobre diversificação alimentar.
cá em casa tem sido um processo muito tranquilo. a miúda adora explorar o nundo novo dos alimentos – sai à mãe – e nós temos tentando dar-lhe essa liberdade nos momentos em que a logística permite. digamos que temos uma abordagem mista, não porque ache que é melhor ou pior mas porque é aquele que conseguimos em termos práticos. nisto da alimentação, como em tudo o resto, nos bebés e a vida, devemos fazer mais aquilo que funciona connosco e com a nossa família. dar o melhor aos nossos filhos mas não deixar que o stress e a ansiedade de fazer bem seja superior aos benefícios.
Pingback: descomplicar e a primeira papa, depois das papas de aveia, claro
Pingback: baby led weaning. bebés paleo? dicas fundamentais sobre o aasunto