então vou explicar.
eu gosto muito de comer. tenho um verdadeiro prazer em comer, em saborear comida bem feita, em distinguir os sabores, em procurar as texturas. gosto de doces e salgados mas tenho um encanto pelos doces. são mais bonitos. se escrevesse isto há um mês dizia-vos que tinha sempre fome e era verdade. neste momento e depois da minha decisão sinto-me bastante controlada.
juntemos a outra questão. eu não gosto muito de cozinhar. faço as refeições dos meus filhos, faço saladas, faço panquecas doces, panquecas de legumes e um pão de banana e framboesas [as duas últimas receitas mérito da Mafalda Pinto Leite].
quando vejo fotografias de doces maravilhosos, em que chocolate brilha, em que conseguimos sentir o cheiro, em que adivinhamos a humidade daquelas massas e os crocantes misturados, as minhas expectativas ficam muito elevadas. nesses momentos as bolachas e os cereais que estão nas gavetas da cozinha transformam-se em maçãs. nada daquilo que existe em casa pode satisfazer os meus desejos. e assim, imagino que, no dia seguinte, vou procurar aquele doce. mas quando acordo não tenho fome.
quando estava grávida do G. fui posta de dieta [tensão alta]. à falta de todos os canais televisivos sobre comida que agora existem, imprimia ementas de eventos [aquelas muito descritivas] e comprava revistas de culinária. à noite, quando sentia fome, lia, lia, lia e ficava a olhar para as imagens. depois daquilo nada do que estava em casa seria suficiente. a solução estava encontrada. e agora partilhada.
[e porque ontem vos falei das abóboras que recebi, fica aqui uma das minhas imagens preferidas.]
Aiiii que atentado! Agora nada do que tenho aqui à volta me é suficiente! (Salivar…)
Beijinhos
Eu também me babo pelos doces. o pior é que, como tudo o que há em casa para colmatar a falta daquilo que desejo e o que ganho com isso? Arrependimento, sentimento de culpa e quilos a mais. Acho que terei de fazer uns exercícios mentais e começar a ver as coisas de outro modo. Obrigada pela partilha. Bj
Eu acho que é mesmo assim Catarina. Sou viciada em livros de culinária e a sensação que tenho quando os revejo é mesmo essa. Nada naquele momento existe ali para aceder às tais expectativas que criámos interiormente. 🙂
Eu às vezes penso é que engorda. Mesmo.
É mais ou menos como quando vou a uma festa e olho para a mesa cheia de doces, e aí nada me apetece! Basta olhar para a mesa e pronto, já está! 😉
The gLiTtEr Side
Um dia denuncio o teu blog….
Essas imagens são pornografia pura ! um pecado…
Há uns anos prometi que quando tivesse o Livro do Pantagruel deixaria de comprar outros livros e revistas de culinária.
É óbvio que foi/é uma promessa não cumprida…e neste momento, depois de ver esta foto, vou ter de arranjar qualqer guloseima para saborear.
Eu ando numa fase em se for doce marcha TUDO. Auto-controlo zero. Depois vou correr como se viesse o diabo no meu encalço… enfim…