[quem fez campos de férias?] *

Esta manhã prometi a mim mesma que, quando tiver idade, vou inscrever-me no “Praia Campo Sénior” da minha junta de freguesia. Quem fez campos de férias entenderá de imediato aquilo que escrevo: o Verão traz sempre esta nostalgia, este vazio, esta saudades dos melhores tempos das nossas vidas.

Antes de transformar esta crónica num momento saudosista e lamechas deixo-vos uma útil dica de poupança: muitas juntas de freguesia têm campo de férias “vai e vem” (os tais “praia campo” em que os miúdos, e agora sei que também os mais velhos, saem cedo para várias atividades regressando ao final do dia) gratuitos ou a preços simbólicos. São excelentes opções para ocupar os dias de verão dos miúdos porque, infelizmente, as férias dos pais não duram tanto como as dos filhos e nem sempre há redes de apoio familiar por perto. Para além das Juntas de Freguesia existem várias opções, mais caras e mais baratas, em campo de férias “vai e vem” e fechados (em que os miúdos ficam a dormir durante um período de tempo, sendo o mais comum ficar 15 dias) tanto a nível particular como em várias associações infanto-juvenis e religiosas.  As grandes empresas e mesmo os sindicatos em algumas áreas profissionais têm esta opção para os filhos dos funcionários e têm algumas das colónias de férias mais emblemáticas.

Para além do factor preço, nisto de tomarem conta dos nossos amores maiores há outros aspectos a ter em consideração: quando escolher um campo de férias informe-se sobre o cumprimento de todos os alvarás de licenciamento, visite local e converse com as pessoas responsáveis. O ideal mesmo é escolher o local através de referências de outros pais que já lá tiveram os filhos.

Eu tive a sorte de participar nas colónias de férias do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, em Louriçal de Campo, durante toda a minha infância e adolescência. Se fechar os olhos consigo ver as enormes camaratas e as varandas com vista para a serra. Consigo sentir o calor da viagem de muitas e muitas horas e o barulho da Volta a Portugal em Bicicleta que, todos os anos, íamos ver a Castelo Branco. Construí naquele lugar as minhas melhores memórias de Verão. Mais tarde fui monitora nos campos de férias do Banco de Portugal e da APCC.

Apenas entenderá quem também fez campos de férias mas, assim que as aulas acabam, mesmo que agora sejam as dos meus filhos, assim que cheira a verão, mesmo que este ano as estações estejam ainda mais trocadas, o único lugar onde nos apetecia estar era ali, nessas quinzenas que se vivem como vidas inteiras.

* tantas tantas saudades de Louriçal do Campo. e da Quinta da Fonte Santa…

[crónica publicada na semana passada no site Dinheiro Vivo]

Ficam algumas sugestões:
Campos de férias Science4you
Workshop “Grandes Aprendizes”

 

9 comentários em “[quem fez campos de férias?] *”

  1. Catarina, a vida é mesmo "um penico". Sempre que falas do teu Pai eu sinto que há algo comum e que se toca entre as nossas vidas (ou o nosso passado). E isto à parte de viver com a mesma dor da perda de Pai. Finalmente hoje descobri: eu também sou menina das colónias de férias do Banco de Portugal. Das colónias abertas (vai-vem) onde estive desde pequenina até ser monitora alguns anos. A Quinta da Fonte Santa é-me tão familiar!!! Concerteza até nos cruzámos algumas vezes. E os nossos pais terão sido colegas….
    E sim, campos de férias são obrigatórias para qualquer criança e/ou adolescente. As internas eu fiz pela ACM. Adorei!!!
    Um grande beijinho.
    Catarina

  2. fiz campos de férias da edp durante toda a adolescência, e agora que eles abriram as portas aos netos dos funcionários também os meus filhos e sobrinhos vão….e é tão bom ve-los ter o mesmo tipo de experiência!

  3. Também fiz quando era mais pequena e agora sou monitora na Pranima, que para além de uma associação é uma grande família! http://pranima.org/
    E agora existem outras opções, para além das "abertas" e "fechadas" usuais!
    Eu sei o que é estar sempre à espera do Verão 🙂

  4. só quem passa por lá é que sabe mesmo o que se vive.. é algo de outro mundo, que saudades tão grandes! eu, infelizmente, só fui monitora, mas quando tiver filhos vou levá-los para campos de férias. das melhores experiências <3 *

  5. A QFS fica no nosso coracao… agora vou la a piscina com o marido e o filho estou-lhes sempre a contar que a mamã fez colonias ali… o bidonvil é acolá… e as noites de discoteca eram alem… and so on… conto tudo com um enorme sorriso nos labios e com uma saudade que me estremece o coração. Que veroes e pascoa fantasticas ali passei. A minha melhor amiga conheci.a na quinta. Ja la vao mais de 20 anos! So espero conseguir dar ao meu filho a oportunidade unica de passar os veroes como se fossem o ultimo! Sem dormir e feliz da vida. Obrigada por me fazeres lembrar destes tempos e sim, fiz um campo contigo Catarina. Um grande beijinho e continua a escrever como escreves. Tao bem!

  6. Pingback: Qualidade de vida é um dia bem passado - dias de uma princesa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *