publicidade e informações da vida privada, informação

publicidade e informações da vida privada

recebi um comentário ao post anterior dizendo:” mais publicidade e informações da vida privada”. queria dar uma informação relevante à leitora em questão: a blogosfera faz-se disso. peço imensa desculpa se a incomoda mas isto é um diário onde há espaço para a divulgação de bens e serviços.

escrevo neste espaço há 11 anos. há quem leia, exactamente como a leitora em causa faz várias vezes. há quem goste e há quem não goste. eu não entendo quem perde tempo a ler o que não gosta mas isto é uma espaço aberto e essa liberdade existe. assim como eu posso apagar ou manter os comentários que recebo. por aqui nunca se falou de grande coisa para além da minha vida.

eu nem acho que tenha grande interesse mas habituei-me a este diário. melhor ainda, habituei-me ao carinho de quem me lê e aqui fiquei. são mais de 11 anos disto e, por mim, serão mais 11, pelo menos. a minha vida, em teoria, é sempre privada mas uma parte torna-se pública. é uma opção minha. o privado continua privado e o meu diário vai-se alimentado daquilo que eu quero “mostrar”. mas sempre que aqui voltar é isso que vai encontrar: informação da minha vida privada.

ao longo dos anos o número de leitores foi crescendo e algumas marcas pedem-me que fale daquilo que fazem ou vendem.  eu escrevo, é aquilo que faço da vida, não apenas aqui mas também. algumas pagam-me para isso, outras oferecem-me bens ou serviços para que experimente e outras tantas (infelizmente para mim são a maioria) eu consumo, pago, gosto e falo nisso.

 

Publicidade significa, genericamente, divulgar, tornar público um fato ou uma ideia. A palavra publicidade deriva do latim “publicus”, “público” em português.

no post em causa ninguém me pagou nada. sim, o bolo foi oferecido, a decoração foi oferecida [a comida paguei-a eu] e a aula também não foi paga. se me oferecer alguma coisa de que não gosto, mesmo que seja uma prenda, não falo nisso. devo essa honestidade a quem me lê. e vou mais longe – mesmo que o dinheiro me faça falta – não escrevo sobre nada com que não me identifique. devo isso às pessoas que vêm aqui todos os dias e que me dão força para continuar a escrever.

e porque é que me dei ao trabalho de responder a este comentário? até podia dizer que a culpa é das hormonas mas não. tenho um respeito imenso por quem perde parte do seu tempo com aquilo que escrevo. e, apesar de todos os defeitos )as gralhas, alguns erros, futilidades e até contradições) sou uma gaja honesta.

17 comentários em “publicidade e informações da vida privada”

  1. Carolina Melo

    É por isto é tudo mais que gosto de cá vir várias vezes ao dia ler-te. Que continues assim autêntica por mais 11 infinitos anos ❤
    Beijo enorme,
    Carolina Melo

  2. Clap clap clap
    Bravo Catarina!
    Ler-te não é perda de tempo, para mim são só ganhos… aprendizagem, inspiração, lufada de ar fresco, é um gosto! São tantos os anos q acompanho as tuas palavras, a tua vida q já não sei estar sem ir lendo e saber-te bem e feliz! É como se fosses uma “amiga” sem nos conhecermos, sei q não, mas é uma forma de expressão e acabamos (quem te lê) de por nos sentirmos teus amigos, pq quem te lê supostamente quer-te bem, eu pelo menos sou assim! Tenho q ler e pronto… não se explica, da mesma maneira q te habituaste a partilhar eu habituei-me a ler-te!
    Espero q continues sempre. Venham mais 11.
    Beijinho grande.
    Diana

  3. Este é o meu blogue preferido, mesmo por isso. Gosto da partilha e dos jactos de inspiração. E o facto de ser pessoal, torna-o único. É até um dos que menos faz publicidade: há blogues que escrevem todas a semanas, ou quase, sobre os mesmos produtos. Isso é que não.

  4. Gosto muito de a ouvir! Comecei por vê-la no programa da sic mulher, nao faz sentido. E agora leio-a assiduamente através do blog. Gosto da transparência com que escreve. Parabens. Beijinhos

  5. Post publicitários é das coisas que mais me aborrece nos blogs portugueses. Não pela publicidade em si, mas pela forma como são feitos: 1) de forma massificado: não é incomum ver-se no espaço de uma/duas semanas posts em diversos blogs portugueses sobre o mesmo produto, todos muito parecidos. 2) de forma encapotado. Mais uma vez, não é raro esses posts terem um tom falso de “ia a passear na rua e lembrei-me de vos falar deste produto fantástico que descobri por acaso no supermercado”.
    Compreendo que esta é a forma como os bloggers ganham a vida, mas fazer posts desta forma parece-me ligeiramente desoneste e sinceramente, irritante.
    Dito isto, este blog é a excepção boa (pelo menos entre os que leio regularmente). Os posts publicitários estão normalmente assinalados, e são feitos de forma honesta.
    Compreendo as pessoas que se aborrecem com os post publicitários (eu era fã incondicional de um determinado blog português e recentemente deixei de o visitar porque passou a ser 98% publicidade), até compreendo as que caem na tentação de fazer comentários sobre isso na caixa de comentarios (interpreto esses comentários como tentativas de convencer o autor a ser mais “autêntico”) mas neste caso esses comentários parecem-me francamente injustos, já que a Catarina lida de forma muito correta e elegante com a publicidade neste blog.

    1. concordo absolutamente com este comentário. Compreendo perfeitamente a publicidade nos blogs, o problema como a fazem é que é, no geral, muito pobrezinho e forçada.

      No caso deste blog que prima pela simplicidade e genuinidade a publicidade ainda não ganhou ao resto.

  6. Ola Catarina,

    É a primeira vez que comento, e decidi faze-lo porque tambem me impressiona o pessoal que lê coisas que não gosta e dá-se ao trabalho de fazer comentarios nada construtivos. Gostava, e isto sem qq tipo de provocacão, de estar ao lado de uma dessas (muitas) pessoas para ver o que faz o click de colocar comentario (ql é o trigger), porque acho fascinante. Àqueles que dizem que isto tudo e um negocio, precisam de receber uma chamada do Planeta Terra! Será que ficam tao indignados quando o youtube Ou Google lhes Poe publicidade à frente?

    Queria tambem dizer que descobri o blog por acaso, incrivelmente atraves das listas apoiantes a campanha eleitoral. Um blog da moda em que a autora se chega à frente em questões políticas? Acabei por ir ficando porque acho um blog de uma mulher real com tudo O que isso implica.

    Desejo-lhe tudo de bom com a Maria Luiza (se eu tivesse uma gaiata tb seria Maria e Luisa mas “Luisa Maria”, no entanto, quis a natureza que tivesse um G e um A :)… E nao, n ha cá terceiros porque sao uma ternura mas precisamos urgentemente de voltar a dormir!)

    Um beijinho

  7. Pingback: a fingir que sou um blog de moda * - dias de uma princesa

  8. Volto a agradecer ter-me cruzado contigo <3 és para sempre especial.
    É essa autenticidade! esse teu jeito que quem te lê já sabe teu. É o que mostras e o que sabes guardar.
    És quem me chamou maricas assim sem qualquer problema, e me fez sorrir, porque sou uma maricas pois! 😉 és uma bruta, e muitoo especial <3
    Este espaço é um blog, um diário…que exista publicidade…é tão natural. E de louvar é ainda que seja assim como a reproduzes – sempre fiel a ti.
    Beijo grd
    Joana

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *