nesta coisa de perder peso fala-se, muitas vezes, em motivação [ou falta dela]. eu eu acho que são decisões que se tomam, num determinado instante, em que, por um motivo quase insignificante, tudo passa a fazer sentido. ontem, enquanto corria, lembrei-me de mim com 15 anos: tinha 55 quilos, achava que era gorda. oh maravilhosa adolescência! fui-me deixando engordar e, quando cheguei aos 65 quilos sentia-me pessimamente. a minha ginecologista mandou-me emagrecer e eu assim fiz [devia ter 19 anos]. fiquei com 60/61 quilos e por ali andei até ser mãe. quando o G. tinha quase 3 anos eu estava, novamente. com 60/61 quilos [e este blog já existia, cheguei aqui num instante]. no momento em que fiquei desempregada achei que devia aprender a fazer tudo o que não sabia: tocar piano, costurar e cozinhar. comprei um piano, uma máquina de costura e várias formas para bolos. não me lembro de me sentir triste mas sei que estava perdida. cheguei muito rapidamente aos 70 quilos, mas não me importei. não me importei mesmo. engravidei do A. com 72 quilos, cheguei aos 90 quilos e sentia-me maravilhosa, esticada e cheia de luz. voltei para casa já com 79 quilos. amamentação e dois filhos fizeram-me chegar rapidamente aos 65 quilos, não estava magra mas sentia-me bem. voltei a engordar nas férias de Verão. no dia em que fui apresentar o livro à FNAC de Faro tiraram algumas fotos e eu lembro-me de ficar a olhar, envergonhada, muito incomodada. quando regressei de férias pesei-me e não vi o 7 por muito pouco. ver-me inchada em todas as fotos das férias e não querer vestir a roupa que vestia quando tinha 70 quilos fez-me pensar: já chega. a motivação é apenas essa: eu já não estou perdida como estava quando fiquei desempregada há quase 4 anos. comecei a dieta com 68 quilos. tenho 62,5 quilos. quero chegar aos 60/61 quilos e manter. ajuda muito não estar a fazer deita sozinha. ajuda ter decidido fazer exercício [e vou falar-vos mais sobre isso]. ajuda muito ter guardado as calças preferidas. ajuda muito olhar ao espelho e reconhecer-me. a motivação é essa: estar bem comigo. reconhecer-me.
[e eu reconheço-me com 60/61 quilos, rabo grande – se algum dia voltar a vestir o 40 mostro-vos, e completamente apaixonada por comida.]
Eu percebo-te lindamente pois desde o dia 17 de Junho que estou a fazer dieta e já perdi 24 kg. Só que agora vejo-me no abismo de não ter roupa de inverno nenhuma que me fique bem porque são praí uns 4 números acima do que eu visto actualmente. Mas doa 70kg para os 60 são só um pulinho e concerteza que vais conseguir! Realmente o que interessa sentirmo-nos bem e termos saúde para estar com as nossas crianças. Todo o meu aumento de peso aconteceu quando tive o M. e depois o S. e agora tive de por a coisa em sentido!
Eu percebo-te lindamente pois desde o dia 17 de Junho que estou a fazer dieta e já perdi 24 kg. Só que agora vejo-me no abismo de não ter roupa de inverno nenhuma que me fique bem porque são praí uns 4 números acima do que eu visto actualmente. Mas doa 70kg para os 60 são só um pulinho e concerteza que vais conseguir! Realmente o que interessa sentirmo-nos bem e termos saúde para estar com as nossas crianças. Todo o meu aumento de peso aconteceu quando tive o M. e depois o S. e agora tive de por a coisa em sentido!
