bolas de Berlim

Fará sentido falar de bolas de Berlim apenas no Verão?

Em conversa, a preparar os temas para o programa Não Faz Sentido, o Ricardo Martins Pereira dizia que não faz sentido a história das bolas de Berlim e do Verão. É um facto: em cada três fotografias nas redes sociais uma tem alguém a comer bolas de Berlim com areia e mar como cenário.

Os números são também factuais, o negócio é lucrativo (apesar de fisicamente extenuante). Escrevo isto depois de gastar 14 euros em bolas de Berlim para a nossa enorme família de férias.

O negócio já mereceu até diversas diversificações de produto. Existem com creme, sem creme, com chocolate ou de alfarroba. Só ainda não fizeram uma versão sem açúcar para eu comer também).

Fará sentido falar tanto de bolas de berlim apenas no Verão?

Nada contra o negócio sazonal, antes pelo contrário. Apesar de reconhecer que há coisas que sabem melhor num determinado contexto. Comer um francesinha no Porto, uns couratos nas roulottes do estádio, pão do Rogil quando acordamos nas manhãs frescas da Costa Vicentina. E bolas de Berlim depois de mergulhos de mar. Por isso venho por este meio defender que existam vendedores com caixas cheias de massa frita e dourada, pelas ruas das cidades, o ano inteiro.

E criem o hastag #bolasdeberlimtodooano a bem da defesa do bolo e do negócio.

9 comentários em “Fará sentido falar de bolas de Berlim apenas no Verão?”

  1. Deves ter amigos muito gulosos porque nas redes sociaos que uso não vejo fotos nenhumas de bolas de berlim,, quanto mais na quantidade que mencionas…:)

  2. No norte não se comem bolas de berlim na praia 😛
    Eu, habituada desde sempre a faze férias a norte, sempre achei a ideia de comer um bolo frito, recheado de creme e coberto de açúcar no pico do verão completamente estranha (e um tanto ao quanto nojenta). Sempre imaginei que é coisa p dar uma dor de barriga nada simpática.
    Mas a verdade é que, quando tive oportunidade de experimentar uma "bola de berlim da praia"não resisti…
    Acho que se tornou uma tradição de verão, e que as pessoas comem por essa razão. Uma daquelas coisas que as pessoas fazem para se sentirem verdadeiramente de férias. Se houvesse todo o ano na cidade perdia o encanto associado às ferias, ao calor, ao dias compridos e felizes…

  3. Eu não fui habituada a comer bolas de berlim na praia e sempre ouvi gritar mais pela bolacha americana. Verdade seja dita, sempre que vejo alguém a comer bolas de berlim na praia faz-me uma certa confusão… Mas acredito que sejam apenas manias minhas porque nem gosto de bolas de berlim, seja onde for :p
    Já a minha irmã come bolas de berlim com creme e faz-me percorrer, seja qual for a estação, as pastelarias do sítio onde estivermos para procurar bolas de berlim com creme! Na praia diz que não gosta.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *