Apetece-lhe devorar tudo? O que se está realmente a passar?
FOME
O que acontece? O estômago está vazio e os níveis de açúcar em baixo por isso o corpo envia sinais intensos para se encontrar e ingerir comida.
Dica: Prepare uma refeição com o que será melhor combustível para o seu corpo e não apenas com o que lhe apetece no momento. Coma devagar, pouse os talheres com frequência, foque-se nos sabores, cheiro e aspeto visual da comida. Quanto mais ativar os seus sentidos mais saciado se vai sentir e com menos comida.
ZANGA
O que acontece? Zanga, stress e frustração constituem gatilhos para ativar os nossos instintos de defesa e agressão. Sem ninguém concreto para combater, o nosso cérebro impele-nos a conquistar (grandes quantidades de) comida e assim alcançar uma libertação química.
Dica: Mexa-se! Uma pequena caminhada/corrida, saltar à corda ou qualquer outro tipo de exercício físico é uma decisão melhor para dar resposta ao impulso de agressão do que comer em excesso. Outras alternativas: dançar, ouvir uma música ritmada de que gosta, tomar um duche, conversar com um amigo.
SOLIDÃO
O que acontece? A solidão e a desilusão são reais, mas mesmo a melhor comida de conforto não é um bom substituto de amizade e companheirismo e compensar com comida são irá aumentar o sentimento de isolamento e frustração.
Dica: Comunique com um amigo e recorde-se a si mesmo que tem pessoas que gostam de si e que se preocupam consigo. Se quiser estar sozinho, tenha um tempo de qualidade consigo mesmo: veja um filme, leia um livro, passeie por um jardim próximo.
CANSAÇO
O que acontece? Quando estamos com privação de sono, os químicos que regulam o apetite não funcionam bem e o nosso corpo pode tentar compensar a falta de energia pedindo por açúcar em quantidade.
Dica: Pode parecer óbvio mas a melhor estratégia para lidar com o cansaço é descansar! Um sono de qualidade e em quantidade suficiente é fundamental. As obrigações e tarefas pendentes podem ficar para o dia seguinte, quando o cansaço surge é essencial carregar baterias para que o dia seguinte seja mais produtivo.
![]() |
|
|
Pingback: Era uma vez uma princesa que não se achava princesa até se descobrir! - dias de uma princesa
Pingback: Quando comer saudável se torna obsessão [faça o teste] - dias de uma princesa