tenho muitas saudades das férias com os meus pais. os dias todos iguais. reconfortantemente iguais. com a segurança que só a rotina nos dá. com o descanso que só a rotina nos dá. todos os dias o mesmo despertar. chegar à praia, por o chapéu e caminhar. os jogos que cartas que começavam exactamente depois do primeiro banho de mar enquanto saboreávamos as sandes de queijo e marmelada. o momento em que o meu pai dizia “vou andando”. os mergulhos com a minha mãe. brincar ao peixinho. regressar a casa. almoçar e a sesta dos meus pais. o meu momento de liberdade. ler livros e livros. muitos livros. regressar à praia até o sol desaparecer. jantar e dar uma volta. sempre a mesma volta. sempre o mesmo gelado. sempre os mesmos dias. calmos, reconfortantes e iguais. tenho tantas saudades.

[saudades]
[post escrito na Figueira da Foz. chegámos por aquele avenida, exactamente aquela onde me seguras na fotografia. e o coração apertou. custa-me sempre voltar à Figueira. dói-me tudo. cheira à serra que te guarda misturada com o mar que está sempre zangado. cheira a Emanha e a camarões pequeninos cozidos em sal e vendidos em comes de papel. exactamente naquele avenida.]
Nunca comentei no teu blog, mas estava a ler o texto, a olhar para a foto e a reviver as minhas próprias memórias. Enquanto lia, o post tinha cheiro e os corpos tinham o calor de um final de dia de praia. De repente veio-me à memória parte de uma infância e a Figueira da Foz. Só quando cheguei ao final, percebi… Era mesmo na Figueira da Foz, a infância que recordavas.
Compreendi tudo.
Beijinho
Pois é, a Figueira é linda!
Tb recordei a minha infancia e era quase tal e qual a tua. Tb tenho muitas saudades!
Buarcos, o Cabedelo, a Emanha, as Varinas, os Barcos, a Serra, Quiaios, e aquela praia que não acaba, vão sempre ser um lugar encantado!
É saber guardar esse lugar encantado no nosso coração, e visita-lo de tempos em tempos, em fotografias, lembranças, ou conversas… :*
Acho que tiveste o condão de despertar as memórias de todas(os). Como me diz um amigo: éramos felizes e não sabíamos.