Dieta das Princesas

comer bem e ser feliz: os hidratos de carbono que fazem bem

comer bem e ser feliz: os hidratos de carbono mais saudáveis

falemos de alimentação saudável. mais concretamente daquele que é o nutriente mais temido da roda dos alimentos: os hidratos de carbono. neste post vamos fazer as pazes com eles, mostrar que eles são importantes e que nos fazem muito bem, se os soubermos escolher. como costumo dizer nos workshops, em jeito de brincadeira, não comer hidratos é como estar solteira muito tempo, há um momento em que comemos qualquer porcaria que nos aparece porque estamos desesperadas e sem capacidade para fazer boas escolhas.

comecemos por falar da principal função que este nutriente tem no nosso corpo e que é fundamental para conseguirmos desempenhar, e bem, todas as tarefas do dia-a-dia: os hidratos de carbono [juntamente com a proteína e a com a gordura] são a nossa maior fonte de energia. logo aí, vemos que não os devemos excluir, de forma nenhuma, da nossa alimentação. resta agora perceber quais é que são as fontes que devemos escolher. mas antes de lá irmos, uma nota muito importante: bolachas, bolos, cereais de caixa, fora! se não forem feitos em casa, são veneno e, sim, são esses os verdadeiros responsáveis pelo excesso de peso e por outros problemas de saúde. na expressão que mais gosto – alimentação consciente – são aqueles alimentos que podemos comer de vez em quanto mas tendo noção que fazem mal.

a regra mais básica para acertamos nos hidratos de carbono [excepto no caso da fruta, sim a fruto é um hidrato, doce e saudável] está relacionada com a cor: devemos sempre preferir os escuros aos brancos, uma vez que são estes que nos dão energia de forma mais equilibrada e constante. ou seja, optar sempre pelas versões integrais da massa, do arroz, da farinha ou do pão, por exemplo. podemos ainda falar de outras fontes que são, em simultâneo, excelentes formas de obtermos outros nutrientes. falamos, por exemplo, de aveia e de quinoa. o primeiro maravilhoso para o pequeno-almoço ou lanche e o segundo um ótimo ingrediente para substituir os acompanhamentos mais vulgares às refeições.

estes são dois dos produtos que escolhi para incluir na minha lista de sugestões de hidratos de carbono bons, que devemos consumir sem medo e conscientes de que nos fazem bem! para saberem mais informações, basta carregar em cima de cada produto.

 

Comentários (5)

  • […] comecemos por falar da principal função que este nutriente tem no nosso corpo e que é fundamental para … Ver artigo completo no Blog […]

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  • Os flocos de aveia da prozis são otimos,
    adoro e qualidade preço também!!!

    é verdade, os nossos hidratos são essenciais!
    beijinho

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  • Leio esta frase “bolachas, bolos, cereais de caixa, fora! se não forem feitos em casa, são veneno e, sim, são esses os verdadeiros responsáveis pelo excesso de peso e por outros problemas de saúde” e não paro de pensar em quão perigosas são as verdades absolutas e tantas vezes infundadas. A Catarina não é nutricionista, médica ou de forma nenhuma especialista em nutrição. Faz as suas escolhas, as que considera boas para si e aconselha-as aos seus leitores porque acredita nelas. Tudo muito bem. Acho ótimo. Mas há algo de muito errado nesta frase. Por um lado bolachas, bolos e cereais de caixa não são necessária e obrigatoriamente maus alimentos, há todo o tipo de produtos no mercado, uns mais saudáveis do que outros. Além disso ser “feito em casa” não é garantia de coisa nenhuma em termos de nutrição (um exemplo absurdo só para demonstrar o que quero dizer: o que é mais saudável, fruta desidratada de pacote, com açucares adicionados, ou batatas fritas feitas em casa?). O que é mesmo importante é sabermos ler rótulos, compreender o valor nutricional de cada alimento, natural, processado, feito em casa ou comprado feito.
    Por outro lado peso e nutrição são duas coisas muito distintas. Eu posso fazer uma alimentação “saudável” comer só alimentos nutricionalmente ricos e ter excesso de peso, basta para isso come-los em demasia. Da mesma forma é possível perder peso comendo apenas Mc Donalds (http://www.businessinsider.com/how-to-lose-weight-eating-only-mcdonalds-2015-10). Peso é a diferença entre calorias ingeridas e gastas.
    Antes que me caiam em cima deixe-me só acrescentar que não sou uma “hatter”, sou fã do blog, li o livro Dieta das Princesas, gostei dele e faço receitas de lã. Não vim aqui destilar veneno, apenas sinto que aquela afirmação passa uma mensagem que, apesar de comum, é fundamentalmente errada.

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    • “na expressão que mais gosto – alimentação consciente – são aqueles alimentos que podemos comer de vez em quanto mas tendo noção que fazem mal.” está lá escrito 🙂

      claro que feito em casa não garante nada, apenas que podemos ter a certeza dos ingredientes que usamos.

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  • […] Ainda a propósito do cabaz, quais é que são os hidratos de carbono que fazem bem? […]

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