viver saudável

HPV testemunho nas caixas de comentários

o melhor de um blog é falar dos temas e receber os testemunhos que tornam estes post no reflexo da realidade. obrigada à Vanessa por esta partilha. a desejar que corra tudo muito bem.

 

Tenho 28 anos, e nunca tive problema algum de saúde, tive poucos homens na minha vida e os que tive sempre tive cuidado….. no entanto sem vergonha porque acho que este assunto e outros devem ser falados não se deve ter vergonha, pois falando deles e partilhando podemos ajudar outras pessoas.
Como estava a dizer tenho 28 anos e descobri com 26 anos num exame de rotina pois faço sempre todos os anos, apareceu alterações na parte do útero.
Foi quando marquei consulta de urgência, mandaram me repetir o exame papanicolau e a analise ao vírus também.
Foi quando foi me detado o virus HPV 16….. sinceramente com 26 anos com uma relação estável a pensar ser mãe, confesso que foi algo que me deixou muito triste. Pensei na altura porque? Porque eu? Sempre tive tantos cuidados com tudo porque me estaria acontecer aquilo.
Com tal ansiedade que tive engordei 15 kilos não foram os 50 mas…..
Desde dos 26 anos que tenho estado a ser seguida na CUF das Descobertas 3 em 3 meses, levei a vacina na altura, apesar de já não fazer nada ajuda a prevenir os outros vírus que existem como HPV 18. e outros.
3 em 3 meses é me feito uma colposcopia e biopsia e até hoje sempre deu CIN 1 portanto está controlado o que é bom se fosse CIN 2 ou Cin 3 ai sim seria grave mesmo, mas foi descoberto a tempo graças a deus.

Fiz agora já com 28 anos novamente a análise ao HPV e desapareceu 🙂 Fiquei tão feliz ele não desapareceu na realidade ele adormeceu…. porque pelo que sei muitas mulheres tem este vírus só que em muitas nunca é manifestado porque ele nunca se manifesta.

Espero agora na consulta de Novembro que agora já são 6 em 6 meses a colposcopia me digam que vão fazer e que já poderei engravidar.

Seria uma notícia que me iria deixar muito feliz.

Comentários (7)

  • Deixo a dica do cogumelo versicolor que se compra no celeiro e que há estudos que ajudam no combate ao HPV.beijinhos

    Responder
  • […] Tenho 28 anos, e nunca tive problema algum de saúde, tive poucos homens na minha vida e os que tive sempre tive cuidado….. no entanto sem vergonha porque acho que este assunto e outros devem ser falados não se deve ter vergonha, pois falando deles e partilhando podemos ajudar outras pessoas. Como estava a dizer tenho 28 anos e descobri com 26 anos num exame de … Ver artigo completo no Blog […]

    Responder
    • Fico feliz de ter partilhado o meu testemunho se alguem precisar e tiver duvidas disponha.🤗😍
      Grande beijinho com muito carinho para todas.

      Responder
  • Minha irmã descobriu que estava com HPV ano passado, e estava fazendo exames de rotina. Esse ano evolui para câncer de colo de útero e recentemente realizou uma cirurgia para retirada e avaliação, provavelmente terá que retirar o útero e fazer a quimioterapia.
    Aqui no Brasil o Ministério da Saúde tem feito campanha de vacinação nas meninas a partir de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14, e agora estendeu a vacinação para homens e mulheres até 26 anos. Câncer de colo de útero é a quarta doença que mais mata mulheres no Brasil e todo o cuidado é pouco. Claro que os exames preventivos auxilia e muito na descoberta precoce!
    Bjus

    Responder
  • Que coincidência! quando vi o seu post tinha já escrito nos meus rascunhos que no meu blog iria escrever sobre isso, pois eu também contraí o HPV, E sim é verdade o que diz uma sua leitora, ele não desaparece, adormece, e o meu está adormecido, e espero que nunca acorde, mas não penso nisso, quanto a ter filhos sim é complicado, pois quando perguntei à minha ginecologista foi-me dito isso, pode-se engravidar, pode-se ter filhos, a médica ou médico é que têm que estar informados desse problema caso se mude de ginecologista/obstetra.

    Responder
  • Infelizmente a campanha de vacinação em Portugal é só para as meninas. Quando os meninos é que são os portadores. A maioria dos pais com quem já falei sobre este assunto, nem sabe que os meninos também devem ser vacinados. Era fundamental que essa informação chegasse aos pais.

    Responder
  • Um testemunho tal e qual ao meu. Tenho 28 anos e foi me detectado HPV, grau CIN 3. Tive de ser operada, foi retirada a parte lesionada e onde descobri que tinha células cancerígenas. Contudo foi detectado e retirado a tempo e horas, caso contrário havia um problema maior. Agora sou acompanhada de 4 a 4 meses com citologia e colposcopia. Também engordei imenso com os nervos cerca de 10 kilos. Na altura também senti um vazio, o porquê que me estaria acontecer a mim… Confesso que não foi nada fácil. Mas com ajuda do meu maridão consegui levar o maldito vírus numa boa e com garra!

    Responder

Deixe um comentário