viver família viver mais com menos

O que levar na mala para uma semana de férias de verão?

quando temos miúdos deixamos de fazer apenas uma mala para as férias. temos de pensar naquilo que nos faz falta a nós, mulheres e mães, mas ainda temos de pensar – com mais força – naquilo que faz falta aos nossos filhos. no meu caso são 3. e, sejamos realistas, 3 é um número que exige uma gestão e organização tramadas – grande vénia a quem tem 4, 5 e por aí a adiante.

vamos assumir que nas férias não temos máquina de lavar roupa por perto! por isso a ideia é levar, maioritariamente, aquela que possa ser facilmente lavada à mão – tendo sempre uma opção extra, claro. quanto mais pequenas as peças, melhor. no caso da roupa de bebé isto torna-se mas fácil.

nota seguinte: não ir demasiado carregada, mas também não levar coisas a menos. esta é a parte difícil, mas com planeamento é possível. eu tenho uma lista. e partilho a preciosidade:

– 8 bodies – de manga curta ou mesmo sem manga, servem para tudo: para estar protegido na praia e mesmo para dormir. se acharem demasiado, sugiro então menos bodies e 3 pijamas frescos.

– 3 pijamas – para quem tem bebés e não gosta tanto de bodies como eu (a Maria Luiza dorme quase sempre assim) ou para quem tem miúdos mais pequenos que já vestem roupa com várias peças.

para os mais bebés os bodies são muito práticos. uns mais frescos, outros mais quentes, servem para dormir e para o próprio dia-a-dia.

– 8 t-shirts ou túnicas  – levo para a Maria Luiza e para os mais crescidos. as T-shirts são a roupa normal do dia-a-dia. é com ela que os miúdos vão brincar. são peças que se sujam muito e, por isso, convém levar uma quantidade grande, ainda que sejam fáceis de lavar. também são as peças chave para se protegerem do sol, na praia ou piscina.

– 4 tapa fraldas ou calções –  4 tapa fraldas para os bebés ou calções para os miúdos mais pequenos são suficientes para os 8 dias, porque podem repetir-se e há menos probabilidade de se sujarem.

– 4 calças ou leggings  – para ir jantar fora à noite, para os dias ou finais de tarde mais frios e ventosos. apesar de ser verão, também chove e faz frio.

– 4 casaquinhos leves ou sweat-shirts  – a lógica é a mesma: para os finais de tarde, dias e noites mais fresquinhas. é importante ter sempre opções para proteger do frio!

– 2 conjuntos especiais – vestidos, calças de ganga e camisa, o que vocês quiserem. para um jantar, evento especial [ou sessão de fotografias. porque não?].  nunca se sabe!

levar calças e casacos também é fundamental para os passeios à noite ou para os dias mais frios. t-shirts também não podem faltar!

– 8 pares de meia e 8 cuecas – não ocupa muito espaço na mala, são fáceis de lavar e temos opções para todos os dias da semana, ainda que no caso das cuecas possam ainda não usar, dependendo da idade.

– 2 pares de sapatos – para aqueles que já querem andar, como a Maria Luiza, nem vale a pena tentar porque tiram e atiram tudo. quando já são mais crescidos, além dos ténis, vale a pena levar uns chinelos.

– 2 fatos de banho – para os banhos na praia e piscina, embora eu nunca prescinda de adicionar uma t-shirt por cima.

– 2 chapéus – muito importante mesmo! é tão importante que eu, na verdade, levo três – tenho sempre medo de perder algum.

– 1 casaco quente – porque nunca se sabe e mais vale prevenir!

 

e é isto! com organização e planeamento levamos o essencial, não vamos carregadas e não nos falta nada! ajudou esta lista?

 

 

a foto maravilhosa de destaque é da Lia. 

SaveSave

SaveSave

Comentários (5)

  • Eu só tenho duas crianças! A mala dele 5min e está feita! Ela (9anos) feita em conjunto demora eternidades!! Pois é a malinha, o gancho a sandália… um horror!! Espera e verás como isso vai complicar!!😂😂😂 (às vezes tenho pena da Fernanda Velez, mas só às vezes!!😂😂😂)

    Responder
  • Eu só acrescentaria: um sling!
    Boas férias e bom descanso!

    Responder
  • […] vamos assumir que nas férias não temos máquina de lavar roupa por perto! por isso a ideia é levar, maioritariamente, aquela que possa ser facilmente lavada à … Ver artigo completo no Blog […]

    Responder
  • Tudo certo…

    E depois qd levamos tudo para eles e esquecemos do que nos faz falta a nós???

    Aconteceu-me estas férias…

    Tratei das malas de todos e faltou um casaco para mim… solução? Tive de comprar que estava tanto frio à noite ahahahahh

    Responder

Deixe um comentário