Dieta das Princesas

bronzeada todo o ano? saiba os alimentos que mantêm a pele dourada pelo sol

 As férias podem já ter acabado mas o bronze pode ficar. Ficam algumas dicas que vão ajudar a preservar esse tom de pele dourado.

1. Hidratar. A hidratação é fundamental para manter uma pele saudável, e pele seca significa desaparecimento do bronze num instante. Ponha um bom creme e beba líquidos ao longo dia: água, chás/infusões, água de coco ou sumos naturais ricos em betacaroteno, vitamina C e E e omega 3.

Aqui ficam alguma conjugações perfeitas:

– cenoura + laranja + linhaça + gérmen de trigo

– maçã + beterraba + cenoura + chia

– manga + laranja + gérmen de trigo + linhaça

– maçã + cenoura + espinafres ou agrião + chia

– melancia + espinafres + morangos + chia

2. Consumir mais alimentos ricos em betacaroteno. O betacaroteno ajuda na produção de melanina (pigmento responsável pela cor da pele), protege a pele contra os raios ultravioletas e é um antioxidante, ou seja, reduz a inflamação e protege a pele dos danos causados pelo sol.

As sugestões: cenoura, batata-doce, beterraba, abóbora, pimentos, papaia, manga e alguns vegetais de folha escura; couve, repolho, espinafre, nabo, folha de mostarda, agrião e brócolos.

Tenha atenção ao excesso de consumo destes alimentos. O betacaroteno em excesso no organismo deixa as palmas das mãos laranjas. Se lhe acontecer, basta parar de comer que desaparece nuns dias.

Também é importante ter atenção aos alimentos ricos em vitamina C, vitamina E e Ómega 3. Eles ajudam a nutrir e proteger a sua pele prolongando assim o seu bronze. Além disso, o omega 3 ajuda na absorção do betacaroteno.

E onde estão estas vitaminas?

Vitamina C – frutas cítricas como limão, laranja, kiwi, morango, laranja, pimentos, batatas e também nos alimentos de cor verde escuro.

Vitamina E – sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, sementes de girassol, óleos vegetais, gérmen de trigo, abacate, espargos, espinafres.

Ómega 3 – peixes gordos (atum, salmão, sardinha, arenque e cavala), algumas algas, chia e linhaça.

Se ainda vai fazer praia coma também alimentos ricos em licopeno, que protege a pele contra os raios ultravioletas, como o tomate, melancia, morango. O licopeno em alimentos cozinhados é melhor absorvido que nos não cozinhados. Por isso, por exemplo, faça sopa ou molho de tomate.

Pode também tomar suplementos alimentares, mas não se esqueça que não existe nenhum suplemento que substitua um bom alimento.

Vamos aproveitar o sol com cuidado e tratar bem desta cor bonita que o Verão nos dá.

 

Rita Boavida
Nutricionista

 

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