Vida Saudável

benefícios da granola

benefícios da granola

A granola resulta da mistura de grãos. Podem ser sementes (chia e linhaça), diferentes tipos cereais (aveia, farelo, flocos de milho ou flocos de trigo), frutos oleoginosos (nozes e castanhas) e, frutos secos. Devido à sua composição variada, estamos perante um produto extremamente interessante. Tem alto teor de fibras, ómega-3, hidratos de carbono complexos, vitaminas e minerais. Hoje falamos dos benefícios da granola.

Uma das principais vantagens associada à ingestão da granola é o fornecimento de energia, sendo composta maioritariamente por fontes de hidratos de carbono de absorção lenta.

O alto teor de fibras na sua constituição ajuda no bom funcionamento intestinal. Para além disso, os cereais integrais, sementes e frutos secos, promovem uma sensação de saciedade mais duradoura. As sementes de linhaça, chia e nozes são muito ricas em ómega 3, que favorecem a atividade do coração e do cérebro.

Nos dias que correm, a granola está bastante acessível para venda, contudo, nem todas são ideais. Apesar dos benefícios indicados, a granola apresenta, muitas vezes mascarados, açúcares adicionados ou ingredientes artificiais, daí ser importante confirmar a lista de ingredientes no rótulo ou optar por fazer granola em casa. Para isso, basta misturar flocos de aveia, arroz ou milho, sementes variadas, alguns frutos secos e levar ao forno com sumo de laranja, mel ou óleo de côco e canela.

Em resumo, consuma granola, mas atente sempre para a qualidade e as quantidades consumidas e, no caso de não ser confecionada em casa, tome atenção aos ingredientes que a constituem. Escolha a granola com os ingredientes mais naturais e com menor adição de açúcar.

unnamed

Eunice Jorge, 2723N, Holmes Place Avenida

 

 

E depois de conhecerem todos os benefícios da granola, ficaram com vontade?

Contem-me como gostam de comer ganola. Com iogurte? Com fruta? Simples, directamente da embalagem? Até em saladas salgadas como topping?

Comentários (3)

  • […] post benefícios da granola [e a minha preferida] appeared first on dias de uma […]

    Responder
  • Olá Catarina!

    Sim, sou nova nestas andanças, mas a realidade é que já me acompanhas há muito tempo! Sei que deves estar sempre a mil, mas, tendo um tempinho, pedia-te que desses um olhinho no meu blog. Estou a mudar de vida desde Janeiro… E que mudança! Já lá vão 21 quilos… and counting! Deixo-te o link e um PS: descobri que adoro granola precisamente este ano! =D

    http://obiquinidourado.blogspot.pt/

    Um beijinho!

    Responder
  • Muito bom o teu artigo!
    Gosto bastante de granola mas tens mesmo razão quando dizes que muitas granolas não são tão saudáveis como aparentam ser. E acaba por se tornar uma moda perigosa… as granolas de supermercado muitas vezes levam quantidade e açúcar enormes e poucos cereais integrais. Ou seja, acabam por ser uma sobremesa disfarçada de comida saudável. Ler os ingredientes dos produtos que compramos é um habito que todos devíamos ter.

    Responder

Escrever um comentário