A viagem de ferry é linda. A comida é boa. Tudo à nossa volta é sereno e bonito. Passámos um fim de semana em Tróia e, apesar de não ser a primeira nem a segunda vez, admiro-me sempre por termos paraísos tão perto da cidade (a pouco mais de uma hora), onde há praia, onde há verde, onde há tempo para descanso e para passeios bons.
Apesar das viagens com Maria Luiza estarem incomparavelmente melhores (acho que nunca escrevi sobre isso mas vou escrever) é sempre preferível que as viagens sejam curtas quando o tempo que temos para descansar é pouco.
O que fiz em Tróia? Passeie nas Ruínas, na praia, vi golfinhos, comi bem e dormi bem, numa casa excelente.
Conheçam o roteiro de fim de semana que deixa fazer reset, recarregar baterias e voltar feliz à rotina normal dos dias.
Roteiro para aproveitar Tróia
Onde ficar?
Quando vamos para fora em família, gostamos mais de ficar em casas do que em hotéis por uma questão prática. Há cozinhas, há quartos, casas de banho e salas de estar, o que facilita muito a logística.
Em Tróia ficámos numa beach house do Tróia Resort, era uma vivenda de sonho (mas acredito que em termos de orçamento não seja acessível. No entanto há vários alojamentos modernos, bem decorados, completamente equipados, com estacionamento, distribuídos entre a praia, o lago, os campos de golfe e as dunas. Há moradias, vivendas e apartamentos, conforme o gosta da pessoa, o orçamento e, claro, o tamanho da família. Umas têm jardim, outras piscina, outras são duplex. Todas são maravilhosas, com vista para o mar ou não, mas inseridas assim num cenário de sonho.
O que fazer?
As Ruínas de Tróia
É paragem obrigatória. E foi o meu momento preferido porque adora ouvir histórias sobre História. E porque não fazia ideia que dava para ter uma noção tão real daquela vila, junto ao Sado e ao mar, com uma vista de sonho (os romanos eram espertos). Tenho que acrescentar porque as cosias boas também são para ser referidas que a recente aposta na divulgação destas ruínas e todo o trabalho que tem sido feito só é possível graças ao grupo Tróia Resort
As ruínas – ou a Pompeia de Setúbal – datam do século I d.C e por ali passaram milhares de pessoas ao longo dos séculos. São vestígios de outros tempos que sobreviveram a mais de dois mil anos de história. É impressionante pensar que por ali houve fábricas, termas, mausoléu, necrópele, típicas das cidades romanas. Vejam onde o peixe era salgado, para depois ser vendido por todo o império. Depois da visita aproveitem as atividades que por ali acontecem. Há festas de final de dia, noites para ver estrelas ou ainda a noite assombrada.
Fica o beijinho especial à arqueóloga Ana Patrícia que nos proporcionou uma manhã mágica.
Os golfinhos
Não deixem de fazer isto, sobretudo agora com o bom tempo. Os miúdos adoram e nós também. A empresa Vertigem Azul trata de tudo e leva-nos de barco, num veleiro catamaran, à descoberta dos golfinhos do Sado, com vista para o estuário do rio, Costa de Tróia e a linda praia da Arrábida. A atividade está disponível o ano todo.
Quem vai sem miúdos, pode aproveitar as Wine Sunset Party, onde há degustações de produtos da região, desde ostras, a queijo, tortas de Azeitão. Tudo acompanhado de música.
A praia
Sou apaixonada por praia. E há várias de que gosto muito. Mas acho que a Arrábida e Tróia até à Comporta são as minhas favoritas. Umas pela envolvente, outras por aquela sensação que a praia não acaba.
Em Tróia temos a (enorme) vantagem de poder ir a pé.
Onde comer?
El Cristo
Fica mesmo na Marina de Tróia e para mim é o melhor que lá está. Há sardinhas, ameijoas, caracóis, carne, muito marisco, tábuas de queijo, de enchidos e menus de almoço muito acessíveis com pratos do dia.
“A Escola” e “O Central”
Na ida ou no regresso, parem no A Escola, um restaurante em Setúbal. Deliciem-se com as entradas,, com o pão maravilhoso e com as sobremesas fantásticas. Num dos dias, jantem ou almocem na Comporta, no “O Central“. Curiosamente foi aqui que comi choco frito (e não em Setúbal, onde se recomenda muito) com o melhor arroz de tomate de sempre. Provei-o quando estava grávida da Maria Luiza!
E já que falamos de férias, vamos relembrar São Miguel?
Pingback: Tão perto e tão bom. Um fim de semana perfeito em Tróia - Baby Blogs Portugal
São sempre bem-vindos nas Ruínas Romanas de Troia! Um grande beijinho
Olá penso que te referes ao restaurante ” A escola” , em Alcácer do sal,😉