comer bem e ser feliz viver saudável

fazer panquecas (aqui fica a receita que uso. e é saudável!)

eu considero-me uma especialista em panquecas. não é de agora, das coisas saudáveis. sempre fui. o jeito que ma faltava para fazer pratos de faca e garfo compensava nas panquecas por isso só combinava lanches. agora chama-lhe brunch e parecia muito melhor.

as panquecas são versáteis e, cá e casa, possibilitam que o Afonso coma coisas saudáveis. é um desafio para o paladar dele e a prova que cada miúdo também determina a alimentação. porque se, com o Gonçalo, existia mais oferta de “porcaria” em casa, e ele sempre comeu peixe cozido, brócolos e fruta. já o Afonso, que me apanhou em fase mais que foca e determinada, chegava a pedir croquetes durante os sonhos.

voltemos às panquecas. são fáceis e rápidas. permitem fazer a massa e usar durante 2/3 dias ou fazer panquecas para vários dias e congelar.

 

a receita:

uma colher de sopa de farinha de panquecas – calma, já lá vamos!

um ovo,

uma colher de sopa de óleo de coco,

um bocadinho de leite vegetal se preferirem que fiquem mais finas (tipo 2 colheres de sopa de leite de espelta, aveia, arroz, coco e caju).

juntar tudo e mexer bem,

aquecer o oleo de coco e deixar a frigideira untada,

fazer panquecas pequenas para ter a certeza que as conseguimos virar sem estragar 🙂

 

o que é a farinha de panquecas?

inspirada na Joana Moura junto uma chávena de flocos de aveia, uma colher de sopa de linhaça, uma colher de sopa de chia e uma colher de sopa de farinha de amêndoa ou coco. tudo bem triturado e guardo num frasco!

 

 

 

Comentários (2)

  • […] as panquecas são versáteis e, cá e casa, possibilitam que o Afonso coma coisas saudáveis. é um desafio para o paladar dele e a prova que cada miúdo também determina a alimentação. porque se, com o Gonçalo, existia mais oferta de “porcaria” em casa, e ele sempre comeu peixe cozido, brócolos e fruta. já o Afonso, que me … Ver artigo completo no Blog […]

    Responder
  • Gosto muito do pratinho (a minha mãe tem uns iguais). E gosto ainda mais de panquecas e waffles, faço-as com farinha de arroz para ser sem glúten.

    Responder

Deixe um comentário