Tendências

Armário Cápsula: metade do meu roupeiro fora

A Anita passou cá por casa para me ajudar numa segunda missão a favor do minimalismo: arrumar o meu armário e desfazer-me de tudo aquilo que já não visto. A tarefa exige alguma frieza, mas só no início. Chama-se a isto um armário cápsula. Não deve exceder as 30 peças de roupa. E para lá chegar, é preciso seguir algumas regras essenciais. Sem esta disciplina, não vamos lá.

Os 5 passos essenciais para um armário cápsula

 

1. Tirar tudo (mas mesmo tudo) o que está no roupeiro e colocar, por exemplo, em cima da cama.

2. Começar a analisar, peça por peça. O que fica vai para um monte. O que vai para outro. Podem ainda dividir aquilo que já não querem: para o lixo, para dar ou para vender.

3. Só devem guardar aquilo que usam, gostam e faz falta. Se ignorarem isto, a missão vai falhar.

4.  Peças com valor sentimental, mais caras ou que a achem MESMO que vão querer usar devem ir para uma caixa. Esta deve ser guardada, por exemplo, na arrecadação. Se durante um ano não se lembrarem ou pegarem nela, então é porque não faz falta. Lixo ou dar!

5. A ideia é que o armário cápsula siga a regra 333 – 33 peças para 3 meses (ou o número que fizer sentido para vocês). Depois dediquem-se a usar apenas estas 33 peças durante 3 meses – uma estação,
aproveitando ao máximo o vosso armário cápsula, encontrando sempre conjuntos diferentes e, de preferência, não vão às compras durante estes 3 meses!

Se tiverem dificuldades, chamem a Anita para este detox de armário. Ela mantém-vos na linha! E vão lá ver o blogue dela, cheio de dicas boas!

Comentários (3)

  • Ui. Que missão dificil… E, por exemplo, o que fazer em relação os vestidos e peças mais “chiques”?
    Obrigado.

    Responder
  • Descobri muito recentemente o conceito do armário cápsula através de um outro blog e estou bastante curiosa com este conceito (e que já descobri que também se pode aplicar ao roupeiro dos mais pequenos). Depois de ter sido mãe há quase dois anos e depois de algum tempo a olhar para o meu guarda-roupa e a ficar com o sentimento de que já não me identifico com muita da roupa que por lá nada, ando mesmo a precisar de um detox no meu armário e vou espreitar as dicas da Anita. Não sei se conseguirei já ter o meu próprio armário cápsula mas, pelo menos garantidamente, irei desfazer-me de algumas peças que por aqui andam ser serem usadas e que apenas ocupam espaço e tornam o armário pesado visualmente. Obrigada pelo post!

    Responder
  • […] estou muito longe de conseguir ter o desapego da Catarina Beato, do blog Dias de uma princesa, de conseguir deitar fora metade do roupeiro dela e de como consegui construir o seu armário cápsula com a ajuda da Anita do blog Look for a day. Ando com bastante vontade de destralhar o meu […]

    Responder

Escrever um comentário