Mês: Janeiro 2017

cuidar de ti

prometo cuidar sempre de ti

“prometo cuidar sempre de ti”. quando estava grávida da Maria Luiza costumava pedir em pensamento: que não faça birras ao final do dia como o Gonçalo e que não deteste andar de carro como o Afonso. pois bem, mais valia estar calada porque Maria Luiza fazia birras memoráveis ao anoitecer (e tenho que escrever no passado porque …

prometo cuidar sempre de ti Ler Mais »

conjugar tudo [dói-me a cabeça]

sinto que a cabeça vai rebentar. tenho tudo por fazer e a minha agenda mental não consegue processar mais informação, a lista de tarefas pendentes está desarrumada e transborda. é isso que me faz doer a cabeça. ontem não dormi e sei que esta noite também não dormirei. a miúda está ranhosa e acorda muitas …

conjugar tudo [dói-me a cabeça] Ler Mais »

casa quente em tempo frio

casa quente em tempo frio: luxo ou direito?

Perante a notícia destes dias muitos frios conversava com outras mães sobre o desafio de manter uma casa quente no inverno. Isto quando éramos solteiras e independentes não nos preocupava tanto, mais um edredom, mais umas meias, e apesar de acordarmos com o nariz gelado, a coisa fazia-se. Agora, com miúdos pequenos, a questão nem é como …

casa quente em tempo frio: luxo ou direito? Ler Mais »

separação

Depois da separação: a amizade dá trabalho mas compensa

Na escola, um dos meninos da turma chorava porque tinha visto os pais discutir. A professora, numa tentativa de o acalmar, garante que é normal e que de certeza já tinha acontecido a todos os colegas da sala. A todos menos a um. Gonçalo levanta o dedo e responde. “Mas eu nunca vi os meus …

Depois da separação: a amizade dá trabalho mas compensa Ler Mais »

gostar de ti

gostar sem mas *

Reencontrei esta publicação do instagram (no dia do nosso casamento). Comovo-me quando me lembro deste dia (e deste abraço). Percebe-se naquele instante como é gostar de ti. Também me comovo no abraço que me dás quando chegas a casa e eu me sinto a menos interessante das criaturas. Como podes gostar de mim a cheirar …

gostar sem mas * Ler Mais »

Parentalidade. Licença a dois precisa-se [pelo bebé e pelo casal].

Eu defendo que devia existir a possibilidade de um casal usufruir mais tempo de licença de parentalidade em conjunto. Falo da possibilidade em termos legais mas também da abertura das empresas para que esse tempo pudesse ser gozado sem qualquer constrangimento causado pela entidade patronal do pai ou da mãe. Atualmente existe já um número …

Parentalidade. Licença a dois precisa-se [pelo bebé e pelo casal]. Ler Mais »