ser mulher

3

há um ano, numa feliz coincidência, mas num num momento em que consigo recordar o medo, soube que ia ser mãe de uma menina. era mãe de dois rapazes, consciente da necessidade de os criar com a noção que homens e mulheres não são iguais mas devem ter os mesmo direitos e as condições para terem as mesmas oportunidades. mas ser mãe de uma menina assustou-me exactamente porque sou mulher e sei que isto do género ainda significa que muitas coisas são diferentes. este dia existe porque há uma luta que não esta terminada. este dia existe porque este mundo ainda assiste a situações gravíssimas em que as mulheres são maltratadas apenas porque são mulheres, em que não têm direitos apenas porque são mulheres. este dia existe por coisas tão simples como confundirmos defender os diretos das mulheres com não poderem ser vaidosas ou mostrar o corpo.

este dia existe porque as mulheres não querem ser iguais aos homens, somos fisicamente diferentes, mas querem poder ser mulheres, da forma livre que o decidirem ser – suaves ou brutas, mães ou não, trabalhadoras em casa ou sem conseguirem ir a casa pelo cargo importante que têm, discretas ou despidas, cheias de pudor ou vergonha nenhuma, princesas ou camionistas.

sou mulher e mãe de uma menina. e espero conseguir que ela sinta essa liberdade e esse mundo de possibilidades. sou mulher e mãe de dois meninos. e espero que eles saibam exactamente o mesmo. é esse o meu desafio neste dia e em todos os outros.

3 Comentários
  1. Ana Brighton says

    Bonito post. Senti o mesmo quando me disseram: “Ainda é cedo, mas parece que vem aí uma menina!”.

  2. […] há um ano, numa feliz coincidência, mas num num momento em que consigo recordar o medo, soube que ia ser mãe de uma menina. era mãe de dois rapazes, consciente da necessidade de os criar com a noção que homens e mulheres não são iguais mas devem ter os mesmo direitos e as condições para terem as mesmas oportunidades. mas ser mãe de uma menina assustou-me exactamente porque sou mulher e sei que isto do género ainda significa que muitas coisas são diferentes. este dia existe porque há uma luta que não esta terminada. este dia existe porque este mundo … Ver artigo completo no Blog […]

  3. Raquel says

    Por aqui soubemos no dia 7 (seria um rapaz e tinhamos 2 meninas). Tudo de bom

Comentar

O teu endereço de email não será publicado.