Maternidade

Maria Luiza adora o YouTube! Maria Luiza brinca?

adora o YouTube

É do conhecimento geral de qualquer pessoa que veja as nossa fotos no instagram: Maria Luiza adora o YouTube! Tem muitas vezes os olhos no ecrã quando é fotografada exactamente porque é a única altura em que está sossegada. Exactamente pelas fotografias que posto no instagram, muitas vezes recebo esta pergunta: a Maria Luiza brinca? A Maria Luiza brinca sozinha? A Maria luzia está sempre a ver vídeos?

Acredito profundamente na liberdade para as crianças explorarem aquilo que as rodeia. E quase sempre fazem-nos por curiosidade mas também por imitação. Em casa da avó está na horta, mexe na terra, finge que faz o almoço. Quando tem o Afonso gosta de o acompanhar nas suas brincadeiras. Nos dias em que ficamos as duas e eu tenho que trabalhar fica algum tempo a ver vídeos de músicas ou o Pocoyo, outro tanto no meu colo enquanto eu tento escrever e muito tempo a brincar. A alinhar carrinhos, a fazer uma espécie de puzzle, a deitar os “bebés”, a andar no cavalinho de madeira igual ao que eu tinha em menina, a fazer “comidas”, plasticinas, desenhos no papel e mais ainda fora dele. Maria Luiza brinca muito.Também acontece a Maria Luiza estar a ouvir músicas e a brincar.

A miúda é muito independente nas suas brincadeiras. Estamos quase sempre na mesma divisão mas quando começa a brincar no quarto fica lá sozinha e só depois ver ter comigo à sala.

O meu pensamento é sempre o mesmo: equilíbrio. É importante que saibam brincar (porque o desenvolvimento depende disso) mas também é normal que recorram a outros estímulos mais imediatos. Eu ficava a olhar para a TV Rural só para ver o Vasco Granja. O Gonçalo via e revia filmes no DVD. O tempo agora é do Youtube. faz parte (desde que os conteúdos sejam obviamente controlados).

Pode adorar o Youtube desde que isso signifique a normalidade de gostar de animação e músicas. Pode gostar de tudo desde que eu a veja a brincar (feliz).

 

ikea

(o ursinho maravilhoso é o FABLER BJÖRN do IKEA.)

 

 

Porque não é só a Maria Luiza que adora o Youtube leiam ou releiam miúdos na internet: 9 cuidados que os pais podem ter.

Comentários (1)

Escrever um comentário