Já me vieram dizer que estás elegantíssima <3
és linda, seja qual for o tamanho ou o peso na tua balança.
mede o teu peso pelo teu sorriso, a tua felicidade, o amor dos teus meninos e as amizades que te rodeiam.
gosto muito de ti <3
O peso é (muito) relativo. A forma como a roupa nos assenta, o que vemos ao espelho, a definição das nossas linhas (e curvas), a nossa energia, estes sim devem ser os fatores que nos orientam numa dieta/perda de peso/mudança de vida. E por tudo isso e mais algumas coisinhas, acho o exercício completamente imprescindível.:)
Força nisso! 😉
gLiTtEr
Bem essa é quase a historia da minha vida!!! É dificil manter, mas tenhamos força!!! Se eu consigo…(porque já tenho mais uns anos de avanço) também vai conseguir… Ah e estive consigo em Maio, dia 4 😉 e não achei nada mal, mesmo nada!!!
beijinho e força…
Como eu te percebo!
Com 15 anos tinha 47kg… Sim, 47kg!
Mas com o avançar da adolescência fui engordando até que, na faculdade e já na casa dos 20 anos, pesava 55kg. Achava que estava mal, mas não fui fazendo nada para combater isso.
Aos 27 anos abri, com o meu marido, uma empresa. Com o stress que uma coisa dessas gera, e como a ansiedade dá para me vingar à mesa, cheguei num instante aos 72kg! Sim, 72kg!
Resolvi fechar a boca, investir no exercício físico, e em 6 meses cheguei aos 63kg. Ainda não estava no ponto, mas já me sentia bem com o meu corpo.
E é nesta altura que engravido da Maria. E em nove meses de gestação, cheguei aos 85kg… Um disparate!
Nova luta! Olhar para as fotografias com a minha pipoca nos braços e não me reconhecer deixava-me triste!
Assim que deixei de amamentar, fechei a boca, e voltei ao exercício.
A Maria nasceu há 6 meses, e hoje estou com 66kg. Tenho o objectivo de chegar aos 60kg até a Maria completar 1 aninho, mas confesso que no fundo, no fundo, gostava mesmo era de voltar ao peso da faculdade 🙂
Vamos vendo como corre. Se ficar nos 60kg já me vou sentir vitoriosa.
Beijinhos
Eu juro, mas juro mesmo, que quando te vi ao vivo não percebi onde está esse peso todo. A sério que não. Olha-se para ti e não se vê excesso de peso. Não se vê mesmo.
Gostei imenso da forma como rematas o assunto: "A motivação é essa: estar bem comigo. Reconhecer-me."
Força para chegares aos 60/61 quilos 🙂
Muuaaah *
http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/
Eu também não percebo onde escondes os kilos, porque eu conheci-te antes de começares a dieta e achei-te perfeita. Mas lá está, importante é estares bem contigo.
E eu, que perdi 9kgs com a mesma dieta, sinto-me muito feliz por voltar a encontrar-me, e é das coisas que me enchem de orgulho quando penso no ano que passou: consegui chegar onde queria. Por isso força, e conta com mais umas gramas para depois experimentares todas as coisas deliciosas que foram enchendo a tua (e a nossa) wish list. Beijinho grande!
Força 🙂 espero que consigas atingir os teus objectivos!
Força 🙂 espero que consigas atingir os teus objectivos!
Olá Catarina!
Não costumo comentar, mas visito este teu cantinho regularmente e gosto muito de vir aqui! Obrigada, pelas tuas partilhas! 🙂
Hoje identifiquei-me muito com o que escreveste. Também eu, depois do verão, e depois de me sentir a roupa a querer rebentar, a olhar as fotografias e a não gostar do que via, decidi fazer dieta. Já lá vai 1 mês e tem corrido bem, ainda que não tenha sido fácil, porque para além de gostar de comer, também gosto muito de cozinhar! 🙂
Mas… a parte do exercício é que tem sido um problema. A minha preguiça ao exercício bloqueia-me a motivação de 'ginasticar'! Mas… hoje mesmo vou tentar começar!
Beijinhos,
Ana
Olá Catarina.
Não a conheço, mas devo dizer que já há algum tempo que a tenho achado com óptimo ar, mais leve, e mais fresco. Agora que vi o seu post, é capaz de estar explicado! 🙂 É engraçado porque ainda pensei que fosse só das fotografias, mas vi-a na Vendinha das Mães e continuei com a mesma impressão. Como vê, sentir-se bem, nota-se! Muitas felicidades e muita sorte!