PubliPost

Todas as crianças merecem ouvir histórias

crianças surdas

Há 32 milhões de crianças surdas no mundo. O processo de aprender a ler para estes miúdos é ainda mais complexo do que para os outros, porque fica a faltar a parte em que podem transformar as silabas em sons, a ler alto. Aprender a ler é, para uma criança surda que já domine a língua gestual, exatamente como aprender outra língua. Estes miúdos precisam de ser estimulados pela visão e são necessárias ferramentas que permitam o desenvolvimento desta aprendizagem. Foi nisto que a Huawei se concentrou.

Todas as crianças merecem ouvir histórias. E todas as crianças merecem saber ler histórias. Por isso a marca de tecnologia lançou uma nova aplicação, em colaboração de associações da União Europeia do Surdos. A Story Sign e disponibiliza histórias de livros infantis traduzidas para a língua gestual, de modo a que consigam aprender a ler e escrever. 

Como é que funciona? Através de inteligência artificial desenvolvida pela Huawei. É  simples: a criança escolhe um dos livros na biblioteca da app e aponta a câmara do telemóvel para o livro, até que as palavras fiquem focadas. Depois, a Star, que é a avatar da aplicação, interpreta em linguagem gestual cada uma. Assim podemos forma de ajudar as crianças surdas a associarem as palavras e os gestos. No vídeo conseguem perceber como é que funciona.

Este é um dos motivos que me faz adorar esta marca: usa a inteligência artificial para que as pessoas possam ser mais felizes. A tecnologia é boa, basta saber utilizá-la.

A aplicação —  testada por várias famílias com crianças surdas que viajaram até à Lapónia, uma acção organizada pela marca de telemóveis — está disponível gratuitamente na App Store, em telemóveis com sistema operativo Android. Está otimizada para dez línguas gestuais diferentes: inglês, francês, alemão, italiano, espanhol, holandês, português, irlandês, flamengo belga e alemão-suíço. “Onde Está o Bolinha” é a primeira história disponível no Story Sign em português. Agora é importante que possa crescer na nossa língua gestual. E no futuro, graças à inteligência artificial possa ler qualquer livro em língua gestual.

E já que falamos em ler e escrever, ficam aqui sugestões de livros para crianças.

 

Comentários (3)

  • […] Todas as crianças merecem ouvir histórias. E todas as crianças merecem saber ler … Ver artigo completo no Blog […]

    Responder
  • Olá,
    Apenas uma correcção, a expressão correcta é língua gestual e não linguagem.
    Obrigada,
    Ana

    Responder
  • Olá Catarina,

    Que óptima iniciativa, gostei bastante da ideia! Vou tratar de arranjar um telemóvel como deve ser para poder ter a App.
    Sou surda e já trabalhei com crianças surdas (sou psicóloga Educacional), pelo que gostaria só, se me permitir, de fazer uma observação (sobretudo para a marca pois, a meu ver, é importante as marcas terem conhecimento e sensibilidade em relação às populações a quem se destinam): frequentemente, é usada a expressão “linguagem gestual” pelos media e, consequentemente. pela grande maioria da população (que não é surda). Contudo, o correto é dizer-se sempre língua gestual (da mesma forma que dizemos língua portuguesa e não linguagem portuguesa), uma vez que tem uma gramática própria e complexa, bem como expressões literárias diversas.
    Deixo-lhe o site da Associação Portuguesa de Surdos, se quiser espreitar e verificar: http://www.apsurdos.org.pt e também este artigo do público https://www.publico.pt/2017/11/14/p3/noticia/o-que-todos-deviamos-saber-sobre-lingua

    Parabéns pelo seu blog!

    Sara
    https://entrelacadamente.wordpress.com/

    Responder

Escrever um comentário