como se explica a morte? como explicar a morte às crianças? quando o meu pai morreu senti-me uma criança mas já não era. nem tinha filhos a quem explicar o que tinha acontecido com o avô.
não tenho medo da minha morte. ou não penso muito nisso. mas tenho medo do confronto com a dor, não nego. e como explicamos a morte aos mais pequenos, aos que queremos poupar a tudo o que é mau?
fizeram-me esta pergunta e eu pensei um bocadinho sobre isso e deixo o resultado.
se ajudar de alguma forma a explicar a morte às crianças, ainda bem.
Bom dia. Eu infelizmente já tive de o fazer no ano anterior. A minha sogra, muito nova, com uma saúde de ferro e uma avó excecional. Infelizmente um cancro levou-a em 3 meses. Uma das maiores provações que nós como mães passamos, é esta comunicar a uma criança a doença e/ou a morte. Foi difícil demais para encontrar adjetivos que retratem exatamente o que passamos, ainda mais com uma filha de 11 anos e com uma ligação emocional muito forte com as avós. A minha formação é em Psicologia, mas tive de pesquisar, ler e encontrar uma forma de comunicar quer o processo de doença, quer a morte. Foi muito duro, ainda está a ser, mas a nossa filha viveu como todos nós o processo da doença e conviveu com a avó até ao último dia, fez parte da cerimónia fúnebre e despediu-se connosco da sua eterna e doce avó. Mas é das tarefas mais duras que temos como mães – não tenho dúvidas disso.
Pingback: explicar a morte às crianças. ou tentar. - Baby Blogs Portugal
Que tema duro… Por ser tão difícil é que sensibilidade e respeito são tão importantes. Escrevi sobre isso aqui também e convido à leitura: https://desenvolvida.wordpress.com/2018/06/10/as-criancas-e-a-morte/