sou rica e não sabia

Descobri que tenho comportamentos de rica. Pelo menos é o que me garante a conta da EDP. 
Pago mensalmente 90 euros, conta certa, à EDP. Liguei para a Endesa e para a Galp quando apareceram como alternativa mas, nos dois casos, disseram-me que a descida seria mínima. Face a isto, e considerando que cá em casa tudo é elétrico e não pago gás, fui aceitando este valor demasiado elevado para o meu orçamento. Na sexta feira chegou o acerto anual: 110 euros.

Como é que se gasta um valor insuportável num bem essencial?

Eu vivo num T2, mais parecido com um T1+1, tenho um único e pequeno aquecedor a óleo que ligo nos dias mais frios, principalmente à noite, usando as horas de vazio do bi-horário, tenho frigorífico, máquina de lavar roupa e louça (tudo classe A) e os normais aparelhos eléctricos (um computador, uma televisão e os equipamentos inerentes).

Quando o meu filho pequeno nasceu, comprei uma ‘luxuosa’ máquina de secar roupa que custou 180 euros, classe A. No inverno funciona todos os dias, mas sempre nas horas de vazio, assim como a máquina da roupa. Aliás, ponho o despertador para acordar a meio da noite e passar a roupa da máquina de lavar para a máquina de secar.

Posso deixar de usar a máquina de lavar louça, mas isso implica gastar mais no aquecimento da água no termoacumulador. Posso lavar a louça com água fria, mas acabo por gastar mais em água e detergente. Posso deixar de usar a máquina de secar, mas acabarei por lavar a roupa novamente ou mandar o meu filho a cheirar a mofo para a escola. Também podia dormir com mais um cobertor, mas o meu filho pequeno destapa-se a noite toda e recusa-se a dormir com qualquer coisa a tapar-lhe os pés.b

Damo-nos ao luxo de ligar o aquecedor à noite. E luxo não é viver nas Caraíbas, é manter a casa a 19ºc.

Aceito sugestões, aconselhamento psicológico e serviços de consultoria gratuita para encontrar os meus tiques de rica-que-nunca-fui nestes quase 70 metros quadrados. Prometo seguir a prescrição à risca.

 

Sou rica e não sabia

13 comentários em “sou rica e não sabia”

  1. Também apenas tenho eletricidade em casa, não tenho gás. Dou aqui umas ajudas à reflexão.

    1 – Se conseguir ter horas certas para usar a água quente (muito quente, não me refiro a água tépida para lavar as mãos ou os dentes mas sim a água quente para os banho), ponha um temporizador para ligação do termoacumulador apenas 1h30 antes da utilização da água (digo isto porque o meu demora hora e meia a aquecer, mas o seu pode demorar mais ou menos, dependendo da potência e capacidade). Na minha casa usamos água quente nos dias úteis sempre a partir das 7h30, pelo que pomos o temporizador para ligar às 6h. Assim temos sempre água quente para os banhos da manhã e que só aqueceu 1 vez, em vez de passar o dia todo a aquecer e a esfriar. À noite a água ainda está morna. No verão ainda dá para mais 2 banhos, no inverno já só dá para ter água tépida. Pode aproveitar melhor a sua tarifa bi-horária se conseguir que o seu termoacumulador só ligue nas horas de vazio. Experimente! Um temporizador custa 3 euros.

    2 – Valerá a pena ter tarifa bi-horária? Confirme na sua fatura se o que gasta em período de ponta (mais caro que o normal) e vazio (mais barato que o normal) somadas e multiplicadas pelo preço normal são mais caras do que pagas em tarifa bi-horária. No nosso caso não compensa porque quem só tem eletricidade cozinha e usa o aquecimento da casa e da água à hora de ponta.

    3 – Valerá a pena ter uma potência tão elevada? Eu tenho 3,45 kVA com tudo elétrico. Por vezes esqueço-me, ligo tudo ao mesmo tempo e o disjuntor dispara, mas desligo qualquer coisa e re-ligo o disjuntor. Possivelmente terá 6,9 kVA. Poderá tentar baixar a sua potência e poupar 5 a 10 euros por mês.

    4 – Desligar tudo o que esteja em stand by, carregadores e coisas que não estejam a servir, assim como ter só lâmpadas economizadoras e led. Focos de halogénio e lâmpadas incandescentes, mesmo que reguláveis na intensidade de luz são muito consumidoras.

    5 – Secar a roupa com um desumidificador: colocar a roupa o mais centrifugada possível (nós 7 kg quase sempre centrifugados a 1200rpm) estendida numa divisão o mais pequena possível (no nosso caso uma varanda fechada de 2 m2) com um pequeno desumidificador normalíssimo. A roupa seca em 8 horas e o desumidificador gasta pouquíssimo comparativamente a uma máquina de secar.

    Em casa somos 2, friorentos com o aquecedor ligado no máximo pelo menos 2 horas por dia, com tudo elétrico e pagamos entre 35 (no verão) a 60 euros (no inverno) por mês. Não temos bi-horário nem máquina de secar, de resto tudo igual.

    Boa sorte!

  2. Bem…. os conselhos da Ana não podiam ser mais eficazes… ia deixar apenas uma notita referente ao Stand by, mas após aquele comentário, acho que não precisas de mais conselhos nenhuns, tá lá tudo!!

    Eu tenho uma moradia, e como tal vejo-me obrigda a ter corrente trifásica com uma potência superior à mais utilizada, que faz com que metade da factura seja só para isso… e pago cerca de 90€ tb…

    Por isso é mesmo como a Ana diz… há aí alguma coisa que não está bem….

    Se não conseguires descobrir sozinha, pede ajuda à DECO! Eles estão lá para isso!!

  3. A tarifa bi-horária encarece MUITO a factura. Também já tive e desisti quando recebi as primeiras facturas. O que recomendo é baixar a potência contratada até ao mínimo, e passar a usar os electrodomésticos um de cada vez (não lavar roupa e loiça ao mesmo tempo, por exemplo). Vai fazer uma enorme diferença.

    E calafetar as janelas, usar tapetes e cortinas, mantas, para manter a casa quente e não ser preciso usar tanto o aquecedor.

  4. Olá,

    Brilhantes as sugestões da Ana.

    Pratico todas elas e mais esta:
    – Acabei com as lâmpadas "economizadoras" em casa. Passo a explicar. As lâmpadas ditas "economizadoras", na realidade, gastam que se farta nos primeiros segundos em que são ligadas (facilmente encontra informação técnica na net sobre o seu consumo em "arranque" e em "continuo"). Por este motivo, apenas se devem usar quando o tempo de "aceso" seja de pelo menos 1 hora. Se for menos…adeus poupança.
    E quantas vezes acendemos uma lâmpada "economizadora" apenas por uns breves minutos…ou mesmo segundos !! Como disse, acabei com estas lâmpadas lá em casa (substitui todas por incandescentes "normais") e consegui poupar alguns euritos…que com o frio que está, estão bem é todos juntinhos na minha carteira…os euritos claro 🙂

  5. Acho que vou tentar seguir as sugestoes da Ana. Aqui em casa somos 4, também acordo à noite para por maquinas a trabalhar e a conta anda nos 90 euros. E aquecedor…nem vê-lo, rapamos um frio desgraçado. A EDP anda a exagerar…
    Beijinhos
    Claudia

  6. Acho que vou tentar seguir as sugestoes da Ana. Aqui em casa somos 4, também acordo à noite para por maquinas a trabalhar e a conta anda nos 90 euros. E aquecedor…nem vê-lo, rapamos um frio desgraçado. A EDP anda a exagerar…
    Beijinhos
    Claudia

  7. Os conselhos da ana são excelentes.

    O bi-horário não compensa sempre (deve analizar-se o consumo e convem também verificar se o relógio está certo).
    A potência contratada pode ser alta para o vosso caso (não é necessário ligar tudo ao mesmo tempo) e o valor diário é grande.
    Os aquecedores a óleo consomem muita energia (experiencia própria de quando o meu filho nasceu – nunca mais).
    A máquina de secar consome imensa energia. É preferível centrifugar bem, colocar no estendal 1 ou 2 dias e depois sim colocar na máquina só para terminar de secar. Assim não fica a cheirar a mofo que só acontece se a roupa estiver 1 semana no estendal sem secar. Aproveitar ao máximo o vento e o sol nos dias em que tal seja possível.
    Usar a máquina da loiça apenas quando estiver cheia e assim diminuir o numero de utilizações.
    No meu T1, eu com o meu filho gasto em média 20euros de electricidade + 20euros de gás por mês – banhos diários, máquina de roupa de 2 em 2 dias, refeições diárias com algum uso de forno, passar a ferro apenas o que é mesmo preciso (o resto sai do estendal dobro e arrumo), sem máquina loiça e sem máq. secar.
    Existem comportamentos que por vezes adoptamos sem nos apercebermos, mas que podem facilmente ser alterados. Eu alterei vários habitos que trazia do tempo em que não era eu a pagar as contas e não me custa nada.

    Boa sorte.

  8. Só há uma coisa a dizer, e que não foi ainda dita aqui: mais de metade da factura vai para taxas. Mesmo reduzindo o consumo para metade, no máximo a factura baixaria para 75 euros.
    E já é uma sorte não ter gás, pois lá seria mais outra factura com a mesma história de uns 50% em taxas fixas.

    Na sua maioria, os comentários que vejo aqui são sinceros e de boa vontade, mas não adiantam NADA ou quase nada. Ou até pioram — como o da despesa no arranque das lâmpadas económicas.

  9. Eu também tenho tudo a eletricidade em casa e somos dois num T2 e a conta ronda os 30-40€. Penso que a Ana disse tudo. A minha potência contratada também é de 3,45kVA e é mais que suficiente. Obviamente que tenho de gerir os eletrodomésticos… por exemplo, não posso ligar a máquina de lavar a roupa juntamente com o forno pois o disjuntor dispara. Mas dá perfeitamente para fazer essa gestão. Para além desta medida, só mesmo a de cortar tudo o que está a mais – usar apenas a energia realmente necessária. Se tiver em conta estes pontos, com certeza que a sua fatura irá baixar para além de que o ambiente agradece. Não esquecendo realmente que quase 50% da fatura são impostos do estado e aí, nada a fazer…

  10. Olá Catarina.
    Vivo em Dublin, cidade bem mais fria e humida que Lisboa e pago cerca de 80 euros de dois em dois meses (2 pessoas). Só temos eletricidade, nao temos gás.
    Tenho amigas que pagam 200.
    Como pago tao pouco?
    Nao ligo o aquecedor. Andamos de robe em casa. E temos um bom endredon. E esperamos 3 ou 4 dias que a roupa seque. Nao é confortavel, nao. Mas prefiro gastar o meu dinheiro noutras coisas 🙂
    Estas sao as minhas dicas!

  11. Acrescentando alguma coisa ao que já foi dito:
    1- Esses consumos parecem-me efectivamente excessivos para a sua casa/utilização.

    2- A opção pela conta certa não é a melhor na minha opinião, vale mais enviar a leitura nas datas certas sabendo que se vai pagar mais no inverno do que no verão mas evita-se surpresas nos acertos.

    3- A dica do termoacumulador é crucial, é um desperdício manter a água permanentemente quente quando se usa em apenas um ou dois periodos do dia. Não é difícil numa casa de família programar a utilização da água quente e isso também não impede que em circunstâncias particulares se ligue o termoacumulador fora dos horários definidos. Este processo de programar o termoacumulador requer algum ajuste até acertar com o horário necessário para o ter ligado mas compensa.

    3- Não sei que tipo de placa de fogão tem mas no caso de ser discos electricos tradicionais ou vitrocerâmica, aconselho vivamente a substituir por uma placa de indução uma vez que terá grande impacto nos consumos.

    4- É provável que a tarifa bi-horária compense mas é melhor confirmar. Para o efeito disponibilizo uma folha de cálculo simples:
    https://dl.dropbox.com/u/5428729/tarifas.xlsx
    Basta preencher umas células e fica logo a saber qual a tarifa mais barata.
    Em relação a isto ainda é de ponderar, dependendo da utilização, a tarifa tri-horária. Em relação à bi-horária, a tri-horária tem o mesmo preço no período de vazio mas depois durante o dia tem duas tarifas, uma mais cara e outra mais barata do que correspondente bi-horária. Isto permite criar períodos do dia "proibidos" e outros apenas desaconselhados (euquanto na bi-horária o dia é todo "semi-proíbido").

    5- Quanto à potência contratada, tudo depende de quão escravo do disjuntor se quer ser… 3,45 é bastante limitativo (não permite p.ex. uma fritadeira e um grelhador ao mesmo tempo) mas é uma opção. Na folha de cálculo também pode experimentar quanto poupava com a alteração da potência contratada. Existem opções intermédias entre os 6,9 e os 3,45.

    6- Por último, a máquina de secar é mesmo das piores coisas para usar regularmente… por isso não precisando de ser radical mas é de evitar cair no facilitismo de a usar.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *