
Eu já corria quando era miúda e o atletismo sempre esteve presente em minha casa. Aliás, confesso muitas vezes como me sinto perto do meu pai enquanto corro. Mas encontrei nesta nova onda de gente que corre, a motivação para (re)começar.
Era em relação a este conjunto crescente de pessoas que correm, e a que chamam moda, que neste fim de semana se protestava a propósito de mais um corte na Avenida da Liberdade, desta vez para a São Silvestre.
Primeiro permitam-me que discorde da palavra “moda”. Portugal sempre foi um país de corredores, cheio de colectividades e clubes de atletismo. Portugal tem um historial único de corta matos escolares e provas de juvenis. As nossas medalhas olímpicas são ganhas a correr. Os muitos corredores com mais de 70 anos que vejo na cidade e nas corridas como a São Silvestre não cederam a uma moda. As centenas de t-shirts de dezenas de clubes antigos de corrida mostram pessoas que não cederam a uma moda.
A corrida chegou à cidade. É uma resposta à crise, sem que isso signifique que quem corre não gaste dinheiro com esse desporto. Mas quem corre limpa a cabeça das pressões crescentes dos dias, das angústias, das depressões.
Eu concordo que podemos melhorar a forma como a cidade recebe estas provas – mais informação, mais alternativas em termos de mobilidade -, mas a cidade tem que ter cada vez mais eventos como a São Silvestre, momentos em que as pessoas se juntam. E se apoiam. Pessoas de todas as idades, de todas as condições físicas, desconhecidos que trocam palavras de apoio, casais de mão dada, grupos de amigos.
A corrida é um momento de respeito brutal por nós mesmos e pelos outros.
Aquilo que desejo para 2014, para mim e para todos, é que corram, com tudo o que isso tem de bom: física, psicologicamente e em aprendizagens diárias.
Eu corri tanto em 2012 e tão pouco em 2013!
Tenho de reverter esta tendência pois sinto tanto a falta da corrida!
vidademulheraos40.blogspot.com.
é um dos meus objectivos para 2014 e ao ler o teu blogue ainda fico com mais vontade! Vai mantendo-nos actualizados quanto às corridas que se passam na cidade, se faz favor 😉 **
Catarina, uma questão que pode parecer parva: nestas corridas em que tens participado, também há gente a caminhar ou toda a gente corre?
(Ainda não ganhei coragem para começar a correr, continuo nas caminhadas!)
Beatriz, há pessoas a caminhar mas o ideal é começar mesmo nas provas de caminhada ou fazer os 5km correndo e andando.
Há provas de caminhada? (tenho de me cultivar nisto!!!)
Obrigada Catarina :))
Eu ando cheia de vontade…mas sozinha…chateia…as minhas amigas são umas preguiçosas…bjos