semanas que nos seguram

“são estas semanas que nos seguram…”

Já se devem ter escrito centenas de crónicas, estudos e textos variados sobre este tema mas é inevitável: há quem pague para passar férias e acabe muito mais cansado do que no primeiro dia. E ao cansaço podíamos juntar má disposição, raiva, discussões e uma lista infinita de tudo aquilo que, supostamente, as férias servem para deixar para trás.

Cresci com uma frase dos meus pais que nunca esqueço: “são estas semanas que nos seguram”. Percebi, já adolescente, que as férias que pagávamos, entre a Serra da Estrela, Armação de Pêra e até Cuba, num último desejo do meu pai já doente, eram o dinheiro mais bem gasto da vida dos meus pais. Lembro-me, com muitas saudades, do sorriso dos meus pais durante a férias. Registava-o para recordar o ano inteiro, principalmente nos dias em que o semblante carrancudo do meu pai era demasiado pesado e duro.

As duas semanas que passo de férias com os meus filhos, fora de casa, com direito a praia e gelados, estão  previstas no orçamento mas custam sempre. É um gasto para além daquilo que prevemos para todos os meses mas vale cada cêntimo. São os nossos dias, recarregamos as baterias, damos mimos cheios de água do mar, e gargalhadas com muita areia. Adormecemos cansados e abraçados. Não descanso, mas construo memórias, para mim e para eles, que nos seguram nas ausências e nos dias mais cinzentos.

Não entendo quem paga para vir de férias e grita no trânsito, empurra na fila do supermercado, dá palmadas aos filhos, e discute com o marido, a mulher e os amigos. Não entendo quem gasta dinheiro para viver dias de tensão, ainda mais tensão, numa obrigação a quem chamam férias mas em que não descansam coisa nenhuma. Vir passar uns dias fora não é uma obrigação. Fiquem por casa, baixem os estores, durmam sestas e façam as compras on-line. Inventem a vossa forma de férias, mas descansem.

 

“são estas semanas que nos seguram…”

 

 

já nos seguem no instagram?

6 comentários em ““são estas semanas que nos seguram…””

  1. Cada vez mais penso assim: se a casa tem areia no chão – não quero saber, se jantamos as 22/23 – não faz mal, se hoje não toma banho-amanhã passa o dia na piscina….Tenho o resto do ano para impor rotinas e horários ! "são estas semanas que nos seguram.." que mostram o nosso lado mais solar.boas férias

  2. É mesmo isso que eu sinto!!

    Os 15 dias de férias de praia com o meu marido e com as minhas princesas são os melhores dias do ano e passamos o resto do ano a contar os dias para regressar à praia, aos gelados, aos mergulhos, aos saltos nas ondas e à vida sem horários a que nos permitimos durante estes 15 dias! Tudo é permitido nestes 15 dias, gelados todos os dias, batatas fritas a todas as refeições, crepes com nutela ao pequeno almoço, etc.. Só não é permitido ser mal educado!!
    As minhas filhas adoram estes 15 dias e espero que esta lembrança as ajude a esquecer que esta mãe é um bocadinho chata no resto do ano!

    Eu também tenho muito boas recordações dos Verões da minha infância…entre a brincadeira com os primos na casa do bisavô e as férias com os pais no Algarve, eram 3 meses muito felizes.

  3. Essa frase resumo mesmo bem as férias. São o que nos segura e o balão de oxigénio para o dia a dia da rotina e dos horários. E nós quase, quase lá 🙂

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *