quarto de crianças arrumado, é possível? no outro dia estávamos a fazer um directo no instagram – programa de final de dia preferido do Afonso – e pediram-nos para mostrar o quarto dos meus filhos. Maria Luiza ainda não tem quarto – tem a cama e a cómoda da roupa no nosso, e os rapazes partilham o quarto apesar de, na prática, irem ocupando vários espaços na casa dependendo do que estão a fazer.
depois dos comentários o facto de estar arrumado [que é normal porque eu gosto dos espaços vividos e aproveitados mas em ordem] pensei que era um bom tema para um post. o que é que faz mesmo falta para um quarto de criança funcional?
prateleiras. as mais altas para arrumar os objectos que não estão sempre a usar. ou que não queremos que estejam tão acessíveis. as mais baixas para os livros e para os brinquedos especiais que eles gostam que estejam em exposição.
um cesto para os brinquedos. ficam mesmo à mão e não há desculpa para não voltarem a ser arrumados
um grande almofada para o chão. ou um tapete fofinho. os miúdos adoram brincar no chão, ler no chão, estar no chão. assim estão confortáveis e não apanham frio. até eu quero uma enorme almofada no chão um livro.
e almofadas que sejam brinquedos também. para encostar. para aninhar. para brincar. para adormecer.
iluminação. faz falta nos dias escuros de inverno, nas noites e só para decorar. e brincar ao faz de conta. como no cinema.
e ficam algumas dicas:
– pode parecer missão impossível mas tenham poucos brinquedos. podem ir trocando [escondendo uns e disponibilizando outros]. podemos dar aqueles que já não usam. podem emprestar aos amigos ou aos irmãos mais novos. muita coisa gera confusão e dispersa;
– já os livros, para mim, nunca são demais [mas ponto, também convém não abusar];
– arrumar também é uma brincadeira, e se sentirem assim óptimo. mas arrumar deve ser uma rotina [para não dizermos regra]. brincar, arrumar. sem pretenção que arrumem de forma perfeita;
– invistam em peças bonitas mas simples que possam ser adaptadas às várias idades;
– criem recantos que permitam aos irmãos estarem a fazer coisas diferentes no mesmo espaço. ou, sendo apenas um, que possa ter aqueles cantinho que estimulam a imaginação ou apenas a vontade de viajar para dentro de um livro.
Pingback: 5 dicas para um quarto de criança arrumado - Baby Blogs Portugal
Que dicas tão boas! 🙂
Se realmente tivermos pouca coisa isso ajuda imenso! Nada como acumular pouca coisa e ir sempre destralhando.
E a dica de ter almofadas que funcionam como brinquedos é genial 🙂