Vida Saudável

Mais 6 dicas para reduzir o plástico e ajudar o Planeta

Dicas para reduzir o plástico, ser mais sustentável e ajudar o Planeta

Continuamos com o tema da semana passada e acreditem que este vai continuar a ser um assunto recorrente neste blogue, porque é mesmo urgente aumentar a consciencialização para este problema. Ainda com a ajuda do maravilhoso livro da Zero a Oito, “101 Formas de Reduzir o Plástico Todos os Dias”, deixo-vos seis dicas para reduzir o plástico, em várias esferas da vida: as dicas para reduzir o plástico começam em casa, mas também estão na rua. Sabem, por exemplo, o que é o plogging? Adianto-vos já: a prática de correr e de recolher o lixo que se encontra no caminho, em simultâneo. Para quem não é amigo das corridas: também o podem fazer a andar!

6 dicas para reduzir o plástico

Vivam as lojas de rua!

Se fores um fã das compras online, redescobre a alegria de ir a uma loja, para variar. Quando compras online, muitos distribuidores fornecem cada artigo num saco de plástico individual, o que significa que (apesar de, muito provavelmente, existir na loja uma pegada ecológica de embalagens de plástico) pouparás nas embalagens de plástico, ao ires à loja.

Brinquedos para os bichinhos

Procura brinquedos feitos de borracha natural, corda, lona e outros materiais semelhantes. Se não os conseguires encontrar na tua loja de animais local, então uma das empresas onde os podes comprar online é a Petfection, com sede nos EUA, que se orgulha de fabricar todo o tipo de produtos ecológicos para animais de estimação. Há diversas empresas que também fazem os seus brinquedos de materiais reciclados, como a Cycle Dog, que faz as suas bolas a partir de pneus reciclados de bicicleta.

Estima os teus óculos 3D

Hoje em dia, é tudo a 3D, não é? Por isso, assegura-te de que guardas e estimas os teus óculos 3D; não compres um par novo cada vez que vais ao cinema.

Mantém-te fiel aos teus fones

Os teus fones deviam ser os teus melhores amigos — trata bem deles e não precisarás de vários pares. Já reparaste que, quando recebes um telemóvel novo, a operadora, por vezes, é muito simpática e inclui um novo par? Recusa-o, se os teus fones antigos estiverem em bom estado. Também não cedas à tentação de fazer batota com os fones, durante as viagens de avião; recusa o par gratuito embrulhado em plástico, preferindo o teu velho e fiel par. Também existem fones ecológicos que utilizam plásticos recicláveis e materiais naturais: a House of Marley e a Lstn Sound são duas das marcas que podes experimentar.

Festas para crianças sem plástico

Quanto à comida, faz coisas que se possam comer facilmente com as mãos, para não teres de usar talheres de plástico. De qualquer forma, os miúdos preferem comer assim.

Evita doces e batatas fritas que venham em embalagens de plástico; em alternativa faz bolos/biscoitos ou dá de ganhar à tua pastelaria local. Quanto às decorações, não compres uma faixa ou emblemas de plástico. Faz os teus e, antes da festa, envolve as crianças nesta atividade divertida. Se não tiveres muito tempo, compra uma faixa em cartão que se pendure com fios, e não te deixes enganar por coisas cintilantes

ou brilhantes, a não ser que digam especificamente que não são de plástico. Quanto aos sacos da festa, arranja de papel ou compra sacos de compras de tecido liso, e deixa que sejam as próprias crianças a decorá-los com canetas que escrevem sobre tecido. Enche-os com o tipo de enfeites que as crianças gostam (idealmente, que não usem plástico).

Plog, plog, plog

Os escandinavos são pioneiros a lançar modas, e aqui estão eles novamente, com o plogging. Plogging é apanhar bocados de lixo, incluindo plástico, enquanto se está a praticar corrida na rua. Qualquer pedaço de lixo que não seja colocado num caixote ou na lixeira tende a ser arrastado para um cano ou um rio, o que significa que, em última análise, pode ir parar ao mar. Como já sabemos, há um país de plástico três vezes maior do que a França a flutuar no Oceano Pacífico, e não queremos que aumente. Por isso,

da próxima vez que saíres para fazer uma corrida rápida ou para dar um passeio e vires uma garrafa de plástico ou u

Em guardanapo de papel, sê a pessoa simpática que o deita no respetivo caixote do lixo.

E depois destas dicas para reduzir o plástico, relembremos outras seis.

Comentários (2)

  • Para apanhar lixo enquanto se corre, convém lembrar de levar luvas… O lixo não deve ser apanhado com as mãos. Mas, lá está, as luvas são de látex/borracha/plástico… Logo mais plástico 😞

    Responder
  • […] E agora algumas dicas para reduzir a utilização de plástico, neste post. […]

    Responder

Escrever um comentário