[sobre mama]

depois de ter dito o quanto gostei de ouvir o pediatra Mário Cordeiro, e gostei muito, depois de o ouvir a falar de amamentação, discordando totalmente, senti necessidade de repetir esta foto e dizer aquilo que sinto.

considerando, antes de tudo, que isto é um assunto intimo que cada mãe deve gerir como todos os outros, com o seu instinto e protegendo o bem estar do bebé mas também o seu. o leite materno é o melhor alimento do mundo. é perfeito em termos nutricionais, tem a temperatura ideal, e vem carregadinho de defesas fundamentais para o sistema imunitário do nosso filho. o leite materno é também pensado para repor o corpo da mãe, ajudando a que tudo fique como antes. o leite materno é o alimento suficiente e, repito, perfeito, até aos 6 meses. mas nisto dos meses, assim como há bebés que andam com 9 e outros já com 15 meses, sendo isso perfeitamente normal, há bebés que mostram curiosidade para provar novos alimentos antes dos 6 meses e outros que privilegiam o leite da mãe até quase ao um ano de idade. como o próprio Mário Cordeiro disse, somo em termos proporcionais, o mamífero com menor tempo de gestação. sabem quando qualquer mamífero come? quando anda. somos mamíferos, procuramos alimento quando o corpo está preparado para isso [falamos de crianças saudáveis, obviamente]. depois a mama será gerida pela mãe e pelo filho de acordo com o instinto da mãe, a vontade do filho e o bem estar dos dois.

 perguntam-me muitas vezes quando vou deixar de dar mama. não sei. quando um de nós quiser.

14 comentários em “[sobre mama]”

  1. Eu penso exactamente assim. O mais novo mamou até aos 26 meses. Toda a gente me perguntava quando é que "aquilo" ia acabar. E eu pensava isso mesmo: quando um de nós quiser. E foi mesmo assim. Aos 26 meses ele não quis mais. Pacífico!

  2. Nunca tinha comentado, mas hoje sou "obrigada" a fazê-lo, como eu a compreendo Catarina, o meu bebe fez no dia 24 de Abril 17 meses, e todas as noitinhas privamos do nosso momento, a AMAMENTAÇÃO…

  3. Olá e parabéns pelo post, a amamentação continua a ser um bicho de 7 cabeças para muitas mães.
    Não sei exactamente qual a opinião que refere do pediatra Mário Cordeiro mas ele tem acompanhado as minhas 3 filhas e se a amamentação da primeira correu muito mal (aliás foi uma das razões que me levou a recorrer a ele, já que a pediatra anterior achava que 3 semanas de mama era mais do que suficiente) a segunda e a terceira foram (a de 15 meses ainda é) amamentadas enquanto quiseram. A opinião que sempre partilhou nas nossas conversas é a de que a amamentação deve ser continuada enquanto mãe e filho quiserem, respeitando acima de tudo o bem estar dos dois. Eu concordo inteiramente. Os limites temporais que muitos pediatras resolvem indicar independentemente das diferenças entre as crianças parecem-me absurdos.

  4. E mais uma a defender 'enquanto um de nós quiser', ou enquanto nos sentirmos bem com isso…

    A minha mamou até aos 26 meses tb. Acordou um dia e não pediu aos berros como de costume "tê-looo mamaaaaa!". Aproveitei a deixa e pronto.

    Hoje acho que foi cedo, penso que ela tv precisasse até aos 3 aninhos… Isto pq 3 dias depois lembrou-se outra x da mama e eu desviei a conversa 😉

    Beijinhos da outra Catarina de Coimbra, que te espera ver este sábado 😀

  5. O primeiro mamou durante 1 ano, o mais novo (ainda tem 2 meses) mas pretendo que siga o mesmo caminho.
    Confesso que não sou apologista da mama depois do 1º ano, mas cada um faz como bem entender, desde que se sinta bem. 🙂

  6. Olá, Gostei muito deste post:)
    Sou mãe de 2 filhos, um não amamentado e outro que amamento há 32 meses, a minha forma de encarar è a mesma que a tua,"enquanto ambos quisermos",.
    Acredito que se deveria dar mais improtância à amamentação, devido aos beneficios mais do que comprovados cientificamente. Podemos todas mães amamentadoras dar o nosso contributo e falar sobre isso talcomo fizeste aqui.
    Eu faço trabalho voluntário mna minha zona de residência como Conselheira em Aleitamento Materno, e tem sido um trabalho com frutos bons. Obrigada pela partilha.

  7. Face ao tema, gostaria de dizer que o meu filho mamou até há um mês atrás, um dia antes de fazer 3 anos, e foi porque fiquei muito doente e tive de ser medicada. Desde essa altura, não voltou a pedir, mas de vez em quando vem ter comigo e diz: "Tenho saudades do teu leitinho…".
    Foram dois anos (porque até um ano todos acham aceitável amamentar) de espanto por parte daqueles que não compreendem, e de surpresa por parte dos que não acreditam. Uma coisa é certa: se não tivesse adoecido, ele ainda mamava hoje. Por mutuo acordo. Continuamos a ser indispensáveis um ao outro, contudo, vamos os dois ter sempre muitas saudades do meu leitinho pelos maravilhosos momentos a dois.

  8. Fotografia linda. Amamentar um filho é um privilégio maravilhoso, estou a reviver esta maravilha pela quarta vez e acho que é não há palavras que consigam descrever o que sinto quando olho o meu bebé nos olhos enquanto ele mama. Os sons, a mão que agarra o meu dedo. Quando um de nós quiser parece-me de facto o momento ideal. Por aqui estamos na fase de mamar sempre que um de nós se lembra :-). Gosto deste blog, se quiseres espreita o meu vivertodososdias

  9. Olá Catarina, é a primeira vez que comento e agora q andava para aqui a passear no seu blog deparei-me com este post que me tinha falhado.

    A minha filha tem um 1 ano e um 1mês e há cerca de 2 que deixei de amamentar (pq engravidei). Mas o que me que leva a comentar é a pergunta que lhe fazem(Faziam)… a mim tb estavam sempre a perguntar " quando vais deixar de dar de mamar?" e eu nunca percebi o porquê dessa pergunta… e tal como a Catarina respondeu, eu tb dizia " Não sei, um dia, qdo nenhuma das duas quiser.
    É tão bom dar de mamar!!!!

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *