[SNS]

quando tive o meu primeiro filho, num hospital público porque não me deixaram ficar no sams e ainda bem porque me custava parir onde o meu pai morreu, tinha uma pediatra em que não confiava, sete meses depois houve um susto gigante e pus-me à porta do melhor pediatra que conhecia e só saí de lá quando fui atendida. susto ultrapassado mantive o mesmo pediatra “para sempre”. os sustos eram resolvidos, dependendo da hora, no pediatra ou no HGO. foi ao HGO que cheguei quase despida com o G., muito pequenino, sem respirar. foi nesse hospital público, que o levaram enquanto me iam buscar um cobertor e me acalmaram as lágrimas quando tudo se resolveu. mudei de margem e habituei-me a ir ao meu centro de saúde. quando o A. nasceu, na MAC porque era o lugar até onde o táxi conseguia chegar, o meu pediatra estava de baixa, situação que, infelizmente, acabou por se repetir. no centro de saúde, pesava, media, via se estava tudo bem. gosto muito do meu centro de saúde. marco consulta de urgência, se for o caso, e sou extremamente bem atendida. tenho a certeza que a minha médica de família é mais nova que eu, mas é disponível, atenta e segura. os sustos, em horas menos fáceis, são resolvidos na Estefânia. nas duas vezes em que achei que ir ao privado era mais rápido, esperei mais e acabei por ir no dia seguinte ao meu centro de saúde ou ao hospital. acredito que o nosso Sistema Nacional de Saúde é das mais importantes e valiosas conquistas da construção democrática deste país. acredito, confio e dou um valor, incalculável, a quem nele trabalha. e era só isso, ou tão isso, um agradecimento nestes dias em que profissionais atentos que acalmam os medos de mãe.

[por cá, é só uma laringite na criatura pequena]  

9 comentários em “[SNS]”

  1. eu vivi em Baltar e o centro de saude onde ia era "um luxo", sempre com disponibilidade e era muito bem atendida.

    Agora que vivo perto de Viseu também vou ao centro de saude e aqui ainda tenho outra vantagem, como é um sitio pequeno toda a gente se conhece. Não podia estar melhor servida.

    E o baby nasceu no hospital publico e o atendiemnto de todo o pessoal medicos e enfermeiros não poderia ter sido melhor, principalmente para quem esteve à espera que o bebe nascesse quase durante 2 dias.

  2. Eu concordo com o que dizes, so tenho pena que o SNS nao seja igual para todos. Comeca por ser muito diferente para quem tenha ou nao medico de familia. E depois as minhas poucas passagens de urgencia sao pontuadas por negligencia medica e falta de recursos. Por isso, pela saude de todos la em casa, em quanto podermos vamos onde facam os exames necessarios. E como tenho seguro pago sempre menos no privado do que no SNS.

  3. Também já escrevi sobre o SNS, e o bem precioso que é. A minha médica de família é excelente, a USF idem, e o atendimento que tive no Hospital público, quando tive os meus filhos, foi ímpar!

  4. Raramente se vêm elogios a quem trabalha para a saúde dos outros, não se esqueçam que o SNS são PESSOAS que muitas vezes fazem das tripas coração para darem o seu melhor a troco de cada vez mais exigência e menos salário. Se toda a gente trabalhasse como os médicos e enfermeiros isto era um país melhor.

  5. Raramente se vêm elogios a quem trabalha para a saúde dos outros, não se esqueçam que o SNS são PESSOAS que muitas vezes fazem das tripas coração para darem o seu melhor a troco de cada vez mais exigência e menos salário. Se toda a gente trabalhasse como os médicos e enfermeiros isto era um país melhor.

  6. Concordo plenamente com o post em especial o último paragráfo!
    A minha Filha está entre nós hoje, e isso devo-o ás equipas médicas do HSJ e HSM, Hospitais públicos!

    Bem acham a todos os trabalhadores do SNS.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